TURISMO GASTRONÔMICO

Desafio Turismo Gastronômico: 10 startups se preparam para o Pitch Day, na próxima quarta-feira (13)

Iniciativa do EmbraturLab em parceria com o Turistech Hub pretende selecionar empresas que proponham soluções para mapear e promover rotas e produtos turísticos gastronômicos brasileiros
Renato Vaz/Embratur
Desafio de Turismo Gastronômico foi lançado durante a Fitur, em Madri, em janeiro deste ano

08/03/24 – Das 47 startups de inovação que se inscreveram na primeira edição do Desafio de Turismo Gastronômico EmbraturLab, 10 irão para a fase do Pitcht Day, na próxima quarta-feira (13). 

Lançado na Feira Internacional de Turismo (Fitur) 2024, em Madri, na Espanha, o concurso irá eleger empresas que proponham soluções para mapear e promover rotas e produtos turísticos gastronômicos brasileiros. 

Além disso, segundo a coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jacques, o objetivo é consolidar o Brasil como um destino de turismo gastronômico inovador e sustentável. 

“O Desafio de Turismo Gastronômico veio para atrair startups que possam promover nossa diversidade, nossa cultura alimentar, os patrimônios por meio de soluções inovadoras que conectem os turistas internacionais aos territórios, destinos e pessoas. Temos ainda o objetivo social e econômico de fortalecer comunidades gerando emprego e renda”, reforçou. 

Desafio: inovação
A iniciativa é uma parceria entre o EmbraturLAB, laboratório de inovação da Embratur, e o Turistech Hub, hub líder em inovação do turismo no Brasil. Nesse sentido, o Desafio é, segundo o gerente de Inovação da Embratur, Edivaldo Reis, a oportunidade de promover a melhor experiência ao turista utilizando a inovação. 

“Estamos buscando soluções que possam proporcionar experiências autênticas e de qualidade aos turistas estrangeiros. As inscrições recebidas refletem que a gastronomia tem um alto potencial para alcançarmos esse objetivo”, afirmou. 

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a gastronomia brasileira cumpre um papel muito além do paladar: o de representatividade. 

“Gastronomia é identidade. Ela representa a diversidade da cultura brasileira. Cada região, cada estado tem sua culinária, o que é um ativo central para atrair mais turistas”, ressaltou. 

Conheça as fases do edital e os prazos clicando aqui: https://inovacao.embraturlab.com.br/desafio-rota-gastronomica/.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.