TURISMO GASTRONÔMICO

BTL: Por título de melhor gastronomia, Embratur lança campanha ‘Brasil for Foodies’ em Lisboa

Agência trabalha para angariar votos para o País na disputa de ‘Melhor Destino Gastronômico da América do Sul 2024’ da WTA, o ‘Oscar do Turismo’
Renato Vaz/Embratur
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, visita estande da Agência durante a BTL 2024, em Lisboa

28/02/2024 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, lançou em Portugal a campanha ‘Brasil for Foodies’, um movimento para dar mais visibilidade internacional à gastronomia brasileira, que disputa o título de “Melhor Destino Gastronômico da América do Sul 2024” da World Travel Awards (WTA). O ato foi realizado no estande do Brasil na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), feira do setor que acontece na capital portuguesa. 

O lançamento da campanha contou com a participação da coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jacques, do chef Guga Rocha, que apresentou o Cooking Show Uma Viagem pelo Brasil, e do jornalista Rafael Tonon, vencedor do prêmio de Melhor Jornalista Gastronômico de 2023 atribuído pelo Guia Identità Golose. 

O chef Guga Rocha fez uma breve comparação entre produtos gastronômicos do interior do Brasil e ingredientes europeus cosmopolitas que, para ele, mostram o alcance internacional da cozinha brasileira. “Para mim, pequi e trufa, que é um produto caríssimo, não tem diferença nenhuma”, comparou.

“Se a trufa fosse do interior de Goiás e o pequi fosse de Alba (Itália), o que ia ter de gente indo para Alba comprar pequi não está no gibi. Temos que valorizar os produtos da gente, conhecer, entendê-los, trabalhar com eles e utilizá-los”, continuou. 

Conforme Freixo afirmou no evento, “o Brasil tem uma culinária diversa, resultado de um país extenso, a maior biodiversidade do mundo, e um conjunto de histórias e culturas inseparáveis dos pratos típicos de cada região, que contam a história de nosso povo”. 

“E a gastronomia não é só o que a gente come. O Brasil com ‘S’, do sabor, também é do saber. A comida tem sempre uma história. O quiabo vem da África, nas tranças das escravizadas. Tem uma história riquíssima por trás de cada prato. E essa diversidade faz do Brasil o melhor destino gastronômico da América do Sul. Estamos concorrendo para isso. É só entrar no site e votar. Divulguem nos estados, governadores, para ganhar esse prêmio que faz jus à história da gastronomia brasileira”, pediu o presidente da Embratur.

Brasil de camadas
Já Tonon lembrou que as diversas imigrações em diferentes períodos históricos do Brasil tornaram a gastronomia brasileira tão única e diversa. “A gente é um país continental e isso nos permite ter cozinhas regionais muito marcadas. Temos uma biodiversidade grande e produzimos de azeite a vinhos, que a gente faz e é premiado no mundo inteiro, com queijos, cafés, ou seja, em termos de produto, é difícil bater o Brasil”, garantiu. 

“E o brasileiro ama comer, e ninguém quer ir para um país onde as pessoas não gostam de comer. A gente ama comida e isso faz com que a gente seja um destino gastronômico que todo mundo devia conhecer”, acrescentou.

Melhor destino gastronômico
Um dos mais reconhecidos prêmios internacionais do trade, o WTA também é chamado de ‘Oscar do Turismo’. Os vencedores serão escolhidos por votação online, que começou no último dia 19 e segue até 17 de abril. Para participar, basta acessar o site oficial (https://www.worldtravelawards.com/vote-for-brazil-south-americas-leading-culinary-destination-2024) e votar na categoria “Melhor Destino Gastronômico da América do Sul”. Depois, ainda é possível compartilhar nas redes sociais usando a hashtag #VoteBrasilWTA2024.

A indicação da WTA leva em conta a posição de liderança da gastronomia brasileira na América do Sul. Trata-se de uma produção ímpar, que vai além de prêmios e reconhecimentos, misturando um rico patrimônio cultural e as possibilidades e oportunidades oferecidas por seis biomas diferentes, com sabores, texturas e histórias próprias que colocam o Brasil em uma posição privilegiada para entusiastas da boa mesa. A votação é uma oportunidade para os amantes da gastronomia expressarem seu apoio ao Brasil e reconhecerem a excelência e diversidade que caracterizam a culinária nacional.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.