TURISMO AUDIOVISUAL
Presidente da Embratur discute com a Amazon fortalecimento do turismo audiovisual no Brasil
Encontro entre Marcelo Freixo e a gerente sênior da Amazon Studios na América Latina, Joana Almeida e Sousa, aconteceu na sede da Agência em Brasília
12/03/2024 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniu com a gerente sênior da Amazon Studios na América Latina, Joana Almeida e Sousa, a fim de discutir o fortalecimento do turismo audiovisual no Brasil. Os dois também falaram sobre a importância da criação de uma Film Comission Federal e de mecanismos para atrair produções que promovam os destinos e as experiências turísticas do país.
Film commissions são estruturas que têm como objetivo promover as qualidades e atratividades de um destino para receber filmagens. Também contribuem para fortalecer a sinergia entre o trade turístico e o setor audiovisual, aumentando o interesse estrangeiro em conhecer, por exemplo, cenários e paisagens. O encontro aconteceu na sede da Embratur, em Brasília, na tarde desta terça-feira (12).
Outros temas debatidos foram a importância de o Brasil ter mais film comissions estaduais – eles lembraram os exemplos de lugares que conseguiram maior projeção internacional a partir do audiovisual, com a implantação dessas organizações –, a criação de fundos para apoiar e as formas de atrair produções, por exemplo. Entre os países citados como bons exemplos nessa estratégia estão a Espanha e a Coreia do Sul.
Freixo destacou que tanto o audiovisual quanto o turismo são setores importantes para a economia brasileira. “O turismo no Brasil responde a 8% do PIB. Então, somos um país que tem um turismo muito forte. E nós temos um audiovisual muito forte também. O que precisamos fazer é promover esse encontro entre esses dois setores”, afirmou o presidente da Embratur.
Experiência internacional
Freixo tem participado de uma série de reuniões com órgãos do governo, entidades e com representantes de outros países para fomentar o debate sobre o fortalecimento do turismo audiovisual no Brasil. Em janeiro, durante a Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madri, na Espanha, o presidente da Embratur se reuniu com o presidente da Film Commission da Espanha, Carlos Cobián, e o diretor geral do órgão, Paulino Cuevas, para discutir a possibilidade de consultoria do país europeu para ajudar o Brasil na criação de uma Film Comission nacional.
A intenção é que, com a experiência de sucesso da Film Commission da Espanha, a Embratur traga para o Brasil a expertise para criar um órgão correlato e apoiar os estados na captação de filmes que tenham potencial de induzir o turismo internacional no país. Nesse caso, a comissão espanhola atuará como consultora para ajudar a Agência a estruturar o órgão, que trará as produções internacionais com apoio logístico e estímulo fiscal aos realizadores.
Em outra reunião, em novembro, Freixo esteve com o embaixador da Coreia do Sul, Lim Ki-mo, para debater o tema. Em 2019, 86,8% dos turistas internacionais que visitaram a Coreia do Sul escolheram o destino por conta da popularização do estilo musical k-pop. A expressão artística coreana que ganhou o mundo também tem uma associação muito forte com o audiovisual. O dado é da Organização de Turismo da Coreia do Sul.
A chamada onda coreana, ou Hallyu wave, virou uma política de estado que inclui a promoção do turismo, a projeção do país no exterior e a exportação de bens e serviços da indústria criativa.
Ações nacionais
Um mês antes, em outubro, a Embratur passou a integrar, oficialmente, o Conselho Superior de Cinema. A diretora de Marketing Internacional e Sustentabilidade da Agência, Jaqueline Gil, participou da posse dos novos membros do conselho, representando Freixo. Com paridade de gênero, 24 conselheiros têm a atribuição de auxiliar na definição da Política Nacional do Cinema e aprovar as diretrizes para o desenvolvimento do setor pelos próximos quatro anos.
Ainda em outubro, o presidente da Embratur se reuniu com o presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Alex Braga, para conversar sobre o fortalecimento do turismo audiovisual no Brasil. Entre os temas, estavam o fortalecimento das film commissions locais e a criação de uma estrutura semelhante nacional. Freixo destacou, durante o encontro, a importância de aproximar o audiovisual do setor do turismo. “É um encontro que ajuda a promover o Brasil de diversas formas. A Espanha, a Coreia do Sul e Portugal são alguns dos países que têm trabalhado com essa estratégia, e atingido bons resultados”, destacou.
No mesmo mês, em outro encontro, dessa vez com a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, a criação de um fundo para financiar produções também esteve na pauta. Tarciana destacou, à época, que a Asset, empresa da instituição que faz gestão de fundos, apoia projetos cinematográficos do país e poderia ser um ator importante nessa estratégia.
Notícias recentes
Presidente da Embratur negocia na Câmara dos Deputados benefício fiscal para setor do turismoAVISO DE ABERTURA DE SESSÃO PÚBLICA DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE – EMBRATUR/GPPMD nº 02/2022
Joinville (SC) será o próximo destino de capacitação da Embratur
Embratur, GRU Airport e Condor debatem retorno de voos Alemanha-Brasil
Conectividade em alta: Embratur participa de lançamento da Jetsmart de voos Brasil-Chile e Brasil-Argentina
Embratur participa do 4º Fórum CLIA Brasil 2022
Em Guayaquil, Embratur se reúne com associações para criar oportunidades de negócios
Morro de São Paulo (BA) é o próximo destino do workshop da Embratur
Roadshows pela Europa: Embratur inicia ciclo de rodada de negócios
Gestores de turismo de Recife (PE) recebem capacitação para promover turismo internacional
Ver mais notícias