19/02/24 – A Embratur esteve na Itália, durante o Carnaval, para promover a campanha “Brasil Espetacular”, em parceria com a operadora Quality Group e a Embaixada do Brasil em Roma. Em Gênova, 50 agentes de viagens puderam conhecer mais sobre os destinos brasileiros, a cultura, a arquitetura, a gastronomia e os biomas no intuito de qualificar e aumentar a promoção do Brasil aos turistas italianos.
Segundo o Portal de Dados da Embratur, só em 2023, foram 129.447 turistas da Itália em destinos brasileiros. São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará foram, respectivamente, os estados mais visitados pelos italianos. O número representa 49,49% a mais do que o registrado em 2022, quando 86.766 turistas italianos visitaram o Brasil.
Em parceria com a Embaixada do Brasil em Roma e o Consulado do Brasil em Milão, a Embratur pretende aumentar a promoção do Brasil em 2024, ano que marca os 150 anos do início da imigração italiana ao Brasil.
Segundo o presidente da Agência, Marcelo Freixo, a ação reforça a parceria entre os dois países, uma vez que é grande a representação italiana no Brasil. “Esta é uma iniciativa muito importante para conectar agentes de viagem da Itália com as atrações vibrantes do nosso país. O Brasil tem a maior comunidade ítalo-brasileira do mundo, com cerca de 30 milhões de descendentes, o que corresponde a 15% da população brasileira. E, neste ano de 2024, comemoramos os 150 anos da imigração italiana para o Brasil. Nós, da Embratur, reforçamos a importância de iniciativas como essa para promover os destinos do Brasil no mercado italiano, impulsionando cada vez mais negócios para atrair mais turistas estrangeiros para o Brasil. Agradeço à operadora Quality e à Embaixada pela parceria”, ressaltou Freixo.
Ainda dentro do plano de ações da Embratur voltado ao mercado italiano está a participação do Brasil na TTG Travel Experience – a principal feira de promoção do turismo na Itália. A Agência, juntamente com o Ministério do Turismo (MTur), também estuda ampliar a malha aérea com voos da Itália para o Brasil.
De acordo com a coordenadora de Mercados Internacionais da Embratur, Carolina Stolf, o mercado italiano é de extrema importância para o turismo brasileiro, representando uma fonte significativa de turistas e receita para o país.
“Nossa parceria estratégica com as principais operadoras de turismo italianas, fortalece ainda mais a relação entre os dois países, possibilitando a promoção eficaz dos destinos brasileiros ao mercado italiano. Estamos reconstruindo pontes com os esses parceiros comerciais para aumentar conhecimento sobre nossos atrativos e, principalmente, gerar a conversão de vendas que impulsionam o crescimento do número de turistas italianos para o Brasil”, afirmou Carolina Stolf.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.