CAMPANHA

Embratur adere a campanha do MDHC para combater exploração sexual de crianças e adolescentes no Carnaval

Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, falaram sobre a iniciativa durante encontro na sede da Agência nesta quarta (31)

Renato Vaz/Embratur
Reunião entre Embratur e Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania ocorreu na sede da Agência, em Brasília

31/01/2024 – A Embratur vai aderir à campanha de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, criada pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), que acontecerá durante o Carnaval. O presidente da Agência, Marcelo Freixo, se encontrou com o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, e com o secretário nacional da Criança e Adolescente, Cláudio Vieira, nesta quarta-feira (31) para conversar sobre os primeiros passos da ação que ocorrerá entre os dias 10 e 13 de fevereiro.

De acordo com Cláudio Vieira, o ministério pretende aproveitar ocasiões como o Carnaval e o Dia das Crianças para dar mais visibilidade ao tema. “Vamos aproveitar essas datas e seguir com as divulgações durante todo o ano”, disse o secretário durante o encontro. O ministério também planeja pontos de atendimento em eventos em grandes capitais e receberá denúncias pelo Disque 100. Também haverá divulgação nas redes sociais. 

Freixo destacou que a temática do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes é importante para o trabalho da Agência. “Eu costumo dizer que nós trabalhamos com um Brasil só. Não tem dois Brasis, ou seja, o Brasil do turista e o Brasil do brasileiro. É um único país e tem que ser bom para todos. É um recado fundamental. Nesse sentido, é muito importante que a Embratur participe dessa campanha”, defendeu. 

O ministro, por sua vez, lembrou que a campanha também influencia na imagem do Brasil no exterior. “A Embratur tem um papel fundamental na política de turismo do Brasil, principalmente no que tange ao turismo internacional, na imagem e na visão que o país tem de si mesmo, e que os turistas têm quando veem o Brasil. Nesse sentido, uma campanha que visa chamar a atenção ao respeito e à dignidade das crianças e adolescentes tem contato com o papel da Embratur”, argumentou.

O ministro Silvio Almeida concorda com o posicionamento. “Quem vem para o Brasil para curtir nosso Carnaval, tem que saber que curtir o Carnaval é respeitar as crianças, adolescentes, respeitar as mulheres, respeitar as pessoas em sua diversidade sexual. Portanto, a reunião [entre Embratur e MDHC] é muito importante porque traça uma série de estratégias para proteção de crianças e adolescentes, para que o Carnaval seja aquilo que ele deve ser: uma festa de alegria e de respeito”, declarou.