19/02/24 – A Embratur participou da abertura da Temporada de Pesca Esportiva 2024 em Goiás, nesta segunda-feira (19). O evento foi realizado no Palácio das Esmeraldas, sede do governo estadual, em Goiânia. Na ocasião, o governador do estado, Ronaldo Caiado, lançou o calendário oficial com quatro torneios que ajudarão a impulsionar o turismo na região, entre março e outubro. O Executivo local investiu R$ 1,2 milhão nas competições.
O Coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur, Leonardo Persi, representou o presidente da Agência, Marcelo Freixo, na solenidade. Persi destacou que a atividade tem potencial turístico internacional e também é uma forma de promover a sustentabilidade.
“O turismo de pesca esportiva brasileiro tem condições de aumentar ainda mais o número de turistas internacionais, já que buscamos promover a atividade de forma a conservar o ecossistema e envolver as comunidades, para geração de oportunidades de trabalho e renda. O Brasil deve dar o exemplo. E tendo Goiás lançado sua temporada 2024 com uma política voltada ao segmento, é relevante e vital para estimularmos o turismo responsável”, afirmou.
Uma das características da modalidade de competição é que os animais são devolvidos para a água após a pesca. A atividade também só é permitida após o período de defeso, que começou em novembro de 2023. A proibição serve para garantir que os espécimes procriem.
Atividade abrangente
O circuito abrange 10 municípios: Três Ranchos, Buriti Alegre, Alexânia, Luziânia, Catalão, São Simão, Niquelândia, Aruanã, Nova Crixás, que é distrito de Bandeirantes, e São Miguel do Araguaia, distrito de Luiz Alves. Entre as novidades estão dois eventos voltados para o público feminino, o Tucuna Queen e o Encontro de Pescadoras, respectivamente em Três Ranchos e Luiz Alves.
A estimativa da Goiás Turismo é que a atividade reúna mais de 9 milhões de turistas em rios e lagos goianos. Além de Persi e do governador, também participaram do evento o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e diversos prefeitos goianos. De acordo com Caiado, a pesca esportiva ajuda a movimentar a economia do estado. “E com isso, nossa sociedade se desenvolve cada vez mais preparada e com respeito ao meio ambiente”, disse.
O ministro André de Paula lembrou, por sua vez, que Goiás tem “o calendário do maior circuito de pesca do país”. “E é uma pesca sustentável, que cuida do meio ambiente e gera recursos, empregos e vínculos afetivos”, acrescentou.