PARCERIA

Até o próximo dia 7 de janeiro, cariocas e turistas poderão participar de pesquisa inovadora para fortalecer o turismo no RJ

Por meio de QR Code instalado em 11 localidades, participantes poderão responder questionário e, em troca, obter descontos em atrativos turísticos; projeto é da Smart Tour, em parceria com a RioTur, Embratur e Grupo Iter 
Marcio Menasce/Embratur
Embratur e RioTur realizam levantamento que irá melhorar e fortalecer o turismo na cidade do Rio de Janeiro. Em troca das respostas da pesquisa, os turistas recebem vouchers de desconto para usar em atrativos turísticos, como no Bondinho do Pão de Açúcar.

02/01/2024 – Os turistas que escolheram a capital do Rio de Janeiro para passar o réveillon poderão contribuir com uma pesquisa inovadora que irá melhorar e fortalecer o turismo na cidade. Até o próximo dia 7 de janeiro, cariocas e visitantes – brasileiros e estrangeiros – poderão utilizar um QR Code, instalado em 11 locais estratégicos da cidade, para responder a um questionário que ajudará a melhorar a gestão do turismo, com a formação de um banco de dados sobre fluxo turístico,  comportamento de visitantes e suas preferências. Em troca das respostas da pesquisa, os turistas recebem vouchers de desconto para usar em atrativos turísticos, como no Bondinho do Pão de Açúcar.

O Sistema Especialista Turístico (SET), desenvolvido pela Smart Tour, em parceria com a RioTur, Embratur e Grupo Iter, funciona a partir de inteligência artificial e foi projetado para simular o conhecimento e a tomada de decisão de especialistas em turismo.

Para o gerente de Inovação da Embratur, Edivaldo Reis, a utilização de IA para fomento do turismo possibilita uma gestão mais assertiva e permite a construção de novas políticas e ações que melhorem a experiência do turista nos destinos brasileiros. 

“Até esta segunda-feira, foram mais de 700 acessos e isso é muito bom. Criar projetos que incentivem a coleta de dados possibilita obter informações para aprimorar a segurança, a infraestrutura, e a vivência cultural e de lazer na cidade. Todos os dados coletados estão sendo processados pelo Sistema Especialista Turístico (SET). Digitalizar o setor do turismo, ampliando o acesso às informações das atrações turísticas com fontes confiáveis é um importante passo para melhorar a experiência do turista no Brasil”, comentou. 

O sistema, que entrou em funcionamento no dia 26 de dezembro, foi premiado na categoria Gestão de Dados e Inteligência em Turismo no Prêmio Nacional de Turismo 2023. 

Para o presidente da RioTur, Ronnie Costa, a iniciativa  irá contribuir para traçar planejamentos de turismo futuros. “Essa pesquisa será de grande importância para todos que trabalham no setor turístico da cidade. Quanto maior a participação de cariocas e turistas, mais informações teremos para traçar novas diretrizes para atrair mais e mais visitantes, gerando emprego, renda e melhorando a qualidade de vida da população”,afirmou.

Inovação no turismo
Desde 2023, a Embratur aposta na inovação para melhorar a gestão do turismo e a experiência dos turistas estrangeiros nos destinos brasileiros. Em março do ano passado, a Agência inaugurou, no Rio de Janeiro,  a primeira unidade da EmbraturLAB,  um centro de desenvolvimento de inovação aplicada ao turismo, com objetivo de promover competitividade e sustentabilidade ambiental aos serviços turísticos. 

Além dos programas de aceleração de startups promovidos pela EmbraturLAB, a Agência busca ampliar as possibilidades de atuação no setor.  Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o turismo, assim como em outros setores, também deve se adequar às linguagens e necessidades do mundo contemporâneo. 

“Temos um potencial gigante a ser explorado no turismo brasileiro, tanto na digitalização das empresas – o que já alavanca os negócios locais e estimula a economia -, quanto em promover cada vez mais as nossas cidades e atrações turísticas utilizando a inovação. Temos diversos projetos com esse olhar, como o Desafio Rotas Literárias, hoje em desenvolvimento no EmbraturLAB. O turismo é geração de emprego e renda com sustentabilidade, atividade cada vez mais importante para colocar a economia do Brasil de vez no Século XXI”, ressaltou. 

Quer conhecer mais sobre o EmbraturLAB? Acesse: https://embraturlab.com.br/

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.