27/02/2024 – O olhar do brasileiro sobre o Sambódromo e a Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro (RJ), marcará a celebração dos 40 anos das duas obras idealizadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer e o antropólogo Darcy Ribeiro, palco para a mais popular festa brasileira, o Carnaval. A Embratur e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) firmaram parceria para promover o Concurso Internacional de Fotografia – Apoteose 40 Anos.
O projeto Samba Global, do Centro de Referência e Informação de Arte e Cultura Brasileira (Criar), também apoia a iniciativa. As inscrições estão abertas até 31 de março tanto para fotógrafos amadores quanto para os profissionais. Uma comissão julgadora elegerá as 40 fotografias mais criativas de momentos únicos vividos na Passarela do Samba para cada uma das categorias.
O resultado será divulgado em 30 de junho. A intenção é garantir que a comemoração das primeiras quatro décadas da Apoteose e do Sambódromo resultem em um acervo fotográfico democrático e colaborativo. O prêmio dos participantes será a divulgação do material.
Na visão do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o Carnaval e o samba sintetizam uma parte importantíssima da cultura brasileira. “O carnaval é uma festa tradicional, cultural, histórica, que apresenta nossos destinos, tem uma importância incontornável para a nossa economia e já é conhecida pelo mundo todo”, lembra.
“E o Sambódromo e a Praça da Apoteose são símbolos dessa grande festa. Então, nada melhor que celebrar esses 40 anos de forma democrática pelo olhar de quem viveu o samba. Isso tem tudo a ver com o trabalho de promoção internacional que a Embratur faz, que também é um trabalho de fortalecimento cultural do nosso país”, completa Freixo.
Acervo afetivo
O idealizador do projeto, o professor e coordenador do Laboratório de Preservação Acervos Digitais e do Programa Memorável Samba da UniRio, Jair Martins de Miranda, explica que o Concurso Internacional de Fotografia – Apoteose 40 Anos resultará na formação de um acervo digital 100% colaborativo com a história da praça e do sambódromo.
“A nossa ideia é a criação de um acervo de imagens que retrate a memória afetiva, coletiva e popular dos 40 anos do sambódromo para futuras gerações. E que esse acervo sirva como fonte para pesquisas acadêmico-científicas e exposições sobre samba e Carnaval”, detalha o professor.
Inscrições
Na primeira etapa do concurso, os interessados devem seguir o Instagram @apoteose40anos, publicar as imagens e marcar o perfil com a hashtag #apoteose40anos. Os representantes das imagens pré-selecionadas serão avisados via direct (caixa de mensagens da rede social).
Na segunda fase, que começa em 28 de abril de 2024, os escolhidos deverão se reinscrever e descrever e contextualizar as fotos postadas em um formulário no endereço www.apoteose40anos.com.br. O resultado final será anunciado em evento presencial, pelo site e nas redes sociais do concurso de fotografias em 30 de junho.
Serviço:
Concurso Internacional de Fotografia – Apoteose 40 Anos
Período de inscrições: de 5 de fevereiro até 31 de março de 2024
Mais informações: www.apoteose40anos.com.br.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.