SALÃO DO TURISMO

‘Turismo deve ser prioridade na geração de emprego e renda’, defende presidente da Embratur na abertura do Salão Nacional do Turismo

Ao lado do ministro do Turismo Celso Sabino e do presidente da Câmara Arthur Lira, Marcelo Freixo destacou importância do setor para a economia; evento também teve assinatura de Acordos de Cooperação Técnica da Agência com duas entidades
Renato Vaz/Embratur
Políticos e autoridades durante a cerimônia de abertura do Salão Nacional do Turismo, em Brasília

15/12/23 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou nesta sexta-feira (15) da abertura do Salão Nacional do Turismo, maior vitrine de experiências e roteiros do setor no Brasil, que ocorre até domingo na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF). Em seu discurso na cerimônia, que marcou a volta do evento após 12 anos, Freixo reforçou a importância de se dar prioridade ao setor turístico como medida estratégica para gerar mais emprego e renda no país.

“O turismo hoje corresponde a 8% do PIB. Com todas as limitações do pós-pandemia, o turismo gera hoje 7.9 milhões de empregos. Não é possível que a gente não tenha em cada cidade, na cabeça de cada parlamentar, a prioridade que deve ser dada ao turismo enquanto modelo fundamental de geração de emprego e renda com sustentabilidade”, declarou o presidente da Agência, que aproveitou a ocasião do Salão para assinar dois Acordos de Cooperação Técnica (ACTs): um com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) que visa promover e fortalecer o turismo de aventura e o ecoturismo brasileiro no mercado internacional, e o outro com o Coletivo Muda!, que prevê a promoção de produtos e experiências brasileiras de turismo responsável no mercado internacional. A assinatura dos ACTs ocorreu no lounge da Embratur, dentro do Salão do Turismo.

Entre as autoridades que participaram da abertura do Salão estava o presidente da Organização Mundial do Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili. Na noite anterior, Pololikashvili esteve com Freixo e Sabino no Rio de Janeiro para a inauguração do primeiro escritório da OMT para as Américas e Caribe. O espaço será usado por consultores brasileiros e estrangeiros para pensar nas melhores ações e políticas para impulsionar o turismo em toda a região, promovendo o desenvolvimento econômico e social dos países atendidos.

Salão democrático
Promovido pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Embratur, Secretaria de Turismo do Distrito Federal, Banco do Brasil, Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), SESC, SENAC e Sebrae, o evento reúne até domingo representações de todos as unidades federativas, que terão a chance de expor os diversos atrativos que compõem a oferta turística do país.

“Que este Salão do Turismo seja uma oportunidade de a gente buscar mais diálogo, mais entendimento, de fazer com as iniciativas de projetos de lei, de estruturação do turismo, possam nos trazer. (…) A gente está muito contente e animado com a realização do Salão, 12 anos depois, reunindo todo o trade nacional, as representações por estado, por cidade. O Salão dialoga com a oportunidade de a gente conhecer essa diversidade brasileira, e com isso a gente aproxima cultura, gastronomia, natureza, sol e praia e muitos outros destinos. No Salão, é hora de reunir tudo isso num lugar só”, destacou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, sobre o evento que tem entrada gratuita e deve reunir mais de 20 mil pessoas por dia.

O ministro Celso Sabino agradeceu a parceria dos diversos entes públicos e privados envolvidos na realização do Salão, incluindo a Embratur, e também destacou a importância do turismo na estratégia de gerar mais renda e emprego com sustentabilidade. “Ver o engajamento de todos os estados em trazer para a capital federal, que é um dos principais emissores de turistas domésticos, mostra que estamos no caminho certo para transformar o Brasil num dos maiores destinos turísticos do mundo. Vinte anos atrás, o presidente Lula já antevia o turismo como mola propulsora do desenvolvimento sustentável, gerador de riqueza, trabalho, renda e cidadania. Hoje é o setor que mais emprega no Brasil, depois apenas da construção civil, e é onde a maioria são mulheres, os postos são menos rotativos, e a qualidade de vida é melhor”, declarou o ministro.

O titular do MTur ainda citou outros números positivos do turismo, que ajudam a prever mais avanços no setor daqui pra frente. “Segundo a Confederação Nacional do Comércio, o turismo injetou mais de R$ 155 bilhões na economia brasileira este ano, sendo o maior valor de toda a série histórica. Cinco milhões de turistas estrangeiros vieram ao país e deixaram cerca de 30 bilhões de reais. Números que tendem a aumentar com a liderança do Brasil à frente do G20, grupo que reúne as maiores economias mundiais e com as quais teremos vários encontros aqui no país em 2024”, comentou Sabino.

Antes, em sua fala, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, havia destacado outro aspecto bastante positivo do desenvolvimento do setor, que é a capacidade de distribuir renda numa cadeia ultra diversificada. “Essa cadeia produtiva do turismo é democrática. Ela vai de um dono de hotel, que pode ser de luxo ou mais simples, à vendedora do acarajé, ao garçom do restaurante, ao motorista de uber, de táxi, ao ambulante do mate na areia da praia. Essa cadeia é democrática, ampla, então, a gente precisa olhar para esse Brasil com o olhar da sua memória, do Brasil que a gente quer ver, do turismo responsável”, comentou Freixo.

Programação
Com o objetivo de contemplar a maior diversidade de destinos e atrativos turísticos que o Brasil possui, os quais estão sendo apresentados pelos governos locais e pelas mais importantes empresas do trade turístico nacional, em diversos estandes distribuídos numa área de 25 mil m², o Salão Nacional do Turismo retorna em sua 7ª edição com uma programação dividida em cinco grandes temas: Turismo de Natureza, Turismo Rural, Turismo de Sol e Praia, Turismo Cultural e Turismo de Tendências.

O evento terá atrações culturais representando as 27 unidades da federação, com a representatividade dos povos originários e a riqueza dos biomas brasileiros. Além dos estandes, a programação contará com oficinas de destinos turísticos, painel de sustentabilidade e ações climáticas e de turismos de negócios e eventos, apresentações culinárias típicas, e ainda encontros do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e do Conselho Nacional do Turismo (CNT).

A programação também inclui a revelação dos vencedores do Prêmio Nacional do Turismo, mesas redondas com temas como turismo de base comunitária e enoturismo, por exemplo. Na parte de entretenimento, se apresentam, ao fim de cada dia de salão, diversos artistas, com destaques para a dupla sertaneja Maiara e Maraísa, o grupo musical Sambô e a cantora Vanessa da Mata.

Para retirar os ingressos do Salão, gratuitamente, basta acessar a plataforma Sympla clicando AQUI.

 

Confira também a participação da Embratur no Salão Nacional do Turismo:

Sexta-feira, dia 15 de dezembro

11h – Cerimônia de Abertura
Local: Palco SESC, na Arena BRB Mané Garrincha

14h às 15h – Painel Sustentabilidade e Ações Climáticas
Participação de Saulo Rodrigues, gerente de Sustentabilidade e Ações Climáticas da Embratur.
Local: Núcleo de Conhecimento, na Arena BRB Mané Garrincha.

16h às 17h – Painel sobre Turismo de Negócios e Eventos, com participação de Vaniza Schuler, gerente de MICE (Turismo de Negócio e Eventos) da Embratur.
Local: Núcleo de Conhecimento.


Sábado, dia 16 de dezembro

10h às 12h – Mesa Redonda sobre Turismo de Natureza, com participação de Leonardo Persi, coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur.
Local: Núcleo do Conhecimento, na Arena BRB Mané Garrincha

13h30 às 15h – Mesa Redonda sobre Turismo de Sol e Praia com a palestrante Carina Câmara, coordenadora de Novos Produtos da Embratur
Local: Núcleo do Conhecimento, na Arena BRB Mané Garrincha

17h às 19h – Prêmio Nacional do Turismo.
Local: Palco SESC, na Arena BRB Mané Garrincha

 

Domingo, dia 17 de dezembro

10h às 12h – Mesa Redonda sobre Turismo Rural, com a palestrante Rafaela Lehmann, supervisora de Turismo de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur.
Local: Núcleo do Conhecimento, na Arena BRB Mané Garrincha

13h30 às 16h – Mesa Redonda sobre Novas Tendências, com a palestrante Tânia Neres, coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Indígenas da Embratur.
Local: Núcleo do Conhecimento, na Arena BRB Mané Garrincha

16h às 18h – Mesa Redonda sobre Turismo Cultural, com a palestrante Ana Paula Jacques, coordenadora de Cultura e Gastronomia na Embratur.
Local: Núcleo do Conhecimento, na Arena BRB Mané Garrincha.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.