‘BRASIL COM S’

Embratur divulga resultado preliminar do Edital de Seleção de Curtas-Metragens ‘Brasil com S’

Comissão julgadora elegeu, preliminarmente, cinco finalistas; resultado final sairá no dia 10 de abril, após fase de recursos
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ao todo, 410 projetos foram inscritos no edital. Destes, cinco foram pré-escolhidos e mais cinco ficaram na suplência

14/03/24 – A Embratur divulgou, nesta quinta-feira (14), os cinco projetos selecionados, de forma preliminar, da última fase do Edital de Seleção de Curtas-Metragens ‘Brasil com S’. São eles: Turismo Acessível em São Paulo (São Paulo/SP); Huni Kui – Povo Verdadeiro (Porto Alegre/RS); Os mistérios de Peabiru (Curitiba/PR); O Carimbó da Amazônia (São Paulo /SP) e Entre Sinais e Marés (Maringá/PR). 

Os finalistas saíram de uma lista de 410 projetos inscritos na seleção. Desses, a comissão julgadora – composta por Embratur, Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), Ministério do Turismo (MTur) e Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) –  selecionou 10 projetos, sendo 5 escolhidos e cinco suplentes. Depois da fase de diligência / análise de documentos, a Embratur irá divulgar o resultado final da seleção no próximo dia 10 de abril.

Para chegar aos projetos escolhidos, a comissão levou em conta critérios como qualidade e relevância artística; potencial para promover destinos, pessoas, estórias e experiências ligadas ao turismo; capacidade de realização; histórico dos proponentes e temáticas relevantes para diversidade. 

Com o Edital de Curtas ‘Brasil com S’, a Embratur quer promover os destinos turísticos brasileiros por meio de produções inéditas associadas aos pilares da Marca Brasil e à estratégia de promoção internacional implementada pela Agência.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o edital de curtas vai inserir, ainda mais, o destino Brasil nas prateleiras do turismo internacional por meio do audiovisual. São destinos nacionais, experiências gastronômicas, musicais, afroturismo, LGBTQ+ e muitos segmentos que, segundo Freixo, representam a nossa diversidade. 

“Nós não estamos divulgando o Brasil apenas para os visitantes internacionais, estamos fortalecendo o Brasil com S. Unir o audiovisual ao turismo foi um passo muito importante, concreto e firme que demos nesta gestão. Tivemos 410 inscritos, muitos projetos incríveis, muitos destinos e experiências que o Brasil e o mundo ainda não conhecem e precisam conhecer. É uma pena ter que escolher apenas cinco desse total. O resultado nos mostra o quanto somos imensos, diversos e ricos em beleza, natureza, cultura e gastronomia”, ressaltou Freixo. 

A iniciativa inédita de promover os destinos brasileiros por meio do audiovisual é uma das prioridades da Embratur neste ano e dialoga com acordos e parcerias neste sentido firmados com a BRAVI, uma das entidades integrantes da comissão julgadora. Segundo o presidente executivo da entidade, Mauro Garcia, os roteiros escolhidos mostraram a infinidade de destinos ainda inexplorados no Brasil.  

“Todos os projetos dentro dos 22, dos mais de 400 inscritos, tinham muita qualidade, tanto do ponto de vista de conteúdo, como da parte artística. A proposta de filmagem, a proposta de direção trazem uma nova leitura de locais turísticos já conhecidos, além de uma abordagem nova ou locais não tão conhecidos, mas a possibilidade de ser um destino turístico no Brasil. Esses curtas-metragens vão rodar dentro do Brasil, exibidos em vários locais, e quem sabe rodar o mundo, trazer essa diversidade dos destinos turísticos com uma possibilidade de atração do turista e a imagem positiva do Brasil num cenário globalizado”, avaliou Garcia. 

Para o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Técnicos do MTur, Wilken Souto, a iniciativa da Embratur é uma oportunidade de negócios. 

“O turismo audiovisual, cinematográfico, é de suma importância para promover a imagem do Brasil tanto para o brasileiro, como para o turista no exterior. E além disso, pode gerar novos produtos turísticos, pontos de visitação dos turistas a partir das locações, das estruturas que são feitas naqueles destinos que podem ser aproveitadas para serem destinos turísticos. Espero que a gente consiga divulgar esses projetos o máximo possível e, assim, fortalecer a imagem do país, tanto para o brasileiro, quanto para o estrangeiro”, afirmou Souto.

O representante da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Adriano Pinzon, em nome da presidenta da entidade, Jurema Monteiro, avaliou a iniciativa como positiva. 

“O resultado é muito importante não só para a produção audiovisual como um mercado pungente, mas também aliada ao turismo, e acredito que esse material será muito positivo para a Embratur com o objetivo de utilizar esses materiais, esses curtas, explorando todos os pontos turísticos do Brasil, a diversidade, a inclusão de pessoas indígenas, de pessoas negras, de pessoas com deficiência”, concluiu Pinzon. 

O edital da Embratur ficou aberto por 45 dias e se encerrou em 7 de dezembro de 2023. A Agência recebeu propostas de todas as regiões do Brasil, sendo 19 do Norte, 64 do Nordeste, 17 do Centro-Oeste, 60 da Região Sul e mais 250 do Sudeste. Cada obra selecionada receberá R$ 60 mil para sair do papel e ir para as telas, totalizando um investimento de R$ 300 mil.

Na condição de suplentes, os outros cinco projetos pré-selecionados foram:

6 – Recife na Panela (Recife/PE)
7 – A voz do fogo (Porto Alegre/ RS)
8 – Um passeio de Balão pelo Brasil (Salvador /BA)
9 – Não olhe para baixo (São Paulo /SP)
10 – Contos do Opará (Aracaju/SE).

Conheça o cronograma em https://audiovisual.embratur.com.br/.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.