AVISO DE PAUTA

Salvador (BA): operadores de turismo dos EUA conhecem a capital baiana a convite da Embratur e Sebrae

Viagem de familiarização (famtour) apresentará aos estadunidenses destinos de afroturismo, história, cultura, natureza e música na primeira capital do Brasil
.
.

20/03/2024 – A Embratur e o Sebrae vão levar oito operadores de viagens dos Estados Unidos para uma viagem de familiarização (famtour) em Salvador (BA). O objetivo é oferecer condições para que operadores – representantes de empresas que comercializam os serviços turísticos do Brasil no exterior – vivenciem experiências como turistas no país e, ao mesmo tempo, possam adequar seus produtos ao perfil do consumidor, em negociação direta com os operadores turísticos brasileiros.

A famtour começou nesta quarta-feira (20) e segue até o dia 27 de março. Historicamente, de acordo com o Portal de Dados da Embratur, os Estados Unidos são o segundo maior emissor de turistas para o Brasil, perdendo apenas para a Argentina. Este ano, 51.919 visitantes estadunidenses viajaram ao Brasil. Nos 12 meses de 2023, esse número foi de 668.479, superando 2019 (590.520), último ano antes da pandemia de Covid-19.

Os operadores norte-americanos irão visitar resorts, farão visitas técnicas a hotéis da capital baiana, pelo menos duas walking tours históricas, além de roteiros como Baixio-Praia do Forte, Reserva Sapiranga e Castelo Garcia D’Ávila, e ainda almoço no Terreiro da Serra do Mensageiro.

Serviço:
Famtour com operadores estadunidenses em Salvador (BA)
Data: 20 a 27 de março de 2024
Local: Salvador (BA).

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.