AFROTURISMO

Afroturismo: Presidente da Embratur participa de debate público e antecipa ações do segmento no Rio de Janeiro

Marcelo Freixo revelou, nesta segunda-feira (18), que a capital fluminense terá atividades do projeto Rotas Literárias em locais importantes para a história do país, como a Pequena África
Marcio Menasce/Embratur
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo fala sobre ações da Agência para o segmento de afroturismo durante debate público ‘Afro Turismo – Cultura, Patrimônio e Desenvolvimento’

18/03/24 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou de um debate público sobre afroturismo na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (18). Durante o evento ‘Afro Turismo – Cultura, Patrimônio e Desenvolvimento’, promovido pelo ex-ministro-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (2008-2010) e atual líder do PT na Câmara Municipal do Rio, vereador Edson Santos, Freixo apresentou as ações do segmento desde o início de sua gestão na Embratur, quando criou a coordenação de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas na Agência, até o planejamento para os próximos meses, não só no Rio, mas em todo o país. 

Entre as ações desenvolvidas, Freixo destacou a série de mini documentários da Embratur, intitulada Turismo Transforma, e as participações mais incisivas da Agência, a partir do tema afroturismo, em diversos eventos, como a Feira de Nova York, que levou dois representantes do segmento como co-expositores, e na Galeria Visit Brasil Nova York, onde promoveu o afroturismo com a bailarina brasileira Ingrid Silva. 

Segundo Freixo, como parte do planejamento em afroturismo, a Embratur irá ampliar o projeto Rotas Literárias para pontos turísticos que tenham uma história negra no Rio de Janeiro. A iniciativa, do EmbraturLAB, é voltada para transformar cenários de personagens da literatura nacional em pontos turísticos com a intenção de atrair visitantes, principalmente de língua portuguesa, por meio dos clássicos da literatura brasileira e seus escritores.

“Dentro do projeto Rotas Literárias, no Rio, teremos a Pequena África. A gente quer e precisa muito que essa população negra que construiu esse país, que é peça fundamental para nossa cultura, para a nossa religiosidade, para a nossa economia, para que a nossa imagem seja protagonista desse Brasil que é visitado pelo mundo inteiro. A Embratur já tem parcerias com a Airbnb para que as pessoas que venham para cá recebam formas de conhecer essa história africana, aqui, no Rio de Janeiro. As Rotas Literárias vão passar pela história do samba, da cultura, de grandes figuras que construíram o Rio de Janeiro dentro desse roteiro afro. Então, a Embratur tem muitas iniciativas promovendo um Brasil que não aceita o racismo”, reforçou.

Além disso, Freixo também falou sobre ações em afroturismo do famtour (viagem de familiarização, onde agentes de viagens são convidados a conhecer produtos e serviços turísticos de um destino) previsto para acontecer entre os dias 20 e 25 de março, com o trade do Reino Unido. 

O debate público promovido pelo vereador Edson Santos, que também é vice-presidente da Comissão de Cultura do legislativo carioca, também teve a participação do coordenador da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura do Rio, Yago Feitosa; do chefe da representação do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro, Eduardo Nascimento; Rosa Perdigão, da Associação das Baianas de Acarajé; Dida, chef e proprietária do Dida Bar e Restaurante; o carnavalesco, cenógrafo e comentarista de Carnaval Milton Cunha, entre outras autoridades e personalidades.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.