EXPORTAÇÕES

Embratur atua na formulação da Política Nacional de Cultura Exportadora, no Pará

Iniciativa pretende alavancar as exportações paraenses; Agência defende turismo como aliado ao Plano para movimentar economia
Janaína Arielo/Ascom Belémtur
Embratur apoia desenvolvimento de plano para alavancar exportações no Pará

02/02/24 – A Embratur participou, nestas quinta (1º) e sexta-feira (2), da formulação da etapa final do projeto de implementação da Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), no estado do Pará. O plano de trabalho prevê um conjunto de ações entre diversos atores para alavancar as exportações paraenses, levando em conta os desafios, prioridades e potencialidades locais.

Lançado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o objetivo da PNCE é aprimorar as políticas públicas do setor, desenvolvendo e fortalecendo ações inclusivas para maior inserção de empresas no comércio exterior brasileiro. Além disso, a Política Nacional de Cultura Exportadora tem o intuito de proporcionar melhor coordenação entre órgãos envolvidos na promoção do comércio exterior e no apoio ao ingresso e à permanência de empresas no mercado externo.

Pela Embratur, participaram da atividade a assessora internacional Larissa Ushizima e o gerente de Interlocução Ministerial André Dias. Para ele, um plano de trabalho visando a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que será realizada em Belém em 2025, será importante para divulgar o turismo no estado. Segundo o Portal de Dados da Embratur, o Pará recebeu, em todo o ano de 2023, mais de 21 mil visitantes estrangeiros. A maior parte desses turistas vieram do Suriname, França e Estados Unidos, respectivamente. 

“A elaboração do PNCE no estado do Pará, um dos principais exportadores do país, sede da COP-30 em 2025, e destino turístico amazônico com extraordinária atratividade internacional por conta de seus vastos recursos naturais e culturais, se configura em uma ação crucial para o melhor aproveitamento do momento atravessado pelo Estado com a maior visibilidade internacional experimentada com a evolução dos debates em torno das mudanças climáticas”, reforçou Dias.

Para a assessora internacional da Embratur, Larissa Ushizima, é fundamental incluir o turismo como eixo da PNCE.

“A Embratur quer apoiar o estado do Pará na promoção de sua imagem e de seus destinos turísticos. Os turistas estrangeiros garantem uma importante entrada de divisas aos municípios e regiões turísticas do estado. Por isso, é fundamental incluir o turismo internacional como um eixo da Política Nacional de Cultura Exportadora”, defendeu.

Oficina
A oficina presencial em Belém trouxe quatro eixos de atuação a partir de debates sobre diretrizes políticas e ativação de redes e arranjos institucionais; promoção do negócio e capacitação para a exportação; promoção da imagem e, por fim, financiamento.

A Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) do Pará coordenou o grupo de instituições locais que participaram da formulação do PNCE. A representante do governo local, Sherry Brom Rodrigues, afirmou que a iniciativa irá movimentar a economia do estado. 

“Reforçamos o compromisso da secretaria com o desenvolvimento econômico sustentável, geração de emprego e renda, e a verticalização das cadeias produtivas, dando visibilidade para os nossos produtos no mundo”, declarou a diretora.

Além de entes da governança locais, são parceiros da PNCE os Correios, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA), a Universidade do Estado do Pará (Uepa), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).