CULTURA

Concurso de fotografias profissionais e amadoras celebra os 40 anos da Apoteose

Embratur e UniRio firmaram parceria para celebrar as quatro décadas da Praça da Apoteose e do Sambódromo, no Rio de Janeiro (RJ), a partir do olhar de quem viveu o Carnaval

Tânia Rêgo/Agência Brasil
Brasil celebra os 40 anos das obras idealizadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer e o antropólogo Darcy Ribeiro

27/02/2024 – O olhar do brasileiro sobre o Sambódromo e a Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro (RJ), marcará a celebração dos 40 anos das duas obras idealizadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer e o antropólogo Darcy Ribeiro, palco para a mais popular festa brasileira, o Carnaval. A Embratur e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) firmaram parceria para promover o Concurso Internacional de Fotografia – Apoteose 40 Anos.

O projeto Samba Global, do Centro de Referência e Informação de Arte e Cultura Brasileira (Criar), também apoia a iniciativa. As inscrições estão abertas até 31 de março tanto para fotógrafos amadores quanto para os profissionais. Uma comissão julgadora elegerá as 40 fotografias mais criativas de momentos únicos vividos na Passarela do Samba para cada uma das categorias.

O resultado será divulgado em 30 de junho. A intenção é garantir que a comemoração das primeiras quatro décadas da Apoteose e do Sambódromo resultem em um acervo fotográfico democrático e colaborativo. O prêmio dos participantes será a divulgação do material.

Na visão do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o Carnaval e o samba sintetizam uma parte importantíssima da cultura brasileira. “O carnaval é uma festa tradicional, cultural, histórica, que apresenta nossos destinos, tem uma importância incontornável para a nossa economia e já é conhecida pelo mundo todo”, lembra.

“E o Sambódromo e a Praça da Apoteose são símbolos dessa grande festa. Então, nada melhor que celebrar esses 40 anos de forma democrática pelo olhar de quem viveu o samba. Isso tem tudo a ver com o trabalho de promoção internacional que a Embratur faz, que também é um trabalho de fortalecimento cultural do nosso país”, completa Freixo.

Acervo afetivo
O idealizador do projeto, o professor e coordenador do Laboratório de Preservação Acervos Digitais e do Programa Memorável Samba da UniRio, Jair Martins de Miranda, explica que o Concurso Internacional de Fotografia – Apoteose 40 Anos resultará na formação de um acervo digital 100% colaborativo com a história da praça e do sambódromo.

“A nossa ideia é a criação de um acervo de imagens que retrate a memória afetiva, coletiva e popular dos 40 anos do sambódromo para futuras gerações. E que esse acervo sirva como fonte para pesquisas acadêmico-científicas e exposições sobre samba e Carnaval”, detalha o professor. 

Inscrições
Na primeira etapa do concurso, os interessados devem seguir o Instagram @apoteose40anos, publicar as imagens e marcar o perfil com a hashtag #apoteose40anos. Os representantes das imagens pré-selecionadas serão avisados via direct (caixa de mensagens da rede social).

Na segunda fase, que começa em 28 de abril de 2024, os escolhidos deverão se reinscrever e descrever e contextualizar as fotos postadas em um formulário no endereço www.apoteose40anos.com.br. O resultado final será anunciado em evento presencial, pelo site e nas redes sociais do concurso de fotografias em 30 de junho.

Serviço:
Concurso Internacional de Fotografia – Apoteose 40 Anos
Período de inscrições: de 5 de fevereiro até 31 de março de 2024
Mais informações: www.apoteose40anos.com.br.