29/02/24 – Mais de 75 participantes, entre agentes e operadores de viagens, representantes de companhias aéreas e da Embaixada do Brasil no Peru, estiveram presentes no Roadshow Visit Brasil em Lima, no Peru. A capital do país andino foi a quarta a receber o evento, que percorreu cinco cidades da América do Sul.
A iniciativa da Embratur, em parceria com o Sebrae, foi realizada na sede da Embaixada do Brasil no Peru, e teve como objetivo levar a variedade dos destinos brasileiros ao país andino na intenção de promover as experiências que o Brasil tem a oferecer.
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o roadshow tem como proposta fortalecer a presença e a imagem do Brasil como um destino turístico atrativo para os sul-americanos. “Precisamos estabelecer e consolidar parcerias estratégicas entre os países sul-americanos que irão beneficiar a promoção e o fluxo de turistas para o Brasil. Pela proximidade geográfica e cultural, são esses turistas que têm maior facilidade para acessar a diversidade dos nossos destinos. Por isso, estamos trabalhando muito para ampliar a conectividade aérea e fortalecer as rotas terrestres, trazendo esses visitantes para desfrutar tudo que o Brasil tem de bom para oferecer”, afirmou Freixo.
Ainda em Lima, a Embratur se reuniu com o Comitê Descubra Brasil no Peru a fim de traçar uma estratégia que atraia mais visitantes peruanos para os destinos brasileiros. Os comitês Descubra Brasil são organizados pela Embratur em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e reúnem os setores público e privado com o objetivo de promover os destinos turísticos brasileiros nos países da América Latina. Os trabalhos dos comitês de cada país são coordenados com as estratégias da Embratur e contam com a participação de operadores de turismo, agências de viagens, hotéis e companhias aéreas que comercializam destinos brasileiros.
Destino Brasil
Somente em 2023, segundo o Portal de Dados da Embratur, mais de 99 mil visitantes peruanos viajaram ao Brasil. Ainda segundo o levantamento, os estados que mais receberam esses turistas foram, respectivamente, São Paulo, Rio de Janeiro e Acre.
Segundo o gerente de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais da Agência, Alexandre Nakagawa, a proposta do roadshow no Peru foi oferecer, além do sol e praia, viagens de cruzeiros nos destinos brasileiros.
“Nós trabalhamos muito os destinos sol e praia na América do Sul. Em Lima, a nossa atuação foi também a de mostrar quão interessantes são as viagens nos cruzeiros pela costa brasileira. Tivemos ainda momentos de networking, capacitações dos destinos e rodadas de negócios entre o trade dos dois países”, comentou.
Os países da América do Sul representam um mercado importante para o Brasil. Em todo o ano passado, foram pelo menos 3.492.304 de turistas sul-americanos, o que representa 59% do total de estrangeiros viajando para o país no mesmo ano (5.908.341 de visitantes). São 2.768 voos para o Brasil operados por 17 companhias aéreas.
Promovido pela Embratur e pelo Sebrae, o Roadshow Visit Brasil passou por cinco capitais da América do Sul, entre os dia 19 e 27 de fevereiro – antes de Lima, esteve em Montevidéu (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), fechando o ciclo em Bogotá (Colômbia) –, e contou com o apoio institucional do Ministério do Turismo, Ministério das Relações Exteriores e representações diplomáticas no exterior, além da LATAM Airlines.
Onze destinos brasileiros participam junto com a Embratur do Roadshow. Estados como Ceará, São Paulo, Goiás, Belo Horizonte, Bahia, Alagoas, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraná e municípios como Salvador, Foz do Iguaçu e São Luís estão apresentando o que têm de melhor a oferecer aos turistas sul-americanos.