CAPACITAÇÃO

Conexão Embratur: Trade turístico de Belém, cidade da COP 30, recebe treinamento para melhorar experiência dos viajantes internacionais

Parceria entre Agência e Sebrae capacitou atores do turismo paraense; iniciativa serve de base para o planejamento de ações do setor a partir do uso da inteligência de dados

Divulgação/Embratur
O coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur, Leonardo Persi, durante capacitação em Belém do Pará

07/03/24 – Mais de 60 representantes do trade turístico do estado do Pará participaram do Workshop “Conexão Embratur: Guia para Competitividade e Promoção Internacional do Turismo”, no último dia 3 de março. A iniciativa, promovida em Belém – cidade que receberá em 2025 a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30) – é fruto de uma parceria da Agência com o Sebrae Nacional, e tem como objetivo dar orientações e explicar estratégias a empresários, lideranças e representantes do trade turístico, a fim de melhorar a experiência dos turistas estrangeiros em destinos brasileiros.

Na sede do Sebrae em Belém, agentes e operadores de turismo, lideranças, representantes do governo local e demais atores do segmento dos municípios de Parauapebas, Altamira, Santarém, distrito de Alter do Chão, Salinópolis, Marabá, Ananindeua, Ilha do Marajó, Alenquer, entre outros, receberam orientações no sentido de melhorar o atendimento a visitantes que procuram turismo na região. 

De acordo com o Portal de Dados da Embratur, mais de 20 mil turistas internacionais visitaram o Pará em 2023, a maioria vindos do Suriname, França e Estados Unidos, respectivamente.  Segundo o coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Agência, Leonardo Persi, os segmentos mais trabalhados foram aqueles mais procurados na região como Ecoturismo, de Cruzeiros Marítimos, Turismo de Aventura e Náutico Fluvial. Além disso, a equipe da Embratur e do Sebrae deram orientações para melhorar a experiência dos visitantes que procuram Turismo de Base Comunitária e comunidades de povos originários. 

COP 30
Persi lembrou que o momento de aprendizado e reciclagem antecede e prepara o trade para o grande evento internacional que será a COP 30, em novembro do ano que vem. 

“O workshop teve relevante participação do trade turístico paraense, o que mostra que o setor tem buscado ampliar conhecimentos para a promoção internacional das experiências turísticas do estado, com o foco na comercialização nos mercados prioritários. Ainda mais com a chegada de um grande evento mundial sobre questões climáticas, por ser em território amazônico, há oportunidades de geração de mais negócios aos pequenos empreendedores paraenses”, destacou Leonardo Persi, que tratou da preparação do trade paraense para receber os turistas internacionais durante a COP 30. 

Segundo o gerente de Interlocução Ministerial da Embratur, André Dias, o setor do turismo deve estar preparado para receber o evento de grande porte.

“Nós vamos receber o maior evento do sistema ONU no Brasil no ano que vem. É preciso uma preparação especial, pois iremos receber um público que tem uma característica própria, que busca sustentabilidade, experiências que se conectem com a população, com as comunidades tradicionais… Para melhorar essa experiência do turista, nós apresentamos dados específicos do público da COP, idiomas que mais são falados no evento (inglês, francês, árabe e espanhol), o comportamento do turista, tudo para melhorar a oferta do trade a esses visitantes”, afirmou Dias. 

Capacitação
O ciclo de workshops do Conexão Embratur começou em julho de 2023 e, desde então, as equipes da Agência e do Sebrae já visitaram 17 estados: Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Amapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Alagoas, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Tocantins, Acre, Rondônia e, agora, Pará.

O objetivo é capacitar o trade turístico do país, como afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. “Quase todo o trade turístico brasileiro é formado por micros, pequenas e médias empresas. Então, esse trabalho, em parceria com o Sebrae, é fundamental para garantir a qualidade dos serviços que serão ofertados aos turistas estrangeiros e brasileiros. Nossa equipe também apresenta dados sobre os mercados estratégicos e as tendências mundiais. Ou seja, é um diálogo que ajuda a entender o perfil do nosso turista e nos permite investir de forma mais assertiva nas tomadas de decisões”, reforçou Freixo.

O Sebrae, parceiro da Embratur nos workshops, também participa da caravana de capacitação por todo o Brasil. 

Segundo o presidente do Sebrae, Décio Lima, a instituição “está ao lado dos pequenos negócios e usa toda sua expertise e capilaridade para ajudar a impulsionar o turismo no país.” 

“Sabemos que toda uma cadeia de pequenos negócios é beneficiada pelas atividades turísticas e, quando preparamos esses empreendedores, geramos mais renda, emprego, e contribuímos para o combate à miséria no país”, completou Lima.

A parceria da Embratur e do Sebrae por meio do Conexão Embratur ainda passará por mais 10 estados. As próximas capitais a receberem a iniciativa são Manaus (Amazonas) e São Paulo (SP).