AUDIOVISUAL
Edital de Curtas-Metragens ‘Brasil com S’ da Embratur encerra às 18h desta quinta (7)
Projeto vai escolher cinco curtas de ficção que promovam destinos brasileiros, a culinária, a música e a diversidade em temas como afroturismo e LGBTQ+
07/12/2023 – Quem se atrasou para se inscrever no ‘Edital de Curtas-Metragens Brasil com S’, da Embratur, têm até as 18h desta quinta-feira (7) para tirar as dúvidas no nosso site e submeter sua proposta. A Agência vai apoiar cinco projetos de audiovisual que promovam o país como destino turístico internacional. As obras devem ter o formato de ficção, animação ou documentário. Cada projeto selecionado terá R$ 60 mil para a produção do curta, totalizando um investimento de R$ 300 mil.
A intenção é que, a partir de pessoas, histórias e locações, os curtas apresentem os destinos brasileiros, os roteiros turísticos, as experiências para turistas internacionais, as singularidades do Brasil, elementos como gastronomia, música, artesanato, patrimônios e tradições culturais, e que fale sobre sustentabilidade, turismo com diversidade (afroturismo, LGBTQ+, acessibilidade, equidade de gênero etc.), turismo de natureza, aventura, ecoturismo, turismo náutico, entre outros segmentos.
Os trabalhos irão passar por uma comissão julgadora constituída por representantes da Embratur e por especialistas nas áreas. Para o presidente da Agência, Marcelo Freixo, os destinos brasileiros e as experiências que o país oferece têm grande potencial para serem divulgados por meio do audiovisual. Freixo tem trabalhado na articulação para criação de uma film comission nacional a fim de fortalecer a imagem do Brasil no exterior por meio de filmes e séries produzidas em território nacional.
“É uma forma de incentivar a cultura, a gastronomia, os destinos e a música do país. Nós divulgamos o Brasil para os visitantes internacionais, mas é o nosso país que estamos fortalecendo. Essa é uma política que vai ganhar peso e relevância em nossa atuação, colocando nosso país no roteiro internacional das produções audiovisuais que tem a finalidade de fortalecer a imagem e o desejo por destinos brasileiros”, afirmou Freixo.
De acordo com a coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jacques, a meta do projeto é atrair potenciais turistas para o Brasil. “Vamos escolher cinco curta-metragens que serão financiados pela Embratur para promover o Brasil no mundo. Os turistas internacionais vão visitar locais e viver experiências que eles conheceram com os curtas e, em outros projetos, por filmes e séries, por exemplo. Além disso, estamos gerando emprego e renda nas locações e por meio do turismo”, disse.
Para se inscrever no ‘Edital de Curtas-Metragens Brasil com S’ acesse https://audiovisual.embratur.com.br/.
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