21/02/24 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebeu dirigentes da Brasil Audiovisual Independente (Bravi) e da sucursal da TV Cultura em Brasília, nesta quarta-feira (21). Em reunião na sede da Agência, na capital federal, os representantes da entidade e da emissora apresentaram uma proposta de trabalho conjunta que visa aproximar o turismo do audiovisual.
Com o plano “Brasil, Cidades Cenários – Um país que vale a pena conhecer”, a proposta é divulgar coproduções que apresentem o turismo brasileiro de forma internacional na programação da TV Cultura e em streamings.
O conselheiro da Bravi, Fernando Dias, sugeriu que a parceria envolva a busca de financiamento junto ao Governo Federal e citou ainda a possibilidade de criação de uma faixa da Embratur na programação da emissora.
“Entendemos que o turismo é importantíssimo para o audiovisual. Queremos divulgar o Brasil e estimular coproduções, com cenários do nosso país. (…) Ainda queremos uma faixa da Embratur na programação, uma marca da Agência nos programas”, detalhou.
O presidente Marcelo Freixo afirmou que a parceria com a Bravi e a TV Cultura está dentro de uma política que a Agência prioriza em 2024, que é o turismo audiovisual.
“Queremos muito aproximar o turismo do audiovisual. As duas áreas são muito ricas e muito diversas, mas nunca dividiram um espaço comum. Nessa gestão, a gente quer deixar essa marca: estimular o turismo audiovisual, divulgar nossos cenários, nossos destinos, para que o turista internacional se sinta um pouco brasileiro também”, reforçou.
A Embratur, a Bravi e a TV Cultura preparam um plano de trabalho para definir as próximas ações. Ao final do encontro, o conselheiro Fernando Dias, da Bravi, indicou ao presidente Freixo que participe do Sunny Side of the Doc, evento entre os dias 24 e 27 de junho deste ano que oferecerá ao público uma viagem imersiva pelos locais culturais mais emblemáticos de La Rochelle, na França, a fim de conhecer mais a fundo esta e outras experiências internacionais de sucesso no turismo audiovisual.