TURISMO DE LUXO

Carnaval do Rio é o único destino da América do Sul em ranking de turismo de luxo

Lista feita pela empresa Kuoni usou o Google para selecionar 10 experiências de viagem que ocorrem até duas vezes por ano em todo o mundo; Brasil ficou em terceiro
Tomaz Silva/Agência Brasil
Desfile das escolas de samba do Rio é conhecido como “o maior espetáculo da Terra”

04/03/24 – O Carnaval do Rio de Janeiro foi o único destino da América do Sul a constar em uma lista internacional de experiência de viagens de luxo. O levantamento, feito pela empresa Kuoni, selecionou eventos com maior número de pesquisas no Google e que acontecem, no máximo, duas vezes por ano. A festa carioca ficou em terceiro no ranking que elencou 10 “destinos imperdíveis”, logo atrás do Carnaval de Veneza, na Itália, e à frente da festa fúnebre do Dia dos Mortos, no México, o quarto colocado.

Em primeiro ficou o chamado Manhattanhenge, que acontece na cidade de Nova York, nos EUA, duas vezes por ano. Trata-se de um fenômeno que une o pôr do sol à arquitetura urbana da cidade estadunidense e que, este ano, está previsto para acontecer em 30 de maio e em 12 de julho. No Manhattanhenge (também conhecido como solstício de Manhattan), o sol se põe exatamente sobre a rua que cruza a cidade de leste a oeste, dando a impressão que desce entre os prédios no fim da via.

Na sequência vem o Carnaval de Veneza e, depois, o do Rio, uma das grandes vitrines dos destinos brasileiros no mundo. “O Carnaval é uma das expressões da cultura popular brasileira mais conhecidas no planeta. É uma festa incrível que une história, religiosidade, música, destinos, gastronomia e consegue representar o que temos de melhor como país: a nossa alegria e nossa diversidade”, comentou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, sobre o ranking.

Folia de referência
Este ano, o Carnaval brasileiro recebeu 228.870 turistas internacionais, 4,5% a mais que nos festejos anteriores. Segundo informações levantadas pela Gerência de Inteligência de Dados da Embratur, a estimativa é que a folia ao redor do país tenha injetado, este ano, US$ 143,5 milhões (R$ 909,2 milhões) na economia brasileira, considerando os impactos diretos e indiretos. O valor supera em 6% o registrado no ano passado, quando os foliões estrangeiros gastaram US$ 134,9 milhões na folia.

No período, a folia carioca foi o grande destaque e concentrou a maioria dos foliões do exterior: 68.890. Além disso, o Rio de Janeiro também foi o estado que mais teve impacto na economia, sendo R$ 273,6 milhões (30,1%) gastos pelos visitantes internacionais. 

De volta à lista, depois da grande festa brasileira e do Dia dos Mortos mexicano, o quinto lugar fica com Chelsea Flower Show, no Reino Unido. O Japão aparece em sexto, com a Semana Dourada, uma série de feriados nacionais, e em 10º com o Festival Obon.

Confira a lista:

1 – Manhattanhenge, em Manhattan, Nova York, Estados Unidos

2 – Carnaval de Veneza, em Veneza, na Itália

3 – Carnaval do Rio, no Rio de Janeiro (RJ), Brasil

4 – Dia dos Mortos, no México

5 – Chelsea Flower Show, em Londres, Reino Unido

6 – Semana Dourada, no Japão

7 – Festa Internacional de Balões de Albuquerque, em Albuquerque, Estados Unidos

8 – Aurora Boreal na Lapônia, na Lapônia, Finlândia

9 – Oktoberfest, em Munique, Alemanha

10 – Festival Obon, no Japão.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.