22/01/24 – A Embratur abre o calendário de feiras internacionais de 2024 nesta semana, participando da 44ª edição da Feira Internacional de Turismo (Fitur), uma das mais importantes do mundo que ocorre em Madri, na Espanha. O evento começa na próxima quarta-feira (24) e segue até o domingo (28).
De acordo com o Portal de Dados da Embratur, a Espanha ocupa o sexto lugar no ranking dos países que mais enviam turistas ao Brasil. Em 2023, foram mais de 114 mil visitantes espanhóis, e a previsão para este ano, segundo estimativas do Global Data, é de 150.750 turistas da Espanha em terras brasileiras.
Para a Fitur, além de levar os destinos brasileiros com uma variedade de sabores, diversidade e sustentabilidade, a Embratur irá lançar o primeiro metaverso de turismo do Brasil e posicionar, ainda mais, o país no mercado de turismo espanhol, conforme adianta a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil. Em entrevista, ela conta qual a expectativa da Agência para a primeira feira internacional do ano. Confira o bate-papo!
1 – O ano de 2024 já começa com um evento grande. O primeiro do calendário de feiras internacionais do ano já começa grande. Para a Fitur, em Madri, serão 152 países, 806 expositores e uma estimativa, segundo os organizadores, de 250 mil visitantes nos quatro dias de feira. Como a Embratur se preparou para esse momento?
Jaqueline Gil: Esta é a primeira feira do ano do hemisfério norte, inaugurando o calendário de feiras, e é na Fitur que a gente tem oportunidade de encontrar com grandes líderes do setor mundial, inclusive pela grande movimentação de reuniões e encontros organizado pela Organização Mundial do Turismo, que tem sede em Madri, e todo seu ecossistema. Então, ali acontecem reuniões com o Banco Latinoamericano de Desenvolvimento (CAF), com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com hubs de inovação. Juntamente com mais de 30 expositores, queremos reposicionar o Brasil no mercado B2B na Espanha, por meio de encontros com companhias aéreas, como a Iberia, Neos, Air Europa, além da TAP, que já é nossa parceira em todas as feiras.
2 – E a Embratur prepara alguma surpresa para essa primeira feira internacional?
Jaqueline Gil: Sim! Iremos fazer o lançamento do primeiro metaverso de turismo do Brasil. É uma parceria com o El Corte Inglés, maior grupo de lojas de departamento da Europa, e que tem o turismo como uma de suas verticais. Essa parceria foi firmada em setembro do ano passado e o metaverso funcionará como ferramenta de promoção do Brasil. Lá (no metaverso) teremos um pouco dos destinos brasileiros, da gastronomia trazendo os sabores do tacacá, do açaí, da arte brasileira… É uma experiência virtual muito bacana. Com o El Corte Inglés, além do metaverso, temos outras ações de promoção do Brasil, como a Semana Gastronômica, que irá acontecer dentro de 73 cafés nas lojas do Él Corte Inglés da Espanha até o dia 30 de janeiro.
3 – A Espanha ocupa o sexto lugar no ranking dos países que mais enviam turistas ao Brasil, segundo o Portal de Dados da Embratur. A maioria, motivados por Lazer (38%) e Negócios, nos segmentos de Natureza (39%), Sol e Praia (29%), e Cultura com 27%. Além disso, se interessam por praias (36%), Carnaval (25%) e pela biodiversidade (23%), segundo dados da plataforma Skyscanner. Qual a estratégia da Embratur para fidelizar os destinos brasileiros no gosto dos espanhóis?
Jaqueline Gil: A nossa estratégia é de crescimento do número de turistas, pois ainda estamos no caráter de recuperação pós-pandemia. Em 2023, nós recebemos 114 mil espanhóis, o que significa, sim, um crescimento em relação a 2022, de 3,6%, porém, ainda estamos 20% abaixo de 2019 e 45% abaixo do recorde histórico. Também iremos apostar em conectividade aérea, recuperar o número de assentos disponíveis da Espanha ao Brasil e isso passa por várias frentes. Uma delas é retomar voos diretos para as capitais nordestinas, além de retomar voos de médio e grande porte para cidades que não a capital espanhola – hoje estamos totalmente concentrados em Madri e a ideia é voltarmos a termos voos de Valência e outros pontos, como Bilbao, e aumentar as frequências e a capacidade geral do número de assentos.
4 – Mas ampliar a conectividade aérea não basta para atrair mais visitantes espanhóis…
Jaqueline Gil: Temos que entregar o que os espanhóis desejam e temos que ter certeza de que isso esteja acessível a eles. Já sabemos que eles querem praia, Carnaval, imersões na biodiversidade brasileira, contato com os ritmos brasileiros, gastronomia… O que precisamos é tornar esses produtos disponíveis na prateleira dos grandes operadores que vendem o Brasil na Espanha, e também no desejo do consumidor espanhol. É preciso que o Brasil reconquiste o market share. O país perdeu muito espaço para os concorrentes mais diretos, como Argentina, Colômbia e Peru. A gente precisa reconquistar esse interesse na Espanha.
5 – Na Fitur, a Embratur terá algumas agendas voltadas ao tema da sustentabilidade, correto?
Jaqueline Gil: Pela primeira vez, a Embratur participa dos encontros da Organização Mundial do Turismo no tema sustentabilidade, materializado na declaração de Glasgow, da qual a Agência é signatária desde setembro de 2023. A Embratur apoia a introdução dessas diretrizes, desses planos de ação, para descarbonizar o turismo, pois acredita que essa agenda climática se tornou um diferencial de competitividade no mercado internacional. Iremos participar no debate sobre como estamos nos preparando para temáticas de ações climáticas. A Embratur se tornou signatária da Declaração no ano passado e, desde o início da nova gestão, atua, por meio da gerência de Sustentabilidade e Ações Climáticas, em ações para promover o turismo sustentável no Brasil.
6 – Como resumir a participação da Embratur na Fitur 2024?
Jaqueline Gil: Estamos fazendo um esforço concentrado entre os brasileiros para que a gente se apresente na Fitur como um país coeso e organizado na promoção do Brasil no exterior. Esse movimento começa na Fitur pela inauguração do calendário de feiras desse ano, e a gente tende a aprofundar, cada vez mais, para que levemos os parceiros para as feiras internacionais com uma mensagem mais uníssona, que traduza a nossa Marca Brasil.