DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Embratur participa de conversa sobre inclusão de pessoas trans e travestis no mercado de trabalho

Encontro aconteceu no auditório do Ministério do Turismo e também destacou a importância da diversidade no trade turístico brasileiro
Roberto Castro/Mtur
Bate-papo sobre diversidade e inclusão no mercado de trabalho foi organizado pelo Ministério do Turismo

29/01/2024 – A Embratur participou de um bate-papo do Ministério do Turismo (MTur) que abordou a inserção de pessoas trans e travestis no mercado de trabalho e no trade turístico brasileiro. O encontro aconteceu no auditório do ministério, na manhã desta segunda-feira (29), Dia Nacional da Visibilidade Trans, e contou com a presença da secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat; da oficial de igualdade do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS no Brasil (Unaids), Ariadne Ribeiro, e da secretária executiva do MTur, Ana Carla Machado Lopes.

A reunião aconteceu um dia depois da primeira marcha trans do Brasil, que ocupou a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, neste domingo (28), para celebrar 20 anos do Dia Nacional da Visibilidade Trans. Durante o bate-papo, Symmy Larrat e Ariadne Ribeiro destacaram, dentre outras coisas, a importância de o setor de turismo abraçar essa visibilidade para trazer segurança e garantia de direitos para pessoas trans no Brasil e também para turistas internacionais que façam parte dessa parcela da população.

Primeira a falar, Symmy Larrat contou que a promoção da inclusão é uma forma de mudar a história do país. Para isso acontecer, segundo ela, é preciso criar processos que garantam acesso e participação dessas pessoas. “E o turismo tem uma potência gigante de narrativa e construção disso. Porque se você vai se vender, você mostra o melhor que tem, aquilo que você, seu projeto, se destacam. E se você vai receber alguém, você arruma a casa”, comparou.

“Quando o turismo passa a ser inclusivo, faz com que outros ministérios, outras partes do governo, se movimentem para se preparar para as mudanças. É preciso uma rede protetiva, legislação, possibilidade de buscar seus direitos. O turismo, quando introjeta a causa, força a mudança para dentro. E se a gente vende isso [para o exterior] e arruma a casa, as pessoas precisam ocupar espaços, serem vistas. Ou então, o território não estará preparado e nos expulsará indiretamente”, alertou Larrat.

Ações contundentes
Ariadne Ribeiro destacou que as empresas precisam trabalhar a inclusividade na prática, e não para conquistar selos de aprovação. “As empresas querem ter o selo da ONU, mas quando vamos ver qual a diversidade e inclusão estão fazendo, elas não estão. Vamos ver um quadro de inclusão de LGBTQIA+ e só vemos gay brancos. Arrumar a casa não é só deixá-la bonita. É preciso garantir que o ambiente não seja hostil. A vulnerabilidade criada em certos grupos é uma dívida de cada um de nós”, lembrou.

Symmy e Ariadne também destacaram que a inclusividade garante mais inovações e mais respostas a conflitos e soluções de problema. “Quanto maior a diversidade, maior a inovação, maior a resposta a conflitos específicos. A gente sabe o quanto a diversidade tem a acrescentar em qualquer ambiente de trabalho”, ressaltou Ariadne. 

A coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, representou a Agência no evento. Após o bate-papo, ela agradeceu ao MTur pela promoção do debate e destacou que a Embratur tem trabalhado para garantir essa diversidade. 

“A gente participou de um bate-papo incrível sobre inclusão da comunidade trans no mercado de trabalho, que é muito importante para o turismo e toda a nossa cadeia de mercado. Principalmente para a Embratur, que está com um comitê de diversidade, que é um pensamento do presidente, Marcelo Freixo, também, e vamos desenvolver muito mais. Estamos aqui para receber com muito carinho e acolhimento toda a comunidade”, afirmou Tania Neres.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.