22/11/2023 – A 30ª Conferência da ONU Sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que acontecerá em novembro de 2025 em Belém, no Pará, será um evento estratégico para fortalecer a visão do Brasil no exterior como uma liderança no combate ao aquecimento global. Para debater a construção dessa imagem, a Embratur participou do debate da Comissão Temática de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável intitulado “Imagem e Reputação do Brasil: o contexto ambiental e a COP30”.
A Agência integrou a reunião ao lado da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e de outros representantes do governo federal e do setor privado. Na oportunidade, os integrantes conversaram com o pesquisador, consultor político e autor britânico Simon Anholt, especialista em marcas e imagens nacionais no cenário internacional.
Simon apresentou aos participantes os desafios da construção dessa imagem. De acordo com o estudioso, por exemplo, a visão que se tem dos países no cenário internacional não são produto de marketing e variam pouco com o passar dos anos. Além disso, tem a tendência de mudar em conjunto segundo o cenário global, com graus de pioras e melhoras aproximados, e estão ancoradas mais no que uma determinada nação tem a oferecer ao mundo do que em seus problemas domésticos.
Ele destacou que o Brasil é uma voz importante na luta contra as mudanças climáticas e deve aproveitar a COP, mas pontuou que, para isso, precisará se destacar em relação a outras nações, apresentando projetos e ações mais que discursos. Ele destacou que existe uma dificuldade política grande em comunicar para a população ao redor do planeta os riscos das mudanças climáticas, o que é outro ponto que o país pode trabalhar.
“Vemos as COPs como eventos separados. Esse é um dos problemas. Eu acredito que o desafio fundamental está na comunicação. Vivemos diante de uma catástrofe gigante. É preciso mostrar que o Brasil tem uma percepção séria sobre o problema e suas dimensões. Cerca de 30% da população do mundo não ouviu falar de mudanças climáticas”, alertou o especialista.
A Embratur
A sustentabilidade e a preservação do meio ambiente é uma das estratégias da Embratur na promoção do turismo internacional. É uma forma de garantir a proteção da fauna e da flora tornando esses destinos atrativos para o turista internacional. Diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Agência, Jaqueline Gil destacou, na reunião, que a construção dessa imagem deve ser feita de forma multissetorial e que a Embratur tem um papel importante no trabalho.
“Na Embratur, falamos da imagem do Brasil no exterior como exportador de serviços de turismo. É uma exportação em que o importador vem até o país fazer essa compra não só de serviços, mas de uma série de bens alinhados, como percepções relacionadas à cultura, à sustentabilidade e à vida”, disse.
Correspondente à realidade
Secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do MRE, o embaixador André Corrêa do Lago destacou a importância de a imagem construída ser correspondente à realidade. “Temos consciência, neste governo, que a imagem [do Brasil como liderança no combate às mudanças climáticas] tem que ser real. Temos que combater o desmatamento e acredito que seja a realidade desse governo. E temos que mostrar, também, o quanto a COP favorecerá a população de Belém. Trará resultados positivos para a capital do Pará e para a Amazônia”, afirmou.
Na mesma linha, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, lembrou que o país está entre os primeiros países a enfrentarem os efeitos mais duros das mudanças climáticas. “O Brasil precisa de encontrar uma narrativa que traduza o que está acontecendo aqui. A crise climática se agravou e nós estamos entre os países que sentem primeiro os efeitos. Temos combatido as mudanças, mas estamos enfrentando uma seca inesperada. Não sabemos como isso vai atrapalhar a agricultura, mas pode atrapalhar a soja, por exemplo, que precisa de água na plantação e de seca na colheita”, exemplificou.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.