CAPACITAÇÃO

Em Barreirinhas (MA), workshop do Conexão Embratur conclui jornada de capacitação na Rota das Emoções

Evento em parceria com o Sebrae prestou consultoria ao trade turístico do Maranhão e propiciou debate e novas ideias para potencializar o turismo internacional no estado
Divulgação/Embratur
Workshop em Barreirinhas, no Maranhão, reuniu 31 membros do trade local

24/11/2023 – De olho no fortalecimento do trade turístico e do turismo internacional na Rota das Emoções, que reúne destinos incríveis nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, a Embratur e o Sebrae reuniram empresários, trabalhadores, especialistas e lideranças do trade turístico maranhense em Barreirinhas (MA) no workshop Conexão Embratur da última quinta-feira (23). Com o tema “Guia para a Competitividade e Promoção Internacional do Turismo”, o evento reuniu 31 participantes.

Entre os presentes estavam representantes de agências de turismo, receptivos locais, hospedagens, da Secretaria municipal de Turismo de Barreirinhas, do IGR Delta Lençóis, de guias de turismo e consultores. Com o evento, a Embratur e o Sebrae cobriram uma parte significativa do trade turístico da Rota das Emoções, já que também ofereceu o curso para o setor em Parnaíba (PI), na quarta (22), e em Jericoacoara (CE), na segunda (20).

Sócio-administrador da Baluarte Pousada e Ecoturismo, que fica no município de Tutóia, Patric Pereira de Araújo considerou o workshop seguido de uma conversa com o trade “produtiva”. Segundo ele, a palestra trouxe novos direcionamentos para os empresários e trabalhadores da região e para a gestão pública. “Isso nos dá subsídio para planejar como queremos nos posicionar no turismo internacional. Foi super vantajoso e esperamos ter outros momentos como esse”, elogiou.

 Na mesma linha, a consultora credenciada ao Sebrae no polo Lençóis Maranhenses e Delta do Parnaíba, Adriana Flexa, afirmou que o evento ajudou o trade local a pensar “fora da caixa”. “São as conexões que a Embratur está fazendo que nos ajudam a sair de algumas caixinhas, em pensar na inteligência de dados e em como usar tudo isso para pensar no público internacional, que muitas vezes a gente almeja, mas precisa de alguma ajuda para alcançar”,  avaliou.

“O Sebrae já atua há muitos anos com acesso ao mercado, fazendo muito esse trabalho de formatar essas experiências, roteiros, e precisamos dar um passo a mais nesse processo”, acrescentou Adriana Flexa.

Norte e Nordeste
Assessor de Experiências e Competitividade Internacional da Embratur, Mateus José Alves Pinto destacou a força turística do Maranhão, que “combina quatro biomas e é a mistura do Nordeste com o Norte, o que resulta em diversidade”. “Por isso, qualificar as experiências turísticas do estado, por meio do nosso workshop, é contribuir para que mais estrangeiros tenham acesso a este destino autêntico e icônico. Encerramos o Conexão Embratur na Rota das Emoções com chave de ouro, já que Barreirinhas é porta de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses”, comemorou. 

O Conexão Embratur percorrerá as 27 unidades da federação capacitando os trades turísticos mais diversos do país para apresentar o Brasil aos turistas internacionais. De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a maioria dos empreendimentos do trade turístico brasileiro é formada por micro e pequenas empresas, que são alcançadas pelos workshops da Agência e do Sebrae.

“Esse trabalho, em parceria com o Sebrae, é fundamental para garantir a qualidade dos serviços que serão ofertados aos turistas estrangeiros e brasileiros. Nossa equipe também apresenta dados sobre os mercados estratégicos e as tendências mundiais. É um diálogo que ajuda a entender o perfil do nosso turista e nos permite investir de forma mais assertiva nas tomadas de decisões”, lembrou o presidente. 

O Conexão Embratur começou em julho e já visitou 17 estados. Passaram pelo workshop os trades turísticos da Bahia, de Minas Gerais, do Espírito Santo, de Amapá, de Goiás, do Mato Grosso do Sul, de Santa Catarina, de Alagoas, do Rio de Janeiro, do Paraná, do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco, de Tocantins, do Ceará, do Piauí e do Maranhão.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.