CAPACITAÇÃO

Destino da Rota das Emoções, Parnaíba (PI) recebe o workshop Conexão Embratur

Capacitação de profissionais do trade turístico local cobre o roteiro turístico que une o Piauí aos vizinhos Ceará e Maranhão
Divulgação/Embratur
Encontro reuniu representantes de agências de viagem, receptivos, meios de hospedagem, atrativos e da UFDPar

23/11/2023 – Iniciativa que serviu para capacitar o trade turístico de Parnaíba, no Piauí, o workshop Conexão Embratur realizado na região, na manhã desta quarta-feira (22), também se tornou uma oportunidade para que empresários, trabalhadores e especialistas do setor trocassem contatos e experiências sobre a atuação no destino, que faz parte da Rota das Emoções. A situação foi comemorada pelo assessor de Experiências e Competitividade Internacional da Embratur, Mateus José Alves Pinto, logo após participar do encontro, promovido pela Agência e pelo Sebrae.

Entre os 25 participantes da capacitação estavam representantes de agências, receptivos, meios de hospedagem, atrativos e da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). “Foi muito interessante perceber que os participantes ansiavam por um encontro do trade turístico local, visto que muitas conexões foram feitas ao longo das dinâmicas do workshop”, destacou Mateus José.

“Além de qualificar os negócios, as experiências e o destino, o Conexão Embratur também foi pensado para ser este momento de troca entre os atores do turismo, que muitas vezes não conversam entre si por causa das rotinas de trabalho. A gente espera que muitas redes sejam formadas após a nossa apresentação”, completou o assessor da Embratur.

Entre os participantes estava Adriana Drica Monteiro, professora da UFDPar, que também trabalha no administrativo do Complexo Turístico e Cultural Porto das Barcas e no Museu do Mar, em Parnaíba. Ela destacou a importância de construir redes e formar parcerias no setor. “É muito importante a gente ter esse momento e criar redes e parcerias possíveis. O papel da Embratur é esse, de levar e trazer essa potencialidade de vender o nosso produto, nossos atrativos, o que temos de melhor dentro do nosso Brasil, e nosso Piauí não poderia ficar de fora”, afirmou.

Cobertura completa
O Conexão Embratur percorrerá as 27 unidades da federação, capacitando os trades turísticos mais diversos do país para apresentar o Brasil aos turistas internacionais. De acordo com o presidente da Agência, Marcelo Freixo, é um trabalho para construir um país mais sustentável, mais inclusivo e mais cultural. “É sobre você tornar esses destinos melhores para quem vive lá e, com isso, atrair mais turistas”, explicou.

Freixo lembrou, ainda, que a maioria dos empreendimentos do trade turístico brasileiro é formada por micro e pequenas empresas. “Esse trabalho, em parceria com o Sebrae, é fundamental para garantir a qualidade dos serviços que serão ofertados aos turistas estrangeiros e brasileiros. Nossa equipe também apresenta dados sobre os mercados estratégicos e as tendências mundiais. Ou seja, é um diálogo que ajuda a entender o perfil do nosso turista e nos permite investir de forma mais assertiva nas tomadas de decisões”, reforçou o presidente. 

O Conexão Embratur começou em julho e já visitou 16 estados. Já passaram pelo workshop, além do Piauí, representantes do trade turístico da Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Amapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Alagoas, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Tocantins e Ceará.