06/03/2024 – A Embratur participou, nesta terça (5) e quarta-feira (6), da 21ª edição do Fórum Panrotas 2024. Considerado tradicional no setor, o evento celebrou os 50 anos da Revista Panrotas, importante guia para trabalhadores, empresários e estudiosos do turismo. O encontro em São Paulo teve a participação de cerca de 2 mil pessoas e contou com representantes dos trades turísticos nacional e internacional, especialistas, artistas e ativistas sociais debatendo panoramas para o futuro do mercado de viagens e turismo no Brasil, desafios, legado, inovação e exemplos de sucesso do setor.
O fórum, realizado no Golden Hall do WTC Events Center, discutiu temas como a influência geopolítica no turismo, o papel do setor na economia brasileira, os players mais importantes da América Latina, aviação, varejo, tendências digitais, experiências de luxo e práticas sociais, ambientais e governança (ESG, na sigla em inglês), que traz, junto, o debate sobre sustentabilidade.
A coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, foi mestre de cerimônia no primeiro dia de evento e dividiu a função com outras três convidadas.
Além de Tania, representaram a Embratur no Fórum Panrotas o gerente de Inteligência de Dados, Fábio Montanheiro; Paula Schulz, também da Gerência de Inteligência; a coordenadora de ESG, Marina Barki; a coordenadora de Mercados Internacionais, Carolina Stolf; e o gerente da Gerência de Comunicação, Bruno Villa. A Agência foi citada no evento como case de sucesso no uso da plataforma de dados.
Ao comentar o evento, Tania Neres destacou a importância do Panrotas, que ela descreveu como “o primeiro grande Google dos agentes”. “Fui mestra de cerimônia e convidei ao palco grandes profissionais que representam o crescimento do turismo no Brasil, apresentando o futuro do mercado do turismo brasileiro. “O público esteve em massa, todos muito interessados nas informações dadas por mim e pelos nossos convidados. Fiquei muito honrada com o convite da Revista Panrotas, que fez e faz parte da minha vida profissional e é uma grande parceira da Embratur”, lembrou.
Tendências de mercado
Montanheiro destacou que o fórum é um dos mais importantes do setor de turismo e a presença da Embratur no evento “é fundamental para a Agência acompanhar as tendências de mercado e o termômetro do segmento, representado pelas principais empresas ligadas às viagens e turismo” e lembrou ainda que o fórum “reúne as lideranças do turismo para discutir os caminhos da atividade por meio de apresentações, ativações de patrocinadores e momentos de networking”.
“A Embratur foi procurada por diversos destinos turísticos como Maceió, Rio de Janeiro, Fortaleza e São Paulo para discutir previsões nas chegadas de turistas internacionais no país para 2024. Para nós, é muito importante oferecer dados que permitam previsibilidade às cidades, para que elas possam programar suas ações de promoção para o ano”, acrescentou.
Bruno Villa também destacou a importância do Panrotas no ecossistema do turismo. “Quero parabenizar o Panrotas, que tem uma linda história de sucesso, qualificando o debate sobre turismo e tratando dos temas estratégicos para o desenvolvimento do setor. No Fórum de 2024, estamos comemorando os 50 anos da instituição e falando de futuro, dos nossos desafios e dos temas centrais para nosso turismo ser cada vez mais competitivo, sustentável e inovador”, afirmou.
Embratur no Fórum
A Agência também protagonizou momentos importantes do evento. Carolina Stolf foi eleita pela Panrotas como um dos ‘Líderes do Amanhã’, título que reconhece o trabalho de jovens lideranças promissoras do trade turístico no Brasil e sua importância para o futuro do mercado.
“Agradeço imensamente à Revista Panrotas pelo prêmio Jovens Talentos do Turismo, na lista ‘Líderes do Amanhã’. É uma honra ser lembrada no meio de tanta gente talentosa, mas isso só foi possível graças às oportunidades que a nova gestão da Embratur tem me proporcionado. Ao lado de meus colegas da Agência, tenho tido a chance de contribuir com projetos inovadores que estão reinventando a promoção do turismo e mudando o mindset da indústria, e não poderia deixar de compartilhar essa conquista com a equipe e com os parceiros que têm feito parte dessa jornada desafiadora. Grata por tudo”, declarou a coordenadora de Mercados Internacionais da Embratur.
Além disso, um dos palestrantes, da Similar Web, plataforma que monitora as agências online de diversos países e estuda a presença do Brasil nesses sites, citou a Embratur como case de sucesso no uso da ferramenta. Na apresentação, a Agência também foi apontada como importante cliente no monitoramento digital.
Sustentabilidade
O Fórum Panrotas 2024 também permitiu que a área de ESG da Embratur trocasse experiências com outros representantes do setor de turismo. “Além de apresentações relevantes que focaram no tema de ESG e sustentabilidade, resultados de uma pesquisa sobre percepção dos viajantes e a importância dada ao tema por grandes nomes do trade, foi possível dar início a conversas sobre potenciais parcerias no tema”, explicou Marina Barki.
“Estas ideias dizem respeito principalmente a como levar os princípios ESG da teoria à prática no setor. Muitas associações já têm iniciativas neste sentido, e o próximo passo é criarmos espaços para trocarmos ideias e lições aprendidas sobre o que dá certo para melhorar a experiência dos viajantes internacionais, e também como usar a narrativa da sustentabilidade para atrair este turista interessado em práticas inovadoras”, detalhou a coordenadora de ESG da Embratur.
Ainda de acordo com Barki, a Agência aproveitou o momento para compartilhar boas práticas implementadas ou em fase de implementação, “como a descarbonização de nossas atividades e o uso de brindes ‘imateriais’ que ajudam a restaurar nossa fauna marinha, por meio de nossa parceria com a Biofábrica de Corais”.