17/01/24 – As startups iFriend (RJ), Vivalá (SP) e Destinos Inteligentes (SP) foram as selecionadas pelo EmbraturLAB para participarem das provas de conceito, a última fase do edital do Programa de Aceleração. As empresas irão realizar testes práticos durante os próximos três meses, no Rio de Janeiro, a partir das soluções turísticas desenvolvidas. A iniciativa do EmbraturLAB promove a competitividade dos serviços do setor do turismo a fim de melhorar a experiência dos estrangeiros que visitam o Brasil.
O gerente de Inovação da Embratur, Edivaldo Reis, afirmou que, até abril deste ano, as empresas selecionadas irão colocar em prática as iniciativas alinhadas entre as startups e o EmbraturLAB.
“Nos próximos três meses serão testadas as soluções dos produtos desenvolvidos pelas três empresas selecionadas no programa de aceleração EmbraturLAB. As soluções variam conforme o serviço de cada empresa, com foco na melhoria ou incremento de seus produtos voltados ao turista estrangeiro”, explicou Edivaldo.
“As ações vão desde pesquisas para identificação dos fluxos dos turistas estrangeiros no Rio de Janeiro – que é o local que será usado como laboratório – até apresentação de roteiros nichados e passeios gratuitos guiados a fim de verificar a adesão dos turistas à visitação de locais específicos. As soluções testadas foram alinhadas em conjunto entre a startup e o EmbraturLAB, e acreditamos que são as melhores possíveis com potencial de impacto na divulgação dos nossos ativos turísticos”, complementou.
Ainda segundo Edivaldo Reis, as soluções também podem ajudar no planejamento de ações da Embratur na promoção dos destinos brasileiros no exterior.
“Esperamos ainda, como resultado, dados relevantes em relação ao comportamento dos turistas em solo brasileiro que podem ser utilizados posteriormente como estratégia para desenvolver novos produtos de divulgação do turismo brasileiro”, reforçou.
Selecionadas entre 15 empresas desde o início do programa de aceleração, que começou em junho de 2023, as startups tiveram seus projetos avaliados no Pitch Day, momento em que apresentaram, em cinco minutos, suas propostas para os temas indicados na aceleração. Depois, na fase de aceleração, participaram de mentorias e workshops ministrados por profissionais tecnicamente qualificados do setor.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, as soluções escolhidas pelo EmbraturLAB irão melhorar a experiência dos visitantes estrangeiros nos destinos brasileiros.
“O desafio da inovação no turismo é estruturante para nossos objetivos de colocar o Brasil entre os destinos mais competitivos do mundo. Diversidade na cultura e na natureza, hospitalidade, experiências singulares e autênticas nós temos em quantidade que quase nenhum país tem. Uma das dificuldades que temos é melhorar a experiência do turista, facilitar a vida de quem nos visita, minimizando as dificuldades com informações e acesso a serviços, por exemplo”, destacou.
Conheça as startups selecionadas:
iFriend – A plataforma conecta viajantes a guias de turismo e vai oferecer passeios gratuitos no Rio de Janeiro, nos idiomas português e inglês, para brasileiros e estrangeiros que estiverem na cidade entre a segunda quinzena de janeiro e o final de março. Os passeios serão realizados na Rocinha, no bairro de Santa Teresa e no Centro Histórico da cidade. O agendamento dos passeios deverá ser feito através do site: www.theifriend.com.
Vivalá – A startup atua no desenvolvimento do Turismo Sustentável no Brasil, promovendo experiências que buscam ressignificar a relação que as pessoas têm com o Brasil, sua biodiversidade e comunidades tradicionais. A plataforma irá atuar em três frentes: na tradução do site e outros materiais que possam deixar o viajante mais seguro e preparado; na criação de uma plataforma de parceiros, para ser usada pelo trade turístico global, e no projeto com duas pesquisas profundas com cada um dos públicos b2c e b2b.
Destinos Inteligentes – A empresa irá gerar um mapa de calor da concentração dos turistas com informações precisas sobre o fluxo e movimento turístico, principalmente de estrangeiros, no Rio. O levantamento será realizado por meio do app Destinos Inteligentes, que traz informações como a origem dos turistas, tempo de permanência, locais mais visitados e próximos destinos, sempre buscando a visualização de rotas dos turistas estrangeiros no país, além de opiniões e interesses dos viajantes. A startup também irá testar a aceitação de rotas e roteiros temáticos pré-definidos como os infantis, para PCD e comunidade LGBTQIA+.
Parceria
O programa de aceleração é uma parceria entre o EmbraturLAB e o Turistech Hub Brasil, um dos principais hubs de inovação da América Latina. O Hub foi criado para liderar a agenda de inovação no turismo e fomentar a competitividade e sustentabilidade ambiental do setor. Já o EmbraturLAB conta com parceria entre Embratur, universidades, pesquisadores e empreendedores que estão promovendo ações de inovação no turismo.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.