FEIRA

Em parceria com o governo federal, Embratur integra o Salão Nacional do Turismo

Encontro acontecerá de sexta-feira (15) a domingo (17), em Brasília, e vai reunir representantes do trade turístico das 27 unidades da federação com debates e apresentações artísticas
Divulgação/GDF
O Salão Nacional do Turismo 2023 é uma ação do Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Embratur e o Sesc

14/12/2023 – A Embratur irá participar do Salão Nacional do Turismo, que será realizado em Brasília (DF) entre sexta-feira (15) e domingo (17). O encontro tem a finalidade de contemplar a maior diversidade de destinos e atrativos turísticos que o Brasil possui, os quais serão apresentados pelos governos locais e pelas mais importantes empresas do trade turístico nacional, em diversos estandes distribuídos numa área de 25 mil m². Após 11 anos, o evento retorna ao calendário do turismo brasileiro em sua 7ª edição, e será realizado na Arena BRB Mané Garrincha, área central da capital federal.

O Salão é uma ação do Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Embratur e o Sesc. A programação do evento foi dividida em cinco grandes temas: Turismo de Natureza, Turismo Rural, Turismo de Sol e Praia, Turismo Cultural e Turismo de Tendências. De acordo com o ministro do Turismo, Celso Sabino, o retorno às atividades é “uma celebração da diversidade, inovação e autenticidade que caracterizam o turismo brasileiro”.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, “esse é um evento em que o Brasil se encontra e se reconhece, em sua diversidade de atrativos, de cultura, de culinária, de experiências que só podem ser vividas em nosso país.” “Para nós da Embratur, será uma oportunidade importante para que os destinos apresentem suas novidades e coloquem na prateleira para o público final, o potencial turista que vai ao salão, mas também para os operadores de turismo internacional, para a geração de novos negócios”, complementa.

Ainda de acordo com Freixo, a iniciativa deve impulsionar ainda mais o crescimento do turismo no Brasil. “Vamos fechar o ano com entrada recorde de dólares no país: a projeção é que entre em nosso país o correspondente a R$ 34 bilhões com o consumo do turista estrangeiro. E nunca é demais destacar que 98% da atividade turística do Brasil é de pequenas empresas, que geram 7 milhões de empregos em nosso país”, explica. “O turismo representa 8% do PIB e nos ajuda a construir um país com uma economia sustentável, que nos ajuda a conservar nosso meio ambiente e a fortalecer a nossa cultura”, acrescenta.

Agenda cheia
O Salão Nacional do Turismo terá atrações culturais representando as 27 unidades da federação, com a representatividade dos povos originários e a riqueza dos biomas brasileiros. Além dos estandes, a programação contará com oficinas de destinos turísticos, painel de sustentabilidade e ações climáticas e de turismos de negócios e eventos, apresentações culinárias típicas, e ainda encontros do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e do Conselho Nacional do Turismo (CNT).

O evento terá também mesas redondas com temas como turismo de base comunitária e enoturismo, por exemplo, e se apresentarão, ao fim de cada dia de salão, diversos artistas, com destaques para a dupla sertaneja Maiara e Maraísa, o grupo musical Sambô e a cantora Vanessa da Mata, que comandará a festa de encerramento do salão. Lembrando que, na noite de sábado (16), acontecerá a revelação dos vencedores do Prêmio Nacional do Turismo.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, reforça que o evento é uma oportunidade única de os visitantes conhecerem a diversidade natural, cultural, gastronômica e histórica do Brasil. “No Salão, reunimos o Brasil inteiro em um só lugar para apresentar os principais produtos turísticos ofertados pelas 27 Unidades da Federação brasileira. É um grande momento para o setor que, hoje, é o segundo maior gerador de empregos do país”, ressaltou.

Confira a participação da Embratur no Salão Nacional de Turismo:

Sexta-feira, dia 15 de dezembro

11h – Cerimônia de Abertura
Local: Palco SESC, na Arena BRB Mané Garrincha

14h às 15h – Painel Sustentabilidade e Ações Climáticas
Participação de Saulo Rodrigues, gerente de Sustentabilidade e Ações Climáticas da Embratur.
Local: Núcleo de Conhecimento, na Arena BRB Mané Garrincha.

16h às 17h – Painel sobre Turismo de Negócios e Eventos, com participação de Vaniza Schuler, gerente de MICE (Turismo de Negócio e Eventos) da Embratur.
Local: Núcleo de Conhecimento.


Sábado, dia 16 de dezembro

10h às 12h – Mesa Redonda sobre Turismo de Natureza, com participação de Leonardo Persi, coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur.
Local: Núcleo do Conhecimento, na Arena BRB Mané Garrincha

13h30 às 15h – Mesa Redonda sobre Turismo de Sol e Praia com a palestrante Carina Câmara, coordenadora de Novos Produtos da Embratur
Local: Núcleo do Conhecimento, na Arena BRB Mané Garrincha

17h às 19h – Prêmio Nacional do Turismo.
Local: Palco SESC, na Arena BRB Mané Garrincha

Domingo, dia 17 de dezembro

10h às 12h – Mesa Redonda sobre Turismo Rural, com a palestrante Rafaela Lehmann, supervisora de Turismo de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur.
Local: Núcleo do Conhecimento, na Arena BRB Mané Garrincha

13h30 às 16h – Mesa Redonda sobre Novas Tendências, com a palestrante Tânia Neres, coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Indígenas da Embratur.
Local: Núcleo do Conhecimento, na Arena BRB Mané Garrincha

16h às 18h – Mesa Redonda sobre Turismo Cultural, com a palestrante Ana Paula Jacques, coordenadora de Cultura e Gastronomia na Embratur.
Local: Núcleo do Conhecimento, na Arena BRB Mané Garrincha

A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na plataforma Sympla, ou clicando AQUI.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.