22/01/24 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, esteve, nesta segunda-feira (22), em Barcelona, na Espanha, para conhecer as ações e programas da Faculdade de Turismo, Hotelaria e Gastronomia, vinculada à Universidade de Barcelona, e para mostrar como a inovação é fundamental para o turismo brasileiro.
Freixo foi recebido pela diretora-geral da faculdade, Elisabet Ferrer, e pelo diretor da instituição, José Antonio Pérez-Aranda, no Hotel Alimara, um hotel-escola localizado no complexo da instituição de ensino. O local, construído para os Jogos Olímpicos de 1992, hoje integra o Centro de Formação Profissional em Turismo (CETT).
No encontro, o presidente da Embratur conheceu os programas da faculdade e percorreu as instalações da instituição, que é referência na Europa em inovação e sustentabilidade no turismo. Por lá, são promovidas ações em permanente diálogo com o mercado, visando diagnosticar problemas e propor soluções que melhorem a performance do setor, que representa 12% do PIB espanhol.
A inovação no turismo tem integrado várias ações estratégicas da Embratur desde o início da gestão, há um ano. Devido à alta competitividade do setor, a Agência aposta em melhorias na eficiência e qualidade dos serviços turísticos, utilizando tecnologia para aprimorar a experiência dos turistas estrangeiros, a gestão de destinos brasileiros e a promoção de produtos turísticos.
Além disso, pode contribuir para o desenvolvimento de novos produtos turísticos, atraindo diferentes públicos, oportunizando experiências personalizadas e prolongando a permanência dos visitantes em um determinado lugar.
Em Barcelona, Freixo apresentou algumas experiências do EmbraturLAB, o laboratório que utiliza a tecnologia para formular soluções que melhorem a experiência dos turistas que visitam o Brasil.
“Trouxemos os bons resultados do que colhemos, e ainda estamos colhendo, do EmbraturLAB. A partir dos diagnósticos dos problemas obtidos a partir da coleta de dados, vamos atuar nos serviços turísticos oferecidos no país, nos conectando com o ecossistema de inovação, com pessoas, startups e empresas que possuam soluções tecnológicas inovadoras para contribuir com o turismo. Temos que pensar que a inovação é a chave para o turismo do futuro”, enfatizou.
A Embratur e a CETT definiram um plano de atuação conjunta com foco na inovação, como uma parceria com o EmbraturLab pautada no intercâmbio de conhecimento no setor de inovação. A ideia é trocar conhecimento e boas práticas para desenvolver os setores no Brasil.
A instituição espanhola já tem atuação em turismo audiovisual e literário. Além disso, a Embratur vai mediar o diálogo com universidades brasileiras para conectar a produção do conhecimento entre Brasil e CETT. Também ficou definida uma reunião entre EmbraturLab e a instituição de ensino para montar um grupo de trabalho que desenvolva outros acordos de cooperação.
“Nós acompanhamos de perto práticas de excelência em todo o mundo para desenvolver o nosso trabalho na Embratur. A CETT é referência em inovação e sustentabilidade, que são duas áreas centrais para nossa gestão e para o Governo Lula. Agora vamos construir um plano de trabalho para intercambiar boas práticas em inovação e conectar o turismo de Barcelona com o Brasil”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Ainda no encontro, Freixo mostrou aos dirigentes da instituição espanhola como a inovação impacta as atividades dentro da Embratur por meio da equipe de Transformação Digital, desde a implementação do programa Work AnyWhere, automatização de processos internos até a implantação de projetos voltados ao uso contínuo de inteligência artificial.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.