INOVAÇÃO NO TURISMO

Presidente da Embratur participa da Jornada Turismo e Inovação em Niterói (RJ)

Marcelo Freixo apresentou ações desenvolvidas pelo Consórcio de Universidades; parceria entre Agência e UFF irá melhorar a experiência do turista com base em dados

Marcio Menasce/Embratur
Marcelo Freixo destacou iniciativas do EmbraturLAB, incluindo acelerações de startups e parcerias com empresas como Google, Airbnb e Turistech HUB

19/03/24 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, esteve em Niterói, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (18), para participar da Jornada Turismo e Inovação, promovida pelo Núcleo de Projetos da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF). A intenção do evento, que tem o apoio da Agência, foi debater inovação com docentes, setor produtivo e governo a fim de fortalecer o desenvolvimento de iniciativas inovadoras no turismo e em outras áreas. 

Na ocasião, Freixo reafirmou o compromisso firmado, em 2023, com a UFF e apresentou as ações já desenvolvidas pelo EmbraturLAB, laboratório de inovação da Embratur, e destacou como a inovação pode impulsionar o desenvolvimento econômico e sustentável do turismo no Brasil. 

“Hoje a gente tem aqui, não só a Universidade Federal Fluminense, mas a PUC, a Rural, a UniRio, a UFRJ, a Faetec, os IFs… É uma ampliação muito importante não só para as redes de ensino, de ciência, de pesquisa, de extensão para trazer o turismo pro debate da inovação e da tecnologia. O turismo é a grande solução desse país para a geração de emprego e renda com sustentabilidade pela diversidade e potencial que a gente tem. Se a gente trouxer a inovação, a gente aproxima de uma perspectiva democrática que mais gente possa usufruir aquela riqueza toda da diversidade que ela tem. Nós não teremos um Brasil para o turismo e outro para o brasileiro, nós teremos um só, com mais justiça, com mais emprego, com mais democracia, e as universidades têm um papel fundamental nisso”, pontuou. 

O presidente da Agência também destacou iniciativas pontuais do EmbraturLAB, como as acelerações de startups e as parcerias com empresas como Google, Airbnb e Turistech HUB. Em todas elas, segundo Freixo, a missão é a adoção de soluções tecnológicas e práticas inovadoras que têm o potencial de redefinir a experiência turística no Brasil, com o propósito de alcançar, desenvolver e testar soluções que impactam na promoção do destino Brasil. 

As prioridades são a melhoria da experiência dos turistas nacionais e internacionais, digitalização e democratização da tecnologia do setor de turismo através da inovação aberta.

Consórcio de Universidades
O EmbraturLAB e a UFF têm uma parceria, firmada no ano passado, durante a Rio Innovation Week, que visa promover o destino Brasil com base em metodologias e conhecimentos científicos. 

A partir do Consórcio de Universidades, o laboratório de inovação da Embratur irá desenvolver projetos similares com instituições de ensino em todo o país, que irão coletar dados, mapear as informações e, assim, promover a colaboração entre os diversos atores do setor.

Para o gerente de Inovação da Embratur, Edivaldo Reis, com uma base mais estruturada de dados é possível ser mais assertivo na promoção do marketing turístico e na geração de novas oportunidades em turismo. 

“Iremos impulsionar novos negócios para o campo do turismo e para empreendedores. Através dele, conseguiremos fomentar possibilidades de criação de novos negócios, a partir do uso estratégico dos dados que serão disponibilizados por um aplicativo”, ressaltou.

Segundo o gerente, a UFF, primeira a participar do inventário digital, irá apoiar metodologicamente na elaboração do levantamento, agregando também o tema da sustentabilidade como alicerce do projeto.

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