19/02/24 – A Embratur participou da abertura da Temporada de Pesca Esportiva 2024 em Goiás, nesta segunda-feira (19). O evento foi realizado no Palácio das Esmeraldas, sede do governo estadual, em Goiânia. Na ocasião, o governador do estado, Ronaldo Caiado, lançou o calendário oficial com quatro torneios que ajudarão a impulsionar o turismo na região, entre março e outubro. O Executivo local investiu R$ 1,2 milhão nas competições.
O Coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur, Leonardo Persi, representou o presidente da Agência, Marcelo Freixo, na solenidade. Persi destacou que a atividade tem potencial turístico internacional e também é uma forma de promover a sustentabilidade.
“O turismo de pesca esportiva brasileiro tem condições de aumentar ainda mais o número de turistas internacionais, já que buscamos promover a atividade de forma a conservar o ecossistema e envolver as comunidades, para geração de oportunidades de trabalho e renda. O Brasil deve dar o exemplo. E tendo Goiás lançado sua temporada 2024 com uma política voltada ao segmento, é relevante e vital para estimularmos o turismo responsável”, afirmou.
Uma das características da modalidade de competição é que os animais são devolvidos para a água após a pesca. A atividade também só é permitida após o período de defeso, que começou em novembro de 2023. A proibição serve para garantir que os espécimes procriem.
Atividade abrangente
O circuito abrange 10 municípios: Três Ranchos, Buriti Alegre, Alexânia, Luziânia, Catalão, São Simão, Niquelândia, Aruanã, Nova Crixás, que é distrito de Bandeirantes, e São Miguel do Araguaia, distrito de Luiz Alves. Entre as novidades estão dois eventos voltados para o público feminino, o Tucuna Queen e o Encontro de Pescadoras, respectivamente em Três Ranchos e Luiz Alves.
A estimativa da Goiás Turismo é que a atividade reúna mais de 9 milhões de turistas em rios e lagos goianos. Além de Persi e do governador, também participaram do evento o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e diversos prefeitos goianos. De acordo com Caiado, a pesca esportiva ajuda a movimentar a economia do estado. “E com isso, nossa sociedade se desenvolve cada vez mais preparada e com respeito ao meio ambiente”, disse.
O ministro André de Paula lembrou, por sua vez, que Goiás tem “o calendário do maior circuito de pesca do país”. “E é uma pesca sustentável, que cuida do meio ambiente e gera recursos, empregos e vínculos afetivos”, acrescentou.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.