TURISMO SUSTENTÁVEL

Amazônia brasileira e sustentabilidade no turismo são destaques no jornal norte-americano The Wall Street Journal

Reportagem retrata importância da conservação da biodiversidade para geração de emprego e renda através do turismo
Sebrae Embratur/Divulgação
Ações na região de Manaus, capital do Amazonas, foram destacadas em reportagem de jornal dos EUA

20/02/24 – Considerada uma das prioridades da nova gestão da Embratur, a sustentabilidade nos destinos brasileiros foi destaque em um dos mais importantes jornais do mundo. O The Wall Street Journal publicou uma grande reportagem, no último dia 15 de fevereiro, na qual destaca a Amazônia e a geração de emprego e renda a partir de práticas sustentáveis no turismo. 

O interesse dos visitantes estrangeiros pela região amazônica, em função da biodiversidade, da gastronomia e ecoturismo, é grande. De acordo com o Portal de Dados da Embratur, cerca de 24 mil estrangeiros visitaram o estado do Amazonas em 2023. Os turistas são, na maioria, vindos da Argentina, Estados Unidos (país onde a reportagem foi publicada) e Paraguai. 

E foi esse interesse que embasou o artigo do jornalista Tom Downey intitulado “Deep in the Amazon Rainforest, a Bucket List Trip With a Thoughtful Mission” (em português: “Nas profundezas da Floresta Amazônica, uma viagem com uma lista de desejos com uma missão cuidadosa”), com fotos de Quentin De Briey.

A matéria traz a região amazônica – sobretudo a cidade de Manaus (AM) – como cenário turístico internacional e um destino indutor de emprego e renda por meio do turismo. A reportagem destaca como a biodiversidade e a responsabilidade com a natureza podem gerar negócios para a comunidade local, e mostra como uma empresária brasileira está “capacitando comunidades indígenas e levando os viajantes às profundezas da selva para defender a preservação”.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o turismo de natureza e o turismo de base comunitária são grandes vitrines para o mercado internacional. “O turismo de base comunitária coloca a comunidade como protagonista da experiência turística. Além de movimentar a economia, também ajuda na conservação do meio ambiente e na promoção do desenvolvimento social dos moradores. Somos parceiros deste movimento e das boas práticas relacionadas ao turismo, pois o turismo é a grande alternativa de economia do século XXI. A Amazônia é um lugar para ser preservado e é um dos nossos ativos para o turismo internacional”, reforçou. 

Confira o texto na íntegra (em inglês) no site do The Wall Street Journal: https://www.wsj.com/lifestyle/travel/amazon-rainforest-preservation-travel-fa6593e5?st=9w4d818cacykt0n&mod=googlenewsfeed

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.