PROMOÇÃO INTERNACIONAL

ILTM 2023: Embratur irá mostrar diversidade dos destinos brasileiros na maior feira de turismo de luxo do mundo

Durante evento em Cannes, na França, Agência irá apostar também em experiências únicas na conquista de novos visitantes internacionais
Divulgação/Embratur
Costa brasileira conta com enorme quantidade de atrativos para turismo de luxo

04/12/23 – Entre os dias 4 e 7 de dezembro, a Embratur participará da Internacional Luxury Travel Market (ILTM), a maior feira de turismo de luxo do mundo, em Cannes, na França. Pela primeira vez, a Agência estará com o Stand Brasil, ao lado de seis coexpositores, para posicionar de vez o Brasil como destino de luxo internacionalmente. A participação na ITLM é fruto do acordo entre a Agência e a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), que pretende firmar o Brasil como destino competitivo e qualificado no mercado global. 

A ILTM irá reunir representantes de hotéis, operadores de receptivo e outros atores do trade. Segundo a coordenadora de Mercados Internacionais da Embratur, Carolina Stolf, a presença da Agência na feira é importante para posicionar, ainda mais, o país como destino de luxo, sobretudo pelos destinos diversos e experiências únicas. 

“O Brasil possui uma grande diversidade de atrativos altamente competitivos para este perfil de viajante mais experiente que busca vivenciar experiências autênticas, tem um tíquete médio alto e está preocupado em deixar um impacto positivo de seu consumo nas comunidades que visita”, comentou.

Além da oportunidade de negócios, de compartilhar experiências e de conhecer as tendências do mercado de luxo mundial, a Embratur terá, na programação da feira, o coffee tasting – momento em que os visitantes podem apreciar o sabor do café brasileiro. 

Em 2022, a ILTM reuniu mais de três mil profissionais de viagens de luxo de 77 países. 

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.