INOVAÇÃO

BLT: Embratur assina parceria com Porto Digital Europa para impulsionar empresas brasileiras no Velho Continente

Base do Porto Digital do Recife em Aveiro, Portugal, também irá atrair novos negócios para os lusitanos
Renato Vaz/Embratur
Roberto Gevaerd, João Barbosa, Ana Biselli Aidar e Marcelo Freixo após assinatura de acordo durante a BTL, em Lisboa

01/03/24 – A Embratur assinou, nesta sexta-feira (1º), durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BLT), uma parceria que irá impulsionar o setor do turismo por meio da inovação. Com o Porto Digital do Recife, o maior parque tecnológico urbano e aberto do país, a Agência assinou um protocolo que promove soluções turísticas, produtos e serviços em uma filial na Europa. 

O Porto Digital Europa, base do parque do Recife na cidade portuguesa de Aveiro, irá realizar conexões entre Brasil e Portugal atraindo negócios, pessoas e investimentos para o país lusitano. A intenção é promover a cooperação entre empresas portuguesas e brasileiras, compartilhar recursos e mercados através do processo de internacionalização de empresas brasileiras para a Europa. 

Pela parceria, a Embratur e o Porto Digital Europa irão divulgar a possibilidade de internacionalização de empresas de tecnologia brasileiras na Europa e criar soluções de empresas portuguesas no Brasil para desafios do trade de turismo brasileiro.

Segundo o gerente de contas do Porto Digital da Europa, João Barbosa, o parque irá disponibilizar um ambiente físico de trabalho para empresas com a intenção de facilitar as ações envolvendo os dois países. 

“Vamos, juntamente com a Embratur, atuar na facilitação da internacionalização de empresas brasileiras na Europa via Porto Digital Europeu e impulsionamento da internacionalização de empresas portuguesas no Brasil. Há também o programa de metodologia própria para desenvolvimento de novos negócios e conexão com empresas, entre outras atividades. A ideia é ser um ponto de apoio para essas startups na Europa”, explicou. 

Segundo o diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd, o pré-requisito para que uma empresa atue no Porto Digital Europeu é ter participado dos editais de aceleração do EmbraturLab. 

“Dada a grande quantidade e qualidade das empresas e startups que passaram pelos processos de aceleração, desafios e inovação aberta realizadas pelo EmbraturLab, entendemos que essa parceria vai permitir que a Agência e o Porto Digital Europeu divulguem a possibilidade de internacionalização de empresas brasileiras na Europa e assim termos, como base de dados, as soluções de empresas portuguesas no Brasil para solucionar desafios do trade de turismo brasileiro”, ressaltou. 

“Inovações Tecnológicas Impulsionando o Turismo Brasileiro”
Ainda na BTL, em Lisboa, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ao lado da presidente executiva da Resorts Brasil, Ana Biselli Aidar, participou da palestra “Inovações Tecnológicas Impulsionando o Turismo Brasileiro”. 

Freixo destacou como a inovação pode impulsionar o desenvolvimento econômico e sustentável do turismo no Brasil, apresentando as ações realizadas pelo EmbraturLab por meio de iniciativas como as acelerações de startups, parcerias com empresas como Google, AirBnb, Turistech HUB, e projetos de Inovação Aberta. Sobre a assinatura da parceria com o Porto Digital do Recife, o presidente da Embratur acredita que a inovação pode dar oportunidades mais amplas a startups que atuam no turismo. 

“Queremos possibilitar que as nossas startups venham para Portugal, para Lisboa e outros lugares, e tragam a inovação. Isso será muito bom para o turismo brasileiro. Desde coisas que sejam simples, aplicativos que possam quebrar a barreira da língua, até viabilizar o papel do poder público, permitindo a política pública que vai dizer onde queremos chegar. O turismo representa 8% do PIB e precisamos pensar em inovação se quisermos chegar ao patamar do petróleo, por exemplo”, reforçou Freixo. 

Segundo Ana Biselli Aidar, “quando uma startup começa sua jornada, ela não sabe nem com quem conversar, até porque é um segmento altamente fragmentado.” “Se as startups percebem que há um interesse desses setores, que o turismo envolve parte importante do PIB, o turismo passa a ser um ambiente apropriado para o investidor, que percebe que existe um pensar para a inovação”, complementou.