17/12/2023 – O ano está acabando e, mesmo diante da expectativa sobre os desafios para 2024, é importante entender e mostrar como e quanto já avançamos, após um ano de muito trabalho e realizações. Foi com esse viés que a coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jacques, conduziu a sua palestra durante uma mesa redonda sobre turismo cultural, neste domingo (17), último dia do Salão Nacional do Turismo, que voltou a ser realizado após 12 anos, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF).
A coordenadora mostrou como a nova gestão da Embratur, iniciada em 2023, implantou uma forma de atuação mais inclusiva, dando mais visibilidade, por exemplo, ao turismo de base comunitária com experiências gastronômicas, à valorização do patrimônio histórico, ao afroturismo, o turismo étnico e o LGBTQ+, sempre com o viés da sustentabilidade.
“A gente tem uma nova gestão com mais foco em sustentabilidade, em inovação. Com foco em dados e inteligência de mercado, em diversidade. E a nossa missão foi colocar todos esses elementos juntos, todas essas experiências do turismo brasileiro, com foco na promoção no exterior”, explicou ela.
Entre os destaques mencionados por Ana Paula Jacques estão os minidocumentários do Turismo Transforma, que mostraram, por exemplo, o turismo de base comunitária no Quilombo Kalunga, na região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, e o turismo gastronômico na Serra da Canastra, em Minas Gerais, apresentando a produção do queijo canastra.
Ana Paula também destacou os acordos de cooperação técnica e parcerias com entidades como Gastromotiva, BLTA, Iphan, Resorts Brasil, entre outros, e o grupo de trabalho com Cidades Criativas da Gastronomia (Unesco) envolvendo um plano de ações de promoção conjunta.
A atuação da coordenadoria de Cultura e Gastronomia na Embratur ocorre dentro da Gerência de Experiências e Competitividade Internacional (GECI), “que tem como missão encantar turistas internacionais, dinamizar negócios e transformar vidas, pelo turismo, de forma sustentável.” Além desta coordenadoria, também há a de Natureza e Segmentos Especiais, a de Afroturismo, Povos Indígenas e Diversidade, e a de Parcerias e Desenvolvimento de Mercado.
“Foi um momento importante, de retomada do Salão Nacional do Turismo, e trazer o tema do turismo cultural com tantos painéis e debates incríveis, mostrando a força e a pujança desse tema, pra promoção tanto no doméstico quanto no internacional, e a Embratur vem trazendo essas referências nessa atual gestão, com foco em sustentabilidade, diversidade, inovação, análise de dados e estratégias voltadas para cada vez mais atrair turistas internacionais para o Brasil, e a cultura é um elemento extremamente diferenciador para o Brasil”, comentou Ana Paula Jacques, logo após a palestra.
“Somos um país muito rico, muito diverso, e a gente mostrou o quanto a estratégia da GCI, com a Coordenação de Cultura e Gastronomia, conversa com todas essas ferramentas. Então, olhando com atenção, na curadoria de conteúdo, design de experiências e roteiros, pra gente mostrar que o Brasil é um país incrível pra ser visitado”, complementou.