17/12/2023 – A Embratur apresentou, neste domingo (17), as estratégias de promoção do Turismo Rural, no Salão Nacional do Turismo, em Brasília. A sétima edição do evento, que termina nesta noite, tem a finalidade de contemplar a maior diversidade de destinos e atrativos turísticos que o Brasil possui, os quais serão apresentados pelos governos locais e pelas mais importantes empresas do trade turístico nacional, em diversos estandes. O encontro é realizado pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Embratur e o Sesc.
A supervisora de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur, Rafaela Lehmann, apresentou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Agência aos participantes do painel, e explicou que o turismo rural está representado em todos os biomas brasileiros.
“Essas atividades desenvolvidas, em sua maior parte no campo, ao ar livre e na natureza, estão inseridas em todos os nossos biomas. Somos um país muito diverso, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural brasileiro e natural das nossas comunidades”, ressaltou.
Lehmann trouxe à mesa redonda sobre turismo rural, informação da Pesquisa Sprint Dados, de junho de 2023, que revela que a principal motivação do visitante desse segmento é o contato com a natureza.
“O levantamento da Sprint Dados mostra que 68% dos turistas desse segmento procuram o contato com a natureza, e isso foi impactado pelo período da pandemia. O gosto pelo ambiente rural, pelo conforto e simplicidade vieram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. É interessante observar também que o turista que opta por esse segmento está interessado em soluções sustentáveis”, analisou.
Ela afirmou ainda que as estratégias da Embratur para o turismo rural priorizam ações com duplo protagonismo. “É importante pensar no turismo não só para os turistas, mas dar o protagonismo às comunidades locais, que recebem esses visitantes e que geram emprego e renda a seus atores. Estamos investindo em um turismo responsável, sustentável, mais inclusivo, mais diverso e mais resiliente para atrair mais visitantes internaiconais”, completou a gestora.
Governança local
Para melhorar a experiência dos visitantes internacionais nos destinos brasileiros, sobretudo no segmento rural, é importante que os municípios estejam preparados e capacitados. A informação foi dada pela responsável técnica em turismo da Confederação Nacional dos Municípios, Marta Feitosa, durante o debate na manhã deste domingo (17), no Salão Nacional do Turismo.
Segundo ela, quase 80% dos turistas nesse segmento procuram o interior do país. A estratégia para melhorar e aumentar o trânsito nessa categoria é o investimento.
“Temos 74% dos turistas que buscam por esse segmento e procuram o interior do país. Somos quase quatro milhões de estabelecimentos rurais, mas só 23% de produção agrícola.Temos que investir nesse potencial que se reverte em turismo de experiências, turismo sustentável, turismo rural. O papel do turismo rural no desenvolvimento sustentável é gigantesco em conservação ambiental, desenvolvimento econômico e social, geração de emprego e renda, preservação cultural, além da permanência dos agricultores no território. O papel dos municípios é exatamente esse: preparar o ambiente e a governança local para que o empreendimento dê certo”, completou.