02/02/24 – Rondônia e Acre são os dois estados brasileiros que abrem a programação de 2024 do “Conexão Embratur: Guia para Competitividade e Promoção Internacional do Turismo”. A iniciativa é fruto de uma parceria da Agência com o Sebrae Nacional e tem como objetivo dar orientações e explicar estratégias a empresários, lideranças e representantes do trade turístico, a fim de melhorar a experiência dos turistas estrangeiros em destinos brasileiros.
Em Porto Velho, o evento foi realizado no Sebrae Rondônia, nesta quinta-feira (1º), e reuniu 45 representantes do trade da capital rondoniense e de municípios como Cacoal, Ariquemes e Guajará-Mirim, cidade que faz fronteira com a Bolívia, país que mais envia turistas ao estado nortista.
O representante da empresa Amazônia Adventure, Saulo Giordane, esteve na capacitação em Porto Velho. Segundo ele, as orientações do workshop irão melhorar o atendimento a visitantes que procuram turismo de natureza, esportes radicais e ecoturismo.
“O workshop foi muito importante para a gente avaliar o que temos feito e oferecido aos visitantes. Com as orientações, vamos melhorar nossos produtos turísticos. Aos turistas internacionais, temos que aguardar a reabertura do Complexo Turístico Madeira-Mamoré. Iremos ainda preparar um app para chegar no público internacional e finalizar o nosso site”, contou.
O supervisor da Gerência de Sustentabilidade e Ações Climáticas da Embratur, Cristiano Borges, que esteve na qualificação do trade turístico local, acredita que os participantes puderam ampliar o olhar aos produtos turísticos oferecidos.
“Os representantes do trade de Porto Velho e cidades vizinhas puderam ver como é importante investir em seus negócios turísticos. Ainda são destinos com um turismo internacional incipiente, com poucos receptivos operando. Houve bastante interesse na parte de comercialização”, ressaltou.
Capacitação
O ciclo de workshops do Conexão Embratur começou em julho de 2023 e, desde então, as equipes da Embratur e do Sebrae já visitaram 16 estados: Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Amapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Alagoas, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Tocantins, Acre e Rondônia.
A iniciativa visa capacitar o trade turístico do país, como afirma o presidente da Agência, Marcelo Freixo. “Quase todo o trade turístico brasileiro é formado por micros, pequenas e médias empresas. Então, esse trabalho, em parceria com o Sebrae, é fundamental para garantir a qualidade dos serviços que serão ofertados aos turistas estrangeiros e brasileiros. Nossa equipe também apresenta dados sobre os mercados estratégicos e as tendências mundiais. Ou seja, é um diálogo que ajuda a entender o perfil do nosso turista e nos permite investir de forma mais assertiva nas tomadas de decisões”, reforçou Freixo.
O Sebrae, parceiro da Embratur nos workshops, também participa da caravana de capacitação por todo o Brasil. “O Sebrae está ao lado dos pequenos negócios e usa toda sua expertise e capilaridade para ajudar a impulsionar o turismo no país. Sabemos que toda uma cadeia de pequenos negócios é beneficiada pelas atividades turísticas e, quando preparamos esses empreendedores, geramos mais renda, emprego, e contribuímos para o combate à miséria no país”, ressaltou o presidente do Sebrae, Décio Lima.
A parceria da Embratur e do Sebrae por meio do Workshop Conexão Embratur: Guia para a competitividade e promoção internacional ainda passará por mais 11 estados.