TURISMO AUDIOVISUAL

Fitur 2024: Embratur articula consultoria da Film Commission da Espanha para atrair produções cinematográficas ao Brasil

Experiência de sucesso da organização espanhola pode ajudar a estruturar órgão de promoção de destinos brasileiros para produções audiovisuais

Renato Vaz/Embratur
De olho na atração de mais turistas estrangeiros, Marcelo Freixo discute cooperação na área do audiovisual com espanhóis durante a Fitur 2024, em Madri

24/01/2024 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniu com o presidente da Film Commission da Espanha, Carlos Cobián, e o diretor geral do órgão, Paulino Cuevas, nesta quarta-feira (24), em Madri, durante a Feira Internacional de Turismo (Fitur), para discutir a possibilidade de consultoria do país europeu para ajudar o Brasil na criação de uma Film Comission nacional. 

Films commissions são estruturas que têm como objetivo promover as qualidades e atratividades de um destino para receber filmagens. Também contribuem para fortalecer a sinergia entre trade turístico e o setor audiovisual, aumentando o interesse estrangeiro em conhecer, por exemplo, cenários e paisagens. 

A intenção é que, com a experiência de sucesso da Film Commission da Espanha, a Embratur traga para o Brasil a expertise para criar um órgão correlato e apoiar os estados na captação de filmes que tenham potencial de induzir o turismo internacional no País. Nesse caso, a comissão espanhola atuará como consultora para ajudar a Agência a estruturar o órgão, que trará as produções internacionais com apoio logístico e estímulo fiscal aos realizadores.

Além da Espanha, a Embratur se inspira em países como a Coreia do Sul e a Nova Zelândia, que também revolucionaram o turismo com a ajuda de filmes, séries e outras superproduções. O diálogo entre turismo e audiovisual é um dos pilares da atual gestão da Embratur. 

“Estamos conhecendo as melhores práticas internacionais para trazermos ao Brasil e conectarmos cinema e turismo. Nosso país tem uma grande produção audiovisual e destinos turísticos únicos no mundo. Essa sinergia é estratégica para sermos mais competitivos. Vamos estimular assim o turismo e a produção audiovisual nacional”, afirmou Freixo.

Film Comission da Espanha
Carlos Rosado Cobián é presidente da Spain Film Commission e, desde 2019, coorganiza o espaço Fitur Screen com a Instituição de Feiras de Madrid (Ifema Madrid) e a Netflix para o turismo audiovisual. A film comission do país europeu é uma associação sem fins lucrativos criada em 2001 e que colabora com o governo, instituições e produtoras cinematográficas, e coordena a rede de films commissions e escritórios de cinema no país.

A Espanha tem 45 festivais de cinema, com 6,7 mil empresas e mais de 72 mil profissionais no setor. Em 2022, o país produziu 322 longas-metragens, 49 a mais que em 2021. O orçamento médio foi de 3,5 milhões de euros por produção. Exibiram mais de 2,5 mil filmes em 3,6 mil salas, dos quais 643 foram estreias, um aumento médio de 17,25%, em relação a 2020 e 2021.

A Espanha criou o Hub Espanhol do Audiovisual com investimento de 1,6 bilhão de euros até 2025. Por lá, há uma redução fiscal de até 30% do valor de um filme ou produção audiovisual estrangeira que gaste um mínimo de um milhão de euros na Espanha. O valor de créditos e subsídios fiscais aumentou em 2021 para 263,7 milhões de euros e, em 2022, para um recorde histórico de 288,2 milhões de euros. 

O investimento em produções audiovisuais na Espanha concentra-se atualmente em Madrid (29%), nas Ilhas Canárias (17%), Catalunha (14%) e Andaluzia (12%).

Coreia do Sul
A Embratur trabalha, desde o início da nova gestão, em 2023, para fortalecer o turismo audiovisual no Brasil. Nos moldes da reunião na Fitur, Freixo também teve um encontro com o embaixador da Coreia do Sul no Brasil, Lim Ki-mo. A reunião aconteceu em novembro de 2023, na sede da Embratur, em Brasília. 

O país asiático está entre as nações que transformaram sua produção audiovisual em um importante veículo de promoção de seus destinos no exterior com gêneros como o musical K-pop e as novelas K-drama, por exemplo.

Lim Ki-mo se colocou à disposição para ajudar a Embratur no que for necessário, sugeriu um intercâmbio de estudantes de cinema brasileiros na Coreia do Sul e ficou acordado que a Embaixada e a Embratur promoverão conversas entre as respectivas equipes técnicas. 

Do local ao nacional
Um mês antes, em outubro, Marcelo Freixo esteve com o presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Alex Braga, justamente para conversar sobre o fortalecimento do turismo audiovisual no Brasil.

Eles falaram sobre como fortalecer as film commissions locais do Brasil e em como criar uma film comission nacional. Braga se colocou à disposição e destacou a importância de uma coordenação para que o país ocupe espaço nas produções internacionais.

Dias antes do encontro com Braga, Freixo também esteve com a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, para tratar do mesmo tema.

Na conversa, Tarciana destacou que a Asset, empresa da instituição que faz gestão de fundos, apoia projetos cinematográficos do país e também pode ser um ator importante para o projeto. Ainda em outubro, a Embratur passou a integrar, oficialmente, o Conselho Superior de Cinema, presidido pela ministra da Cultura, Margareth Menezes. 

Brasil com S
Em uma das ações de promoção do turismo audiovisual, a Embratur abriu o Edital de Curtas-Metragens ‘Brasil com S’, o qual recebeu 410 projetos que visam apresentar destinos nacionais, experiências gastronômicas, musicais, afroturismo e LGBTQ+. 

O processo se encerrou em 7 de dezembro e o próximo passo é a análise dos roteiros e a seleção dos cinco vencedores pela Comissão Julgadora. 

Somente no ‘Brasil com S’, a Embratur recebeu 109 projetos do gênero ficção, 21 de animação e 280 documentários. Dos inscritos, 121 são geridos por sócios autodeclarados pessoas pretas, pardas, indígenas ou PCDs (pessoas com deficiência). 

O edital ficou aberto por 45 dias e recebeu propostas de todas as partes do país. Foram 19 da Região Norte, 64 do Nordeste, 17 do Centro-Oeste, 60 da Região Sul e mais 250 do Sudeste. A Agência vai apoiar cinco projetos que promovam o país como destino turístico internacional.

As obras selecionadas receberão R$ 60 mil cada para sair do papel para as telas, totalizando um investimento de R$ 300 mil. Esses vídeos devem mostrar elementos como a gastronomia, a música, o artesanato, patrimônios e tradições culturais, e falar sobre temas como sustentabilidade, turismo com diversidade, de natureza, aventura, turismo náutico, entre outros segmentos.

Embratur na Fitur 2024
A Embratur participa, até o próximo domingo (28), da Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madri, na Espanha. Ao lado de outros 25 co-expositores, a Agência leva a uma das feiras mais importantes do mundo a exuberância dos destinos brasileiros, além de uma variedade de sabores, diversidade e sustentabilidade. Por lá, entre diversas atividades e reuniões previstas, a Embratur irá lançar o primeiro metaverso de turismo do Brasil e posicionar, ainda mais, o país no mercado de turismo mundial.