15/12/23 – Eleito pela Revista Forbes como o melhor país do mundo para se fazer ecoturismo, o Brasil deve ganhar ainda mais protagonismo no segmento nos próximos anos, através das parcerias firmadas pela Embratur, nesta sexta-feira (15), durante a abertura do Salão Nacional do Turismo, que acontece até domingo (17), em Brasília (DF).
O presidente da Agência, Marcelo Freixo, assinou dois Acordos de Cooperação Técnica (ACTs), um com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), que visa promover e fortalecer o turismo de aventura e o ecoturismo brasileiro no mercado internacional, e o outro com o Coletivo Muda!, Coletivo Brasileiro pelo Turismo Responsável, que prevê a promoção de produtos e experiências brasileiras de turismo responsável no exterior.
“A Embratur está se unindo a duas instituições que são importantíssimas no ecossistema do nosso turismo, e não tenho dúvidas de que essas parcerias vão render muitos frutos, melhorando e muito a promoção do nosso ecoturismo e do turismo de aventura lá fora, que são segmentos nos quais somos referência mundial, e aqui dentro, vamos criar um ambiente ainda mais saudável para o visitante estrangeiro vir e querer voltar sempre”, afirmou Freixo, logo após a assinatura dos documentos no lounge da Embratur, montado dentro do Salão Nacional do Turismo.
Ecoturismo e turismo de aventura
Presidente da Abeta – entidade civil sem fins lucrativos que reúne 120 instituições que atuam com Ecoturismo e Turismo de Aventura em 22 estados brasileiros -, Vinícius Viegas comemorou a assinatura do acordo, o qual permitirá que a Embratur e a associação compartilhem ações e programações voltadas à promoção e apoio à comercialização do segmento turístico junto a operadores estrangeiros em mercados considerados estratégicos, com maior potencial de atrair visitantes para conhecer nossas belezas naturais.
“Esse acordo de cooperação é de suma importância. A partir de agora, a gente vai estar trabalhando em conjunto com a Embratur no auxílio à promoção dos destinos de turismo de natureza do Brasil e nas atividades de ecoturismo de aventura que acontecem aqui no país, pra que elas aconteçam com qualidade, segurança, sustentabilidade, dentro das leis gerais do turismo e dentro das normas técnicas vigentes do segmento. A gente está muito feliz pela possibilidade de estar trabalhando em conjunto e ajudar a transformar o Brasil, cada vez mais, em referência no ecoturismo e turismo de aventura”, afirmou Viegas, que acredita no potencial do Brasil para desenvolver o segmento como nenhum outro país.
“A gente tem muito que executar e promover, para que a gente possa trazer cada vez mais turistas para o país”, concluiu ele, citando as mais de 30 atividades de ecoturismo e turismo de aventura que os afiliados da Abeta já disponibilizam para os mercados interno e externo.
Atualmente, alguns membros da Abeta participam de eventos internacionais para promover suas experiências, e é para potencializar ainda mais essa relação que a Embratur entra no circuito, promovendo mais atores na vitrine internacional, ajudando no contato com os operadores estrangeiros e, também, mostrando o que podem fazer para tornar sua atividade mais atrativa lá fora, melhorando processos ou aprimorando experiências.
Turismo responsável
Representante do Coletivo Muda! no Conselho Nacional de Turismo, a turismóloga e historiadora Solange Barbosa também celebrou a parceria com a Embratur e demonstrou entusiasmo com o que está por vir. “Esse acordo é muito importante porque os associados do Coletivo Muda! têm todos, na sua origem e na dimensão do seu trabalho, a responsabilidade no turismo e a sustentabilidade. Então, firmar um acordo desse tipo com a Embratur confirma o nosso direcionamento e nos leva a querer trabalhar cada vez mais, e atuar com responsabilidade pelo turismo nesse país”, declarou Solange, que também é CEO do pioneiro projeto Rota da Liberdade, que promove o Afroturismo desde 2004.
Atualmente, o Coletivo Muda! conta 34 associados, mas se depender da empresária Tatiana Paixão, serão muito mais a partir do novo acordo. “Estamos crescendo e vamos crescer cada vez mais”, declarou a proprietária da Pousada Casa de Paixão, em Caraíva, no litoral sul baiano, que também representa no coletivo a Aldeia Indígena Pataxó Porto do Boi. “O nosso coletivo inclui empresários, agências, operadores nacionais e internacionais, comunicadores, e também há membros de comunidades quilombolas e indígenas, afroturismo e a galera da diversidade que trabalha com o turismo”, explica Solange, também presente na assinatura.
Outra associada que participou da formalização do acordo foi Ana Duék, diretora do Viajar Verde e responsável pela comunicação do Muda!. Ela também mostrou entusiasmo em relação à parceria. “A nossa expectativa é que cada vez mais todo o setor de turismo abrace essa questão, essa pauta do turismo responsável e sustentável. Desde a grande empresa, como uma companhia aérea, até o guia de turismo, a ideia é que todo mundo entre nessa causa, porque realmente a gente está vendo que são questões urgentes que a gente precisa resolver em nome de um turismo responsável, mais consciente”, afirmou.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.