CONEXÃO EMBRATUR

Rondônia abre as atividades do Conexão Embratur em 2024

Capacitação, fruto de parceria entre Agência e Sebrae, começou no ano passado e vai passar pelos 27 estados do país; treinamento serve de base para o planejamento de ações em turismo a partir do uso da inteligência de dados
Divulgação/Embratur
Encontro reuniu 45 representantes do trade de Porto Velho e de municípios como Cacoal, Ariquemes e Guajará-Mirim

02/02/24 – Rondônia e Acre são os dois estados brasileiros que abrem a programação de 2024 do “Conexão Embratur: Guia para Competitividade e Promoção Internacional do Turismo”. A iniciativa é fruto de uma parceria da Agência com o Sebrae Nacional e tem como objetivo dar orientações e explicar estratégias a empresários, lideranças e representantes do trade turístico, a fim de melhorar a experiência dos turistas estrangeiros em destinos brasileiros.

Em Porto Velho, o evento foi realizado no Sebrae Rondônia, nesta quinta-feira (1º), e reuniu 45 representantes do trade da capital rondoniense e de municípios como Cacoal, Ariquemes e Guajará-Mirim, cidade que faz fronteira com a Bolívia, país que mais envia turistas ao estado nortista.

O representante da empresa Amazônia Adventure, Saulo Giordane, esteve na capacitação em Porto Velho. Segundo ele, as orientações do workshop irão melhorar o atendimento a visitantes que procuram turismo de natureza, esportes radicais e ecoturismo. 

“O workshop foi muito importante para a gente avaliar o que temos feito e oferecido aos visitantes. Com as orientações, vamos melhorar nossos produtos turísticos. Aos turistas internacionais, temos que aguardar a reabertura do Complexo Turístico Madeira-Mamoré. Iremos ainda preparar um app para chegar no público internacional e finalizar o nosso site”, contou. 

O supervisor da Gerência de Sustentabilidade e Ações Climáticas da Embratur, Cristiano Borges, que esteve na qualificação do trade turístico local, acredita que os participantes puderam ampliar o olhar aos produtos turísticos oferecidos.

“Os representantes do trade de Porto Velho e cidades vizinhas puderam ver como é importante investir em seus negócios turísticos. Ainda são destinos com um turismo internacional incipiente, com poucos receptivos operando. Houve bastante interesse na parte de comercialização”, ressaltou. 

Capacitação
O ciclo de workshops do Conexão Embratur começou em julho de 2023 e, desde então, as equipes da Embratur e do Sebrae já visitaram 16 estados: Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Amapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Alagoas, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Tocantins, Acre e Rondônia.

A iniciativa visa capacitar o trade turístico do país, como afirma o presidente da Agência, Marcelo Freixo. “Quase todo o trade turístico brasileiro é formado por micros, pequenas e médias empresas. Então, esse trabalho, em parceria com o Sebrae, é fundamental para garantir a qualidade dos serviços que serão ofertados aos turistas estrangeiros e brasileiros. Nossa equipe também apresenta dados sobre os mercados estratégicos e as tendências mundiais. Ou seja, é um diálogo que ajuda a entender o perfil do nosso turista e nos permite investir de forma mais assertiva nas tomadas de decisões”, reforçou Freixo.

O Sebrae, parceiro da Embratur nos workshops, também participa da caravana de capacitação por todo o Brasil. “O Sebrae está ao lado dos pequenos negócios e usa toda sua expertise e capilaridade para ajudar a impulsionar o turismo no país. Sabemos que toda uma cadeia de pequenos negócios é beneficiada pelas atividades turísticas e, quando preparamos esses empreendedores, geramos mais renda, emprego, e contribuímos para o combate à miséria no país”, ressaltou o presidente do Sebrae, Décio Lima.

A parceria da Embratur e do Sebrae por meio do Workshop Conexão Embratur: Guia para a competitividade e promoção internacional ainda passará por mais 11 estados.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.