‘BRASIL COM S’

Edital de Curtas-Metragens ‘Brasil com S’: Conheça as sinopses dos cinco pré-selecionados

Comissão julgadora avaliou 410 projetos das cinco regiões do país; resultado final será divulgado no dia 10 de abril
Cinemaneiro/Divulgação
Ao todo, 410 projetos de ficção, animação e documentário se inscreveram em edital da Embratur

14/03/24 – A Embratur divulgou, nesta quinta-feira (14), o resultado preliminar do Edital de Seleção de Curtas-Metragens ‘Brasil com S’. Os cinco projetos pré-selecionados na última fase do edital cumpriram requisitos como qualidade e relevância artística; potencial para promover destinos, pessoas, estórias e experiências ligadas ao turismo; capacidade de realização e histórico dos proponentes, além de temáticas relevantes para diversidade.

A comissão julgadora, constituída por representantes da Embratur,  Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), Ministério do Turismo (MTur) e Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), avaliou 410 projetos de ficção, animação e documentário. Dos projetos de obras cinematográficas, cinco foram pré-selecionadas e devem apresentar, por meio do audiovisual, destinos nacionais, experiências gastronômicas, musicais, afroturismo, LGBTQ+, entre outros segmentos. 

Após fase de diligência/análise de documentos, o resultado final do Edital de Seleção de Curtas-Metragens ‘Brasil com S’ será divulgado no próximo dia 10 de abril. 

Conheça a sinopse dos cinco pré-selecionados:

– Turismo Acessível em São Paulo  (São Paulo/SP)
Sinopse: Para além das fronteiras convencionais do turismo, o foco é expandir as possibilidades mostrando locais que garantem acessibilidade para pessoas com deficiência. O documentário desvenda os encantos do turismo nos seguintes locais: Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), Ilhabela, Parque Estadual da Cantareira e o Hopi Hari. 

O intuito é mostrar que pessoas com deficiência podem viver grandes aventuras. São grutas majestosas e trilhas exuberantes, revelando a dedicação para tornar cada recanto acessível a todos. Ilhabela, com praias paradisíacas e paisagens exóticas, se abre para receber visitantes de todas as habilidades, proporcionando uma imersão única na natureza. No Parque da Cantareira, trilhas e paisagens deslumbrantes, destacando as estratégias que permitem que a adrenalina e a beleza sejam desfrutadas por todos. E, no mundo mágico do Hopi Hari, onde a diversão é acessível a cada passo. A obra rompe com o capacitismo: são turistas nacionais e internacionais que descobrem a beleza da aventura sem limites, por meio de destinos que não apenas acolhem, mas celebram a diversidade, desafiando e refutando conceitos de incapacidade.

– Huni Kui – Povo Verdadeiro (Porto Alegre/RS)
Sinopse: Na Aldeia Vigilante, na Terra Indígena Kaxinawá do Rio Humaitá, no Acre, próximo à fronteira com o Peru, turistas estrangeiros participam de cerimônias de cura pela medicina sagrada, fazem uso de Rapé e Naxi Pae (ayahuasca) cantam e dançam, entre outras atividades. Desta forma, celebram a cultura indígena. 

O documentário “Huni Kuï – Povo Verdadeiro” parte destas celebrações, chamadas de “vivências”, para retratar a realidade, a rotina e o modo de vida do povo indígena Huni Kuï, que habita a região e utiliza o turismo etnográfico como uma das formas de sobrevivência, preservação ambiental e cultural.

– Os mistérios de Peabiru (Curitiba/PR)
Sinopse: O filme documental inspiracional, poético e informativo, traz como tema uma das histórias mais curiosas e pouco conhecidas da América Latina, o Caminho do Peabiru. Antes da chegada dos europeus ao continente, a estrada do Peabiru era ligação entre os povos indígenas localizados no sul e sudeste do Brasil com os povos andinos. Um caminho fascinante, místico e de beleza natural exuberante. 

No documentário, os produtores colocam uma lupa sobre a região do litoral paranaense, a maior e mais bem preservada faixa de mata atlântica, tombada pela Unesco. Passa pela Escarpa Devoniana e o Cânion do Guartelá, sexto maior do mundo. Chega ao caminho de Guaíra até Foz do Iguaçu onde estão as Cataratas que figuram entre as sete maravilhas naturais do mundo, ao lado da segunda maior hidrelétrica do planeta. 

Como linha narrativa, a encenação de uma avó guarani que conta a lenda do Peabiru a sua neta em sua língua nativa, revelando toda a importância histórica e mística do caminho. Por fim, entrevistas com moradores e empresários locais, que nos trazem o contato com o presente de forma informal e acessível, sempre pontuados por imagens do cotidiano e infraestruturas turísticas inseridas de forma orgânica ao contexto abordado.

– O Carimbó da Amazônia (São Paulo /SP)
Sinopse: O roteiro mergulha nas águas mágicas de Alter do Chão, no coração da Amazônia, no Pará. O documentário destaca a riqueza cultural e natural dessa região que se transforma em um verdadeiro paraíso durante as secas. Conhecida como o Caribe Amazônico, Alter do Chão ganha vida não apenas pelas suas deslumbrantes praias de areias brancas, mas também pelo pulsante ritmo do Carimbó. 

A narrativa se desenvolve por meio da história do mestre Carimbó Chico Malta, figura central na preservação e reconhecimento do Carimbó como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Ao explorar a dança folclórica que mescla influências indígenas, africanas e europeias, somos levados a uma jornada única pelo afroturismo da região. Através dos olhos de Chico Malta, descobrimos não apenas os passos vibrantes do Carimbó, mas também as belezas naturais extraordinárias de Alter do Chão. 

– Entre Sinais e Marés (Maringá/PR)
Sinopse: Mari e Ana são duas surdas que se conhecem em uma festa e decidem fazer uma loucura: uma viagem com destino à Ilha do Mel. Ao chegarem, as duas buscam por um guia que fale a língua delas. Infelizmente elas ficam à deriva, mas é aí que surge Lambe-lambe, um morador surdo da Ilha que se propõe a guiá-las gratuitamente pela Ilha. 

As duas conhecem os principais pontos turísticos da Ilha como a Praia do Farol, o Farol, a Fortaleza, a Gruta de Encantadas. Mas o mais importante é que elas conhecem o verdadeiro motivo de Lambe-lambe morar na Ilha: seu par romântico veio a falecer, mas antes eles conheceram a Ilha do Mel juntos. Isso motivou Lambe-lambe a deixar de ser turista da Ilha e se tornar um morador. É um filme que apresenta surdos viajantes, suas relações e dificuldades com o mundo governado por ouvintes.

Suplentes
Além dos cinco pré-selecionados, outros cinco projetos foram pré-classificados como suplentes ao final da avaliação da comissão julgadora. São eles:

6 – Recife na Panela (Recife/PE)
7 – A voz do fogo (Porto Alegre/ RS)
8 – Um passeio de Balão pelo Brasil (Salvador /BA)
9 – Não olhe para baixo (São Paulo /SP)
10 – Contos do Opará (Aracaju/SE).

Acesse o cronograma do Edital de Seleção de Curtas-Metragens ‘Brasil com S’ em https://audiovisual.embratur.com.br/.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.