01/12/2023 – Com três importantes biomas brasileiros e em terceiro lugar em extensão entre os estados do Brasil, o Mato Grosso é uma região estratégica para o turismo internacional no país. O estado pega o extremo sul da Amazônia, tem o Pantanal na região sul e, também, o Cerrado, que ocupa a maior porção do estado e é representado, principalmente, pela Chapada dos Guimarães, próxima à capital, Cuiabá.
De olho na profusão de destinos e na importância da sustentabilidade e proteção ao meio ambiente, o Conexão Embratur, parceria entre a Agência e o Sebrae, conversou com o trade turístico local nesta quarta-feira (29). O workshop reuniu 35 participantes entre representantes de agências de viagem, receptivos, hotéis, guias turísticos, consultores e professores e estudantes de turismo. Com o tema “Guia para a Competitividade e Promoção Internacional do Turismo”, o evento fortaleceu o trade turístico local e propiciou a troca de experiência entre os presentes.
Foi o que destacou a fundadora da pousada e eco lodge Jardim Amazônia, Raquel Zanchet, que pegou 300 quilômetros de estrada para participar do Conexão Embratur. Ela destacou a importância de reuniões do trade turístico do estado e o compartilhamento de ideias e boas práticas. “Senti pertencimento ao reencontrar parceiros que temos no Pantanal e na Chapada. É muito importante ter essa troca com o Sebrae e a Embratur para criar estratégias para um novo mercado que tem que acontecer”, avaliou.
De acordo com o supervisor da Gerência de Sustentabilidade e Ações Climáticas da Embratur, Cristiano Borges, a reunião contou com a participação de representantes dos três principais biomas mato-grossenses. “Foi um espaço de bastante interação, com pessoas que já eram muito experientes, que falaram sobre suas experiências e enriqueceram o Conexão Embratur”, disse.
A gerente da área de competitividade do Sebrae-MT, Denise Martins, destacou a proximidade do setor privado com o governo local e a experiência do grupo reunido como alguns dos pontos fortes do workshop. “Unimos empresários, operadoras, secretaria de estado e secretaria municipal, e conseguimos ter novas informações para melhorar a competitividade de toda a cadeia que envolve o turismo”, destacou.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.