TURISMO GASTRONÔMICO

Desafio Turismo Gastronômico: 10 startups se preparam para o Pitch Day, na próxima quarta-feira (13)

Iniciativa do EmbraturLab em parceria com o Turistech Hub pretende selecionar empresas que proponham soluções para mapear e promover rotas e produtos turísticos gastronômicos brasileiros

Renato Vaz/Embratur
Desafio de Turismo Gastronômico foi lançado durante a Fitur, em Madri, em janeiro deste ano

08/03/24 – Das 47 startups de inovação que se inscreveram na primeira edição do Desafio de Turismo Gastronômico EmbraturLab, 10 irão para a fase do Pitcht Day, na próxima quarta-feira (13). 

Lançado na Feira Internacional de Turismo (Fitur) 2024, em Madri, na Espanha, o concurso irá eleger empresas que proponham soluções para mapear e promover rotas e produtos turísticos gastronômicos brasileiros. 

Além disso, segundo a coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jacques, o objetivo é consolidar o Brasil como um destino de turismo gastronômico inovador e sustentável. 

“O Desafio de Turismo Gastronômico veio para atrair startups que possam promover nossa diversidade, nossa cultura alimentar, os patrimônios por meio de soluções inovadoras que conectem os turistas internacionais aos territórios, destinos e pessoas. Temos ainda o objetivo social e econômico de fortalecer comunidades gerando emprego e renda”, reforçou. 

Desafio: inovação
A iniciativa é uma parceria entre o EmbraturLAB, laboratório de inovação da Embratur, e o Turistech Hub, hub líder em inovação do turismo no Brasil. Nesse sentido, o Desafio é, segundo o gerente de Inovação da Embratur, Edivaldo Reis, a oportunidade de promover a melhor experiência ao turista utilizando a inovação. 

“Estamos buscando soluções que possam proporcionar experiências autênticas e de qualidade aos turistas estrangeiros. As inscrições recebidas refletem que a gastronomia tem um alto potencial para alcançarmos esse objetivo”, afirmou. 

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a gastronomia brasileira cumpre um papel muito além do paladar: o de representatividade. 

“Gastronomia é identidade. Ela representa a diversidade da cultura brasileira. Cada região, cada estado tem sua culinária, o que é um ativo central para atrair mais turistas”, ressaltou. 

Conheça as fases do edital e os prazos clicando aqui: https://inovacao.embraturlab.com.br/desafio-rota-gastronomica/.