MARCA BRASIL

Embratur participa de evento sobre marca país em Santiago, no Chile

Diretora de Marketing Internacional e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil falou sobre a história e a atualização da Marca Brasil com a sustentabilidade
@marcachile / Divulgação
Diretora de Marketing Internacional e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil apresentou palestra com o tema Marca Brasil, Narrativas, Valores e Legado

18/03/2024 – A diretora de Marketing Internacional e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, foi a Santiago, capital do Chile, apresentar a história, os fundamentos e as atualizações da estratégia da Marca Brasil. A diretora integrou o evento Encuentro Imagen de Chile 2024, que aconteceu na quarta (13) e na quinta-feira (14), representando o presidente da Agência, Marcelo Freixo.

A participação também celebra o retorno do Brasil ao Fórum Ibero-americano de Marcas País, oficializado em setembro do ano passado e presidido pelo país andino desde dezembro. A Embratur integra o grupo como gestora da Marca Brasil. Jaqueline Gil apresentou uma palestra com o tema Marca Brasil, Narrativas, Valores e Legado na quarta-feira, e participou de um bate-papo na quinta.

A diretora de marketing também aproveitou a viagem para dar início aos preparativos para a visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que irá a Santiago em maio. “O convite feito à Embratur está muito relacionado ao tema da Marca Chile. O Chile assumiu a presidência desse conselho ibero-americano de gestão de marca país, do qual a Embratur fez parte. O Brasil havia saído nos últimos anos, e por meio da vinda, selamos o retorno a essa cúpula como gestores da Marca Brasil”, explicou. 

“Em outubro, a gente deve voltar e, até lá, vamos construir com o Chile perspectivas e trocas de boas práticas para fortalecermos cada vez mais a marca de cada país, com experiências intercambiadas e também para cuidarmos da marca Visit South America, que ficou perdida nos últimos anos”, acrescentou Jaqueline Gil.

Apresentação da Embratur
Durante o evento, Jaqueline Gil compartilhou os valores históricos e os fundamentos que levaram à criação da Marca Brasil em 2005. Em sua participação, a diretora de marketing internacional destacou as mudanças nos valores que estão conectados com a logo em 2023, “com perspectivas mais modernas, que acrescentam às prioridades do governo brasileiro, como é o caso da sustentabilidade”, lembrou.

“É o caso dos projetos dos corais que lançamos na Alemanha e vamos seguir aprofundando. Ele materializa essa percepção de que a marca do Brasil é construída não a partir do que a gente fala, mas a partir do que a gente faz. Como é que a gente está contribuindo com o país para deixar o planeta um lugar melhor para a humanidade? Essa é a grande mensagem por trás da nossa mudança e aprofundamento de estratégias da Marca Brasil desde o início da nossa gestão”, detalhou Jaqueline.

A história da Marca
A Marca Brasil foi criada em 2005 pelo designer e ilustrador Kiko Farkas durante a elaboração do Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional do Brasil. Atualizada pela última vez em 2010, ela foi pensada para valorizar a identidade do país no exterior. O projeto nasceu da inspiração de um desenho de Roberto Burle Marx, consagrado artista plástico e paisagista brasileiro.

De acordo com o manual do símbolo do turismo brasileiro, “nada representa tão bem o Brasil quanto a curva. A sinuosidade das montanhas, a oscilação do mar, o desenho das nuvens, das praias. A alegria de nosso povo é carregada de subjetividade, e a subjetividade é curva, assim como a objetividade é reta. A curva envolve e aconchega, é receptiva. Quem vem ao Brasil sente-se imediatamente em casa. O Brasil também é um país luminoso, brilhante e colorido”.

O Brasil usou a logomarca como Nation Brand entre 2005 e 2019. Em 14 de fevereiro deste ano, as agências brasileiras que administram o comércio exterior e a promoção do turismo internacional, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Embratur retomaram a utilização da Marca Brasil. A medida é um marco temporal para o início de uma nova estratégia de reposicionamento da imagem do país, focada na inclusividade e na sustentabilidade ambiental.