24/11/2023 – Em outubro deste ano, o Brasil recebeu quase 410 mil turistas internacionais. O número se equipara ao período pré-pandêmico, quando, em outubro de 2019, 413 mil estrangeiros entraram no país. Se comparado ao período de janeiro a outubro de 2022, a entrada de estrangeiros foi 74% maior em 2023, registrando 4,78 milhões de visitantes de outros países.
Segundo o presidente da Agência, a perspectiva é de que esse número se aproxime dos 6 milhões até o fim do ano. “A gente está em um momento muito positivo no setor do turismo. Certamente, vamos nos aproximar dos patamares históricos de pré-pandemia. Em relação a rendimentos, nós vamos terminar o ano provavelmente com um recorde histórico, De janeiro a setembro deste ano, os turistas internacionais injetaram mais de R$ 24,6 bilhões na nossa economia. Esses números só comprovam o potencial do turismo”, afirma Freixo.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressalta que as ações implantadas pelo governo para melhorar o ambiente interno do país estão atraindo mais estrangeiros. “Claramente temos melhoria no ambiente econômico, com alta na previsão do PIB e redução de juros; no social, com a garantia de direitos, como o bolsa família, e no compromisso com a sustentabilidade e meio-ambiente. Isso tudo impacta na imagem do Brasil lá fora. Temos muito a oferecer e o mundo está acordando para isso”, comemora Sabino.
Entre os principais visitantes estrangeiros que estiveram no Brasil em 2023 estão os argentinos, com 1,51 milhão; os americanos vêm em seguida com pouco mais de 483 mil visitantes; seguidos pelos chilenos e paraguaios, ambos com pouco mais de 311 mil turistas.
Dados do turismo
Desde o início de novembro, o Portal de Dados da Embratur conta com um novo painel com informações mais abrangentes sobre a entrada de turistas internacionais no país. São números coletados da plataforma ForwardKeys voltados para visitantes que chegam ao Brasil por via aérea. A nova ferramenta disponibiliza levantamentos, com filtros por estado, que informam a antecedência de compra de passagens, a motivação das viagens, o tempo de permanência, aeroporto que foi o portão de entrada e número de conexões até o destino final.
A plataforma digital ainda reúne dados atualizados sobre a entrada de turistas estrangeiros, a movimentação financeira dos visitantes no Brasil e a malha aérea internacional em nosso país. O painel tem reconhecimento internacional e também fornece informações para instituições como a Organização Mundial do Turismo (OMT), a World Travel & Tourism Council e países como Alemanha, Inglaterra, Portugal, República Dominicana e Tailândia.
Com o painel, a Embratur passa a fornecer informações para que os governos estaduais planejem campanhas mais eficientes de atração de turistas, além de os dados alimentarem o fomento de políticas da própria Agência para promover o Brasil no exterior.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.