PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Embratur criará estratégia para incluir Festival de Parintins na vitrine do turismo internacional

Presidente da Agência, Marcelo Freixo, vai alinhar planejamento em conjunto com presidentes dos Bois Caprichoso e Garantido e o deputado Saullo Vianna (União-AM); press trip será realizada para mostrar a festa à imprensa estrangeira

Renato Vaz/Embratur
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebe representantes do Festival de Parintins na sede da Agência, em Brasília

22/02/24 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebeu nesta quinta-feira (22) os presidentes do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, e do Boi Garantido, Fred Góes, para discutir maneiras de melhorar a divulgação internacional e o interesse estrangeiro na 57ª edição do Festival Folclórico de Parintins, que neste ano acontece entre os dias 28 e 30 de junho, no interior do estado do Amazonas. Além dos dirigentes das entidades culturais, a reunião também contou com a participação do deputado federal Saullo Vianna (União-AM).

A festa em Parintins é considerada uma das maiores do Brasil e tem como destaque a disputa entre dois bois-bumbás, Garantido e Caprichoso, duas agremiações culturais e folclóricas rivais da região.

A Embratur esteve no Festival de Parintins em 2023, levando operadores de turismo para conhecer a celebração que acontece há mais de meio século. Neste ano, a Agência irá promover uma press trip com dez jornalistas – cinco norte-americanos e cinco europeus –, que irão promover o evento e o Brasil em seus países.

O presidente da Agência, Marcelo Freixo, define a festa de Parintins como uma mistura de três grandes momentos festivos e apoteóticos. “É um espetáculo que traz a mistura do Carnaval, da Ópera e do Maracanã cheio. É maravilhoso ver o envolvimento das torcidas, a performance dos bois, dos dançarinos e toda a expressão de um povo”, relembrou. 

O deputado Saullo Vianna (União-AM) lembrou que o Festival de Parintins é um atrativo para os turistas nacionais e estrangeiros. Ele também acrescentou que para continuar recebendo visitantes do Brasil e do mundo, é preciso estar nas vitrines das principais feiras internacionais. 

“Precisamos fortalecer a divulgação da festa fora do país, ter mais expressão entre as companhias aéreas, entre os representantes de cruzeiros, transatlânticos. Precisamos e queremos mostrar para o mundo o quão maravilhoso é o Festival de Parintins”, defendeu. 

Parceria
Marcelo Freixo, Saullo Vianna e os presidentes dos bois Caprichoso e Garantido irão alinhar, conjuntamente, estratégias de promoção do Festival de Parintins internacionalmente. 

Para a press trip, que ocorrerá concomitantemente à festa, os dirigentes irão alinhar uma programação que inclui, além do festival, um passeio nas comunidades e nos galpões dos bois rivais. 

O presidente da Embratur irá alinhar também uma reunião entre o deputado e os dirigentes com representantes do Sebrae e da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA  Brasil).