17/12/2023 – O ano está acabando e, mesmo diante da expectativa sobre os desafios para 2024, é importante entender e mostrar como e quanto já avançamos, após um ano de muito trabalho e realizações. Foi com esse viés que a coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jacques, conduziu a sua palestra durante uma mesa redonda sobre turismo cultural, neste domingo (17), último dia do Salão Nacional do Turismo, que voltou a ser realizado após 12 anos, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF).
A coordenadora mostrou como a nova gestão da Embratur, iniciada em 2023, implantou uma forma de atuação mais inclusiva, dando mais visibilidade, por exemplo, ao turismo de base comunitária com experiências gastronômicas, à valorização do patrimônio histórico, ao afroturismo, o turismo étnico e o LGBTQ+, sempre com o viés da sustentabilidade.
“A gente tem uma nova gestão com mais foco em sustentabilidade, em inovação. Com foco em dados e inteligência de mercado, em diversidade. E a nossa missão foi colocar todos esses elementos juntos, todas essas experiências do turismo brasileiro, com foco na promoção no exterior”, explicou ela.
Entre os destaques mencionados por Ana Paula Jacques estão os minidocumentários do Turismo Transforma, que mostraram, por exemplo, o turismo de base comunitária no Quilombo Kalunga, na região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, e o turismo gastronômico na Serra da Canastra, em Minas Gerais, apresentando a produção do queijo canastra.
Ana Paula também destacou os acordos de cooperação técnica e parcerias com entidades como Gastromotiva, BLTA, Iphan, Resorts Brasil, entre outros, e o grupo de trabalho com Cidades Criativas da Gastronomia (Unesco) envolvendo um plano de ações de promoção conjunta.
A atuação da coordenadoria de Cultura e Gastronomia na Embratur ocorre dentro da Gerência de Experiências e Competitividade Internacional (GECI), “que tem como missão encantar turistas internacionais, dinamizar negócios e transformar vidas, pelo turismo, de forma sustentável.” Além desta coordenadoria, também há a de Natureza e Segmentos Especiais, a de Afroturismo, Povos Indígenas e Diversidade, e a de Parcerias e Desenvolvimento de Mercado.
“Foi um momento importante, de retomada do Salão Nacional do Turismo, e trazer o tema do turismo cultural com tantos painéis e debates incríveis, mostrando a força e a pujança desse tema, pra promoção tanto no doméstico quanto no internacional, e a Embratur vem trazendo essas referências nessa atual gestão, com foco em sustentabilidade, diversidade, inovação, análise de dados e estratégias voltadas para cada vez mais atrair turistas internacionais para o Brasil, e a cultura é um elemento extremamente diferenciador para o Brasil”, comentou Ana Paula Jacques, logo após a palestra.
“Somos um país muito rico, muito diverso, e a gente mostrou o quanto a estratégia da GCI, com a Coordenação de Cultura e Gastronomia, conversa com todas essas ferramentas. Então, olhando com atenção, na curadoria de conteúdo, design de experiências e roteiros, pra gente mostrar que o Brasil é um país incrível pra ser visitado”, complementou.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.