INOVAÇÃO

EmbraturLAB: startups selecionadas participam de provas de conceito até abril de 2024

iFriend (RJ), Vivalá (SP) e Destinos Inteligentes (SP) irão realizar testes práticos durante os próximos três meses, no Rio de Janeiro; empresas participaram da aceleração de projetos que visam melhorar a experiência dos estrangeiros no Brasil

Divulgação/Embratur
Laboratório de inovação, EmbraturLAB promove competitividade de serviços no setor turístico com vistas a melhorar experiência de visitantes do exterior no país

17/01/24 – As startups iFriend (RJ), Vivalá (SP) e Destinos Inteligentes (SP) foram as selecionadas pelo EmbraturLAB para participarem das provas de conceito, a última fase do edital do Programa de Aceleração. As empresas irão realizar testes práticos durante os próximos três meses, no Rio de Janeiro, a partir das soluções turísticas desenvolvidas. A iniciativa do EmbraturLAB promove a competitividade dos serviços do setor do turismo a fim de melhorar a experiência dos estrangeiros que visitam o Brasil.

O gerente de Inovação da Embratur, Edivaldo Reis, afirmou que, até abril deste ano, as empresas selecionadas irão colocar em prática as iniciativas alinhadas entre as startups e o EmbraturLAB. 

“Nos próximos três meses serão testadas as soluções dos produtos desenvolvidos pelas três empresas selecionadas no programa de aceleração EmbraturLAB. As soluções variam conforme o serviço de cada empresa, com foco na melhoria ou incremento de seus produtos voltados ao turista estrangeiro”, explicou Edivaldo.

“As ações vão desde pesquisas para identificação dos fluxos dos turistas estrangeiros no Rio de Janeiro – que é o local que será usado como laboratório – até apresentação de roteiros nichados e passeios gratuitos guiados a fim de verificar a adesão dos turistas à visitação de locais específicos. As soluções testadas foram alinhadas em conjunto entre a startup e o EmbraturLAB, e acreditamos que são as melhores possíveis com potencial de impacto na divulgação dos nossos ativos turísticos”, complementou. 

Ainda segundo Edivaldo Reis, as soluções também podem ajudar no planejamento de ações da Embratur na promoção dos destinos brasileiros no exterior. 

“Esperamos ainda, como resultado, dados relevantes em relação ao comportamento dos turistas em solo brasileiro que podem ser utilizados posteriormente como estratégia para desenvolver novos produtos de divulgação do turismo brasileiro”, reforçou.

Selecionadas entre 15 empresas desde o início do programa de aceleração, que começou em junho de 2023, as startups tiveram seus projetos avaliados no Pitch Day, momento em que apresentaram, em cinco minutos, suas propostas para os temas indicados na aceleração. Depois, na fase de aceleração, participaram de mentorias e workshops ministrados por profissionais tecnicamente qualificados do setor. 

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, as soluções escolhidas pelo EmbraturLAB irão melhorar a experiência dos visitantes estrangeiros nos destinos brasileiros. 

“O desafio da inovação no turismo é estruturante para nossos objetivos de colocar o Brasil entre os destinos mais competitivos do mundo. Diversidade na cultura e na natureza, hospitalidade, experiências singulares e autênticas nós temos em quantidade que quase nenhum país tem. Uma das dificuldades que temos é melhorar a experiência do turista, facilitar a vida de quem nos visita, minimizando as dificuldades com informações e acesso a serviços, por exemplo”, destacou. 

Conheça as startups selecionadas: 

iFriend – A plataforma conecta viajantes a guias de turismo e vai oferecer passeios gratuitos no Rio de Janeiro, nos idiomas português e inglês, para brasileiros e estrangeiros que estiverem na cidade entre a segunda quinzena de janeiro e o final de março. Os passeios serão realizados na Rocinha, no bairro de Santa Teresa e no Centro Histórico da cidade. O agendamento dos passeios deverá ser feito através do site: www.theifriend.com.

Vivalá – A startup atua no desenvolvimento do Turismo Sustentável no Brasil, promovendo experiências que buscam ressignificar a relação que as pessoas têm com o Brasil, sua biodiversidade e comunidades tradicionais. A plataforma irá atuar em três frentes: na tradução do site e outros materiais que possam deixar o viajante mais seguro e preparado; na criação de uma plataforma de parceiros, para ser usada pelo trade turístico global, e no projeto com duas pesquisas profundas com cada um dos públicos b2c e b2b.

Destinos Inteligentes – A empresa irá gerar um mapa de calor da concentração dos turistas com informações precisas sobre o fluxo e movimento turístico, principalmente de estrangeiros, no Rio. O levantamento será realizado por meio do app Destinos Inteligentes, que traz informações como a origem dos turistas, tempo de permanência, locais mais visitados e próximos destinos, sempre buscando a visualização de rotas dos turistas estrangeiros no país, além de opiniões e interesses dos viajantes. A startup também irá testar a aceitação de rotas e roteiros temáticos pré-definidos como os infantis, para PCD e comunidade LGBTQIA+.

Parceria
O programa de aceleração é uma parceria entre o EmbraturLAB e o Turistech Hub Brasil, um dos principais hubs de inovação da América Latina. O Hub foi criado para liderar a agenda de inovação no turismo e fomentar a competitividade e sustentabilidade ambiental do setor. Já o EmbraturLAB conta com parceria entre Embratur, universidades, pesquisadores e empreendedores que estão promovendo ações de inovação no turismo.