MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Salão do Turismo: Embratur enfatiza importância do turismo sustentável e responsável em painel

Gerente de Sustentabilidade e Ações Climáticas, Saulo Rodrigues, afirmou que é preciso”transformar todo o discurso sobre sustentabilidade em realidade”; evento acontece até o próximo dia 17 de dezembro, em Brasília
Sergio Dutti/Embratur
O gerente de Sustentabilidade e Ações Climáticas da Embratur, Saulo Rodrigues, abriu a programação do Núcleo do Conhecimento da sétima edição do Salão do Turismo

15/12/2023 – Com o painel “Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo Internacional”, o gerente de Sustentabilidade e Ações Climáticas da Embratur, Saulo Rodrigues, abriu a programação do Núcleo do Conhecimento da sétima edição do Salão do Turismo. Após 11 anos sem atividades, o evento acontece em Brasília, entre os dias 15 e 17 de dezembro. O encontro, realizado pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Embratur e o Sesc, tem a finalidade de contemplar a maior diversidade de destinos e atrativos turísticos que o Brasil possui, os quais serão apresentados pelos governos locais e pelas mais importantes empresas do trade turístico nacional, em diversos estandes. 

Para o painel, a Embratur levou um pouco das ações já realizadas pela Agência que, em 2023, priorizou ações voltadas à sustentabilidade e com um olhar mais atento às ações climáticas em seu planejamento. Critérios de sustentabilidade nas obras físicas da sede da Embratur, novo conceito da gestão e tratamento dos resíduos, estratégias ESG, a adoção de novas práticas em relação ao uso do plástico único nas atividades internas e a descarbonização de famtours e press trips foram algumas das medidas adotadas pela Embratur na nova gestão. 

No Salão do Turismo, o gerente de Sustentabilidade e Ações Climáticas, Saulo Rodrigues, afirmou que o tema é prioridade nas políticas públicas. “O nosso objetivo final é transformar todo o discurso sobre sustentabilidade em realidade. A sustentabilidade hoje é um atributo do desenvolvimento que surge na Rio 92. Desde então, todos perseguem e precisam pensar nisso como política pública, de sustentabilidade, ambiental, econômica, cultural e ultimamente, pelos eventos que resultaram em uma crise climática. 2023 foi o ano mais quente dos 120 mil anos e a grande causa é o aquecimento pelo efeito estufa. A crise climática está dominando o debate da sustentabilidade”, ressaltou.

No turismo, uma das metas da Embratur é descarbonizar definitivamente o setor por meio, por exemplo, das viagens de familiarização (famtour) e press trips com a intenção de promover o Brasil para o exterior. Priorizar um turismo sustentável, segundo Saulo Rodrigues, é uma meta da Embratur e do Mtur. 

“Embratur e Ministério do Turismo precisam caminhar juntos nessa pauta. Embora cada um tenha uma estratégia distinta da outra, são pautas absolutamente complementares. Não teremos sucesso atuando de forma isolada”, completou. 

Segundo a diretora do Departamento de Qualidade, Sustentabilidade e Ação Climática do Ministério do Turismo, Renata Sanches, um dos desafios do turismo sustentável e responsável é a capacitação, sobretudo para a realização da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que será em 2025, em Belém (PA).

“Temos um enorme desafio em capacitar tanto os turistas como os destinos. Para a COP 30, por exemplo, precisamos preencher diversos requisitos como conectividade de internet, adaptação e flexibilidade cultural, segurança; e para isso acontecer, precisamos de capacitação de pessoal”, reforçou. 

Além da capacitação, segundo Sanches, a conservação dos recursos naturais, a manutenção e a garantia de inclusão das comunidades locais são outros desafios de um turismo sustentável e responsável. 

Confira a participação da Embratur no Salão Nacional de Turismo:

A programação do Salão do Turismo, entre os dias 15 e 17 de dezembro, foi dividida em cinco grandes temas: Turismo de Natureza, Turismo Rural, Turismo de Sol e Praia, Turismo Cultural e Turismo de Tendências.

Sexta-feira, dia 15 de dezembro

11h – Cerimônia de Abertura
Local: Palco SESC, na Arena BRB Mané Garrincha

14h às 15h – Painel Sustentabilidade e Ações Climáticas
Palestrante
 Saulo Rodrigues, gerente de Sustentabilidade e Ações Climáticas da Embratur.
Local: Núcleo de Conhecimento, na Arena BRB Mané Garrincha.

16h às 17h – Painel sobre Turismo de Negócios e Eventos
Palestrante Vaniza Schuler, gerente de MICE (Turismo de Negócio e Eventos) da Embratur.
Local: Núcleo de Conhecimento.

Sábado, dia 16 de dezembro

10h às 12h – Mesa Redonda sobre Turismo de Natureza
Palestrante Leonardo Persi, coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur.
Local: Núcleo do Conhecimento, na Arena BRB Mané Garrincha

13h30 às 15h – Mesa Redonda sobre Turismo de Sol e Praia
Palestrante Carina Câmara, coordenadora de Novos Produtos da Embratur
Local: Núcleo do Conhecimento, na Arena BRB Mané Garrincha

17h às 19h – Prêmio Nacional do Turismo.
Local: Palco SESC, na Arena BRB Mané Garrincha

Domingo, dia 17 de dezembro

10h às 12h – Mesa Redonda sobre Turismo Rural
Palestrante Rafaela Lehmann, supervisora de Turismo de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur.
Local: Núcleo do Conhecimento, na Arena BRB Mané Garrincha

13h30 às 16h – Mesa Redonda sobre Novas Tendências
Palestrante Tânia Neres, coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Indígenas da Embratur.
Local: Núcleo do Conhecimento, na Arena BRB Mané Garrincha

16h às 18h – Mesa Redonda sobre Turismo Cultural
Palestrante Ana Paula Jacques, coordenadora de Cultura e Gastronomia na Embratur.
Local: Núcleo do Conhecimento, na Arena BRB Mané Garrincha

A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na plataforma Sympla

 

 

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.