PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Operadores de turismo dos EUA participam de famtour para promover destinos de afroturismo e de natureza em Pernambuco

Grupo com sete norte-americanos esteve em Recife e Fernando de Noronha entre os dias 19 e 25 de novembro; iniciativa é uma parceria entre a Embratur e o Sebrae Nacional

Divulgação/Embratur
Terreiro foi um dos destinos afrocentrados no Recife visitados por operadores de turismo dos EUA

27/11/2023 – Sete operadores de turismo dos Estados Unidos estiveram em Recife e Fernando de Noronha, em Pernambuco, para uma famtour que integrou afroturismo e turismo de natureza. Organizada pela Embratur, em parceria com o Sebrae Nacional, a famtour permite que estes profissionais conheçam melhor os destinos que irão comercializar naquela que é a maior economia do mundo. De janeiro a setembro deste ano, pelo menos 5.249 turistas dos EUA viajaram para o estado nordestino, ficando em segundo lugar no ranking de emissões para o destino, atrás apenas da Argentina. 

Entre os dias 19 e 25 de novembro, os operadores norte-americanos Christopher John Collinsworth, da Avanti Dest-Portland; Jessica Johnson, da Black Travelers Network – Dallas; Roger Lord, do RDL Ultimate Travel; Cecilia Pineda, da Intrepid Travel; Jesse Guerra, do Astro Tours Inc; Josefina Grullon, do Picasso Travel e Hector Bryan Fonseca, da Over Sun Travel, visitaram destinos afrocentrados no Recife Antigo, como o Paço do Frevo, Marco Zero, terreiros e a Igreja Rosário dos Pretos, e também realizaram passeios de canoa, catamarãs, além de conhecerem as praias e a gastronomia de Noronha. 

O grupo foi acompanhado pela supervisora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Aline Karina, e pelo coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Agência, Leonardo Persi. 

Para a supervisora, uma famtour afrocentrada segue o alinhamento da Embratur, que é priorizar o afroturismo, valorizar a nossa ancestralidade e promover os destinos afrocentrados brasileiros internacionalmente.

“No mês da Consciência Negra, a Embratur fez algo incrível e inovador: a primeira famtour de afroturismo com operadores negros dos Estados Unidos que tiveram oportunidade de vivenciar a nossa cultura local, nossos equipamentos turísticos, visitações a terreiros com oficinas de confecções das fantasias do Carnaval de Pernambuco; conheceram o maracatu, as igrejas no Recife Antigo. Eles gostaram de se conectar com a nossa rica vivência cultural. Temos que lembrar que os Estados Unidos está no segundo lugar no ranking de países que mais emitem turistas para o Brasil, só perdendo para a Argentina. Essa iniciativa vem consolidar o afroturismo como um produto turístico importante para o nosso país”, avaliou. 

O operador de turismo Roger Nord, de Nova York, considerou a experiência importante para o fomento da cultura negra em todo o mundo. Ele já esteve no Brasil outras vezes, mas nunca havia feito afroturismo no país. Nord irá levar a vivência aos potentes turistas norte-americanos. 

“Eu estou aqui no Nordeste do Brasil e tenho que dizer que tem sido uma das viagens mais interessantes que já fiz. Eu já estive no Brasil cinco ou seis vezes e estou tão impressionado e maravilhado pela presença da cultura africana aqui. Tendo uma grande agência em Nova York, realmente acho que farei muito marketing, especificamente para os africanos nos Estados Unidos e no Caribe, fazer eles saberem o que está acontecendo aqui. As similaridades são tão óbvias e as ofertas são tão numerosas, e acho que será uma grande oportunidade para retornar para o Caribe e América, e fazer com que as pessoas saibam o que está acontecendo no Nordeste”, comentou Nord.

“Devo dizer que voltarei com muito mais conhecimento dessa experiência e eu sei que tem mais por vir. E eu posso voltar e compartilhar as experiências aqui, e destacar como a cultura africana aqui é viva e boa no Brasil. Precisamos vir e olhar as similaridades da diáspora africana”, complementou. 

Para a operadora de Dallas, Jessica Johnson, o afroturismo brasileiro será uma importante ferramenta a ser trabalhada por ela na América do Norte.

“Essa experiência é tão importante para mim. Isso porque muitos dos meus clientes são pessoas negras da América e que querem viajar o mundo e entender a história e cultura que estão nessa parte do mundo, na medida em que a diáspora africana, como um todo, é importante. Recife, essa experiência, tem sido incrível e tem nos ajudado a entender a história do mundo, assim como a história do povo negro, e como nos encaixamos no contexto geral atual”, afirmou. 

Turismo de Natureza
O coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Agência, Leonardo Persi, afirmou que os turistas que vêm dos Estados Unidos têm interesses que vão além dos destinos ‘sol e praia’, cultura e gastronomia brasileiros. Segundo Persi, os norte-americanos querem conhecer mais sobre o bioma, flora e fauna brasileiros e priorizam bastante destinos considerados sustentáveis. 

“O turismo de natureza é um dos segmentos mais buscados por turistas internacionais, especialmente pelos norte-americanos. E em Pernambuco, Fernando de Noronha é um modelo de operação segura do turismo de aventura e ecoturismo, tendo ainda como alguns dos atrativos principais suas praias e trilhas, algumas delas na área do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. O turismo responsável e a busca constante pela oferta de atividades sustentáveis é um modelo relevante para o Brasil que precisamos apresentar aos operadores. Esta famtour foi um marco para a Embratur, pois puderam conhecer experiências únicas neste ambiente que envolve conservação ambiental, história e cultura, além do respeito às comunidades locais”, observou Persi.

Promoção internacional
A famtour tem como objetivo apresentar para os operadores de viagens os destinos turísticos do Brasil, para que possam planejar roteiros e pacotes turísticos a fim de atrair os turistas estrangeiros para o país. Além disso, a iniciativa pretende ampliar o conhecimento dos estrangeiros sobre o Brasil, aproximar os operadores de turismo de parceiros locais, para que possam elaborar melhores roteiros para os clientes internacionais sobre o país.