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Embratur e Destinos Inteligentes fazem pesquisa inédita que irá mostrar comportamento e preferências de turistas no Rio de Janeiro

Parceria entre Agência e startup vai ajudar a traçar perfil de visitantes a fim de melhorar experiência dos turistas nacionais e internacionais

RIOgaleão/Divulgação
Pesquisa vai passar pelo Trem do Corcovado e Paineiras, Pão de Açúcar, Urca, Parque Lage e aeroportos

01/03/24 – Uma pesquisa inédita vai mostrar o comportamento, as preferências e o fluxo dos turistas nacionais e estrangeiros que visitam uma das cidades mais turísticas do Brasil. Uma parceria entre a Embratur e a startup Destinos Inteligentes vai fazer uma radiografia do perfil do turista que visita o Rio de Janeiro, mais precisamente em cinco locais estratégicos: Trem do Corcovado e Paineiras, Pão de Açúcar, Parque Lage, Urca e nos aeroportos cariocas. 

A intenção é entender o comportamento do visitante e, a partir daí, melhorar o atendimento e a oferta de atrações turísticas na capital fluminense, como explica o CEO da Destinos Inteligentes, Rodrigo Raineri. “O levantamento irá mapear o comportamento dos turistas que visitam o Rio de Janeiro, sobretudo nos pontos turísticos mais conhecidos e no embarque do Aeroporto do Galeão. Queremos saber se esse turista está viajando sozinho, se está em família ou amigos, se é um viajante que precisa de cuidados específicos, se é uma pessoa com deficiência (PCD), enfim… Vamos coletar várias informações para entender melhor quais as preferências e prioridades desses visitantes e, assim, melhorar a experiência deles na cidade”, explicou. 

Com esse mapeamento realizado pela Destinos Inteligentes, a Embratur poderá traçar estratégias que melhor atendam às necessidades dos turistas, além de oferecer novidades aos visitantes. 

A pesquisa
Uma equipe da Destinos Inteligentes estará, até meados do mês de março, nas ruas da Cidade Maravilhosa abordando turistas para responder ao questionário. Composta por dez perguntas de múltipla escolha, o levantamento irá fornecer dados demográficos, preferências de viagem e avaliações sobre a experiência turística no local. Além disso, a Destinos Inteligentes trabalha em um mapeamento que irá resultar na criação de novas rotas turísticas nos segmentos infantil, PCD e LGBTQIAP+.

O levantamento é resultado do programa de aceleração do EmbraturLab – iniciativa que promove a competitividade dos serviços do setor do turismo a fim de melhorar a experiência dos estrangeiros que visitam o Brasil. A Destinos Inteligentes é uma das startups que participam das provas de conceito, a última fase do edital do programa de aceleração. As empresas irão realizar testes práticos durante o próximo mês, no Rio, a partir das soluções turísticas desenvolvidas.

Inovação no turismo
Soluções inovadoras fazem parte das estratégias da Embratur para melhorar a experiência dos turistas e promover o Brasil internacionalmente. Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a inovação aliada às outras estratégias da Agência impactam o turismo e movimentam a economia. 

“O desafio da inovação no turismo é estruturante para nossos objetivos de colocar o Brasil entre os destinos mais competitivos do mundo. Diversidade na cultura e na natureza, hospitalidade, experiências singulares e autênticas nós temos em quantidade que quase nenhum país tem. Uma das dificuldades que temos é melhorar a experiência do turista, facilitar a vida de quem nos visita, minimizando as dificuldades com informações e acesso a serviços, por exemplo”, destacou Freixo.

O programa de aceleração é uma parceria entre o EmbraturLAB e o Turistech Hub Brasil, um dos principais hubs de inovação da América Latina. O Hub foi criado para liderar a agenda de inovação no turismo e fomentar a competitividade e sustentabilidade ambiental do setor. Já o EmbraturLAB conta com parceria entre Embratur, universidades, pesquisadores e empreendedores que estão promovendo ações de inovação no turismo.