CAPACITAÇÃO

Conexão Embratur reúne Amazônia, Cerrado e Pantanal em workshop no Mato Grosso

Capacitação contou com 35 participantes do trade turístico do terceiro maior estado brasileiro
Divulgação/Embratur
Workshop sobre “Guia para a Competitividade e Promoção Internacional do Turismo” contou com 35 participantes

01/12/2023 – Com três importantes biomas brasileiros e em terceiro lugar em extensão entre os estados do Brasil, o Mato Grosso é uma região estratégica para o turismo internacional no país. O estado pega o extremo sul da Amazônia, tem o Pantanal na região sul e, também, o Cerrado, que ocupa a maior porção do estado e é representado, principalmente, pela Chapada dos Guimarães, próxima à capital, Cuiabá.

De olho na profusão de destinos e na importância da sustentabilidade e proteção ao meio ambiente, o Conexão Embratur, parceria entre a Agência e o Sebrae, conversou com o trade turístico local nesta quarta-feira (29). O workshop reuniu 35 participantes entre representantes de agências de viagem, receptivos, hotéis, guias turísticos, consultores e professores e estudantes de turismo. Com o tema “Guia para a Competitividade e Promoção Internacional do Turismo”, o evento fortaleceu o trade turístico local e propiciou a troca de experiência entre os presentes.

 Foi o que destacou a fundadora da pousada e eco lodge Jardim Amazônia, Raquel Zanchet, que pegou 300 quilômetros de estrada para participar do Conexão Embratur. Ela destacou a importância de reuniões do trade turístico do estado e o compartilhamento de ideias e boas práticas. “Senti pertencimento ao reencontrar parceiros que temos no Pantanal e na Chapada. É muito importante ter essa troca com o Sebrae e a Embratur para criar estratégias para um novo mercado que tem que acontecer”, avaliou.

De acordo com o supervisor da Gerência de Sustentabilidade e Ações Climáticas da Embratur, Cristiano Borges, a reunião contou com a participação de representantes dos três principais biomas mato-grossenses. “Foi um espaço de bastante interação, com pessoas que já eram muito experientes, que falaram sobre suas experiências e enriqueceram o Conexão Embratur”, disse.

A gerente da área de competitividade do Sebrae-MT, Denise Martins, destacou a proximidade do setor privado com o governo local e a experiência do grupo reunido como alguns dos pontos fortes do workshop. “Unimos empresários, operadoras, secretaria de estado e secretaria municipal, e conseguimos ter novas informações para melhorar a competitividade de toda a cadeia que envolve o turismo”, destacou.