FEIRA INTERNACIONAL DE BERLIM

Maior feira de turismo da Alemanha, ITB é oportunidade para Brasil aumentar a conectividade com a Europa

Feira Internacional de Berlim ganha maior relevância no momento em que país europeu se consolida como mercado emissor em crescimento para os destinos brasileiros
Divulgação/Embratur
Estande da Embratur na Feira Internacional de Berlim (ITB) de 2023

28/02/2024 – A Embratur, em parceria com o Sebrae, participa da Feira Internacional de Berlim (ITB), que será realizada na capital da Alemanha, entre os próximos dias 5 e 7 de março, com 52 coexpositores. O evento do ramo do turismo é um dos mais importantes da Europa e o mercado do segmento alemão é considerado em recuperação no Brasil, com tendência de crescimento. 

A estratégia da Embratur será apresentar o país como uma terra de destinos diversos, sustentáveis, que faz frente ao mercado caribenho, e trabalhar a conectividade com os alemães com voos diretos como alternativa verde para a vinda de visitantes internacionais.

Em 2023, o Brasil recebeu 158.582 turistas internacionais vindos da Alemanha. O número é 31% maior que no ano anterior, quando o registro foi de 120.670. Os dados de visitantes do exterior são da Gerência de Dados da Embratur em parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e a Polícia Federal (PF). A Alemanha é, hoje, o 8º principal emissor de turistas mundial e o terceiro país europeu que mais enviou visitantes estrangeiros para os destinos nacionais nos últimos dois anos, atrás apenas da França e de Portugal.

A previsão para este ano é que os destinos brasileiros recebam 215.336 viajantes do país germânico. Entre as ações de destaque da Embratur, está o encontro de aproximação com a ARGE Latin Amerika, associação de operadoras alemãs especializadas em destinos da América Latina. De cerca de 27 operadores emissivos que integram o grupo, 25 vendem destinos brasileiros para os germânicos. No ano passado, em uma estratégia de recuperação do turismo, a Agência voltou a fazer parceria com a ARGE. O Brasil também participará, pela primeira vez, do Pavilhão LGBTQIA+.

A Embratur fará ainda uma ação com a Associação do Trade de Viagens de Aventura (ATTA, na sigla em inglês), grupo internacional especializado em turismo de natureza e aventura. Haverá uma reunião entre representantes da associação e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e uma palestra da diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Agência, Jaqueline Gil, sobre recuperação de destinos e marcas após a crise.

De acordo com Freixo, o reposicionamento do Brasil como país sustentável, que vem sendo trabalhado desde o início da atual gestão, é importante para os europeus, especialmente os alemães, e para os brasileiros. “O turista europeu leva a sustentabilidade muito a sério na hora de escolher para onde viajar. Sem contar que esse é um debate incontornável do nosso tempo, como tornar o mundo um lugar melhor para se viver”, afirma. 

“E o Brasil é a casa dos brasileiros e um protagonista nesse debate. Então, um país mais sustentável, mais ambientalmente responsável, é um lugar melhor para quem vive lá, além de atrair mais turistas internacionais, que trazem divisas e geram mais empregos, e a gente gera um círculo”, acrescenta.

Alemanha-Brasil
Atualmente, voos diretos da Alemanha para o Brasil acontecem apenas nas rotas Frankfurt-Rio de Janeiro, pelo Galeão, e Frankfurt-São Paulo, por Guarulhos. Além disso, 77,2% das viagens com origem na Alemanha chegam ao Brasil em voos de conexão via Portugal, França e Países Baixos. A oferta é de 5.926 assentos em 17 voos semanais, e a previsão de conectividade entre a Alemanha e o Brasil para 2024 é de 352.470 assentos em 976 voos de duas companhias, um crescimento de 6% em relação a 2023. 

A estratégia para aumentar a oferta de produtos nacionais nas prateleiras do trade alemão e europeu em geral é reposicionar o Brasil como um destino sustentável e capacitar o setor germânico sobre destinos nacionais, e aumentar a participação brasileira no segmento de lazer. 

Em conjunto, a Agência trabalha para aumentar o número de voos ligando os dois países. Entre as novas rotas, a meta é acelerar a retomada de voos operados pela aérea Condor direto para Fortaleza (CE) e Recife (PE), além de tornar mais atrativos os horários de voos com conexão em Lisboa, Portugal.

Nos destinos de Natureza, Foz do Iguaçu (PR), Pantanal (MT e MS), Bonito (MS), Rota das Emoções (CE, PI e MA), Alta Floresta (MT), Alter do Chão (PA) e Manaus (AM) estão entre as ofertas para o mercado alemão. Já para Sol e Praia, a estratégia é divulgar, também, a Rota das Falésias (CE e RN), Fernando de Noronha (PE), Trancoso (BA) e Costa Verde (RJ e SP). Em Cultura estão Rio de Janeiro e Paraty (RJ), São Paulo (SP), cidades históricas de Minas Gerais, Brumadinho (MG), Salvador (BA), e Recife e Olinda (PE). Já em comunidades indígenas, a indicação é o Sul da Bahia e a Amazônia. E os segmentos de Luxo e LGBTQIA+ são transversais a todas as regiões.

Perfil do turista
O principal interesse dos turistas alemães no Brasil são Natureza, Cultura e Sol e Praia, nesta ordem, com lazer e negócios como principais motivações e, na maior parte das vezes, os turistas viajam em casal ou com a família. Os destinos mais escolhidos são Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, e entre as principais experiências se destacam a Amazônia, na Região Norte, as Cataratas do Iguaçu, no Paraná, e o Pão de Açúcar, no Rio.