PARCERIA

Brasil e Espanha discutem parceria na área de sustentabilidade e inovação no turismo

Encontro entre o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o diretor executivo da Agência Catalã de Turismo, Patrick Torrent, aconteceu em Barcelona

Renato Vaz/Embratur
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, com o diretor executivo da Agência Catalã de Turismo, Patrick Torrent

22/01/2024 – Sustentabilidade, inovação, proteção do meio ambiente e turismo como forma de regenerar o destino visitado foram temas discutidos durante uma reunião entre o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o diretor executivo da Agência Catalã de Turismo, Patrick Torrent, na tarde desta segunda-feira (22), em Barcelona. Freixo está na Espanha para participar da Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madri, e se encontrou com Torrent em uma agenda de trabalho sobre a parceria entre as duas agências.

A Catalunha é referência em inovação e turismo sustentável. Para se ter uma ideia, recentemente, cerca de 200 entidades ligadas ao setor de turismo e comércio da região espanhola assinaram um compromisso com o turismo responsável. O documento é baseado em quatro princípios: turismo ambientalmente responsável, socialmente inclusivo, territorialmente equilibrado e baseado em inovação.

A iniciativa prevê que a Embratur elabore um plano de trabalho com a agência catalã, a qual tem um escritório em São Paulo. O foco da parceria será no setor de inovação com recorte na promoção de ações sustentáveis. A experiência da agência catalã é estratégica porque ela planeja ações em que a presença do turismo promove impactos positivos nas comunidades direta e indiretamente envolvidas.

Economia do futuro
Segundo Marcelo Freixo, “a Embratur e a Agência Catalã de Turismo têm pilares semelhantes de atuação, que são a conservação ambiental, a inclusão social e a responsabilidade com os impactos sociais.” “Ambos acreditamos que o turismo é estratégico para a construção de um novo modelo de desenvolvimento. Por isso vamos trocar nossas experiências e isso vai nos tornar mais efetivos nas nossas ações”, completou o presidente da Embratur. 

Patrick Torrent explicou alguns pontos da discussão iniciada nesta segunda. “Quando a gente fala em turismo sustentável, estamos tratando da neutralização de impactos negativos através de uma série de ações. Já o turismo regenerativo tem o objetivo de tornar esse saldo positivo para o território”, expôs. 

A Embratur e a Agência Catalã de Turismo também vão elaborar um plano de promoção cruzada do turismo, para ampliar a circulação de turistas entre o Brasil e a Espanha.