MARCA BRASIL

Embratur participa de evento sobre marca país em Santiago, no Chile

Diretora de Marketing Internacional e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil falou sobre a história e a atualização da Marca Brasil com a sustentabilidade
@marcachile / Divulgação
Diretora de Marketing Internacional e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil apresentou palestra com o tema Marca Brasil, Narrativas, Valores e Legado

18/03/2024 – A diretora de Marketing Internacional e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, foi a Santiago, capital do Chile, apresentar a história, os fundamentos e as atualizações da estratégia da Marca Brasil. A diretora integrou o evento Encuentro Imagen de Chile 2024, que aconteceu na quarta (13) e na quinta-feira (14), representando o presidente da Agência, Marcelo Freixo.

A participação também celebra o retorno do Brasil ao Fórum Ibero-americano de Marcas País, oficializado em setembro do ano passado e presidido pelo país andino desde dezembro. A Embratur integra o grupo como gestora da Marca Brasil. Jaqueline Gil apresentou uma palestra com o tema Marca Brasil, Narrativas, Valores e Legado na quarta-feira, e participou de um bate-papo na quinta.

A diretora de marketing também aproveitou a viagem para dar início aos preparativos para a visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que irá a Santiago em maio. “O convite feito à Embratur está muito relacionado ao tema da Marca Chile. O Chile assumiu a presidência desse conselho ibero-americano de gestão de marca país, do qual a Embratur fez parte. O Brasil havia saído nos últimos anos, e por meio da vinda, selamos o retorno a essa cúpula como gestores da Marca Brasil”, explicou. 

“Em outubro, a gente deve voltar e, até lá, vamos construir com o Chile perspectivas e trocas de boas práticas para fortalecermos cada vez mais a marca de cada país, com experiências intercambiadas e também para cuidarmos da marca Visit South America, que ficou perdida nos últimos anos”, acrescentou Jaqueline Gil.

Apresentação da Embratur
Durante o evento, Jaqueline Gil compartilhou os valores históricos e os fundamentos que levaram à criação da Marca Brasil em 2005. Em sua participação, a diretora de marketing internacional destacou as mudanças nos valores que estão conectados com a logo em 2023, “com perspectivas mais modernas, que acrescentam às prioridades do governo brasileiro, como é o caso da sustentabilidade”, lembrou.

“É o caso dos projetos dos corais que lançamos na Alemanha e vamos seguir aprofundando. Ele materializa essa percepção de que a marca do Brasil é construída não a partir do que a gente fala, mas a partir do que a gente faz. Como é que a gente está contribuindo com o país para deixar o planeta um lugar melhor para a humanidade? Essa é a grande mensagem por trás da nossa mudança e aprofundamento de estratégias da Marca Brasil desde o início da nossa gestão”, detalhou Jaqueline.

A história da Marca
A Marca Brasil foi criada em 2005 pelo designer e ilustrador Kiko Farkas durante a elaboração do Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional do Brasil. Atualizada pela última vez em 2010, ela foi pensada para valorizar a identidade do país no exterior. O projeto nasceu da inspiração de um desenho de Roberto Burle Marx, consagrado artista plástico e paisagista brasileiro.

De acordo com o manual do símbolo do turismo brasileiro, “nada representa tão bem o Brasil quanto a curva. A sinuosidade das montanhas, a oscilação do mar, o desenho das nuvens, das praias. A alegria de nosso povo é carregada de subjetividade, e a subjetividade é curva, assim como a objetividade é reta. A curva envolve e aconchega, é receptiva. Quem vem ao Brasil sente-se imediatamente em casa. O Brasil também é um país luminoso, brilhante e colorido”.

O Brasil usou a logomarca como Nation Brand entre 2005 e 2019. Em 14 de fevereiro deste ano, as agências brasileiras que administram o comércio exterior e a promoção do turismo internacional, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Embratur retomaram a utilização da Marca Brasil. A medida é um marco temporal para o início de uma nova estratégia de reposicionamento da imagem do país, focada na inclusividade e na sustentabilidade ambiental.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.