ENCONTRO

Afroturismo e conectividade aérea são temas de encontro entre Embratur e autoridades da República do Benin

Visita de dirigentes do país africano ao presidente da Embratur aconteceu na sede da Agência, em Brasília, e serviu de preparação para a visita do presidente do Benin ao Brasil 
Renato Vaz/Embratur
O presidente Marcelo Freixo com o ministro da Economia e Finanças de Benin, Romuald Wadagni, e o ministro dos Negócios Estrangeiros do Benin, Olusgehun Bakari, na Embratur

21/03/24 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebeu dirigentes da República do Benin, na sede da Agência, nesta quinta-feira (21). Na visita, que representou uma oportunidade de estreitar os laços entre os dois países e apresentar a estratégia da Embratur para o afroturismo, estiveram o embaixador do Benin no Brasil, Boniface Vignon; o ministro de Estado da Economia e Finanças de Benin, Romuald Wadagni; ministro dos Negócios Estrangeiros, Olusgehun Bakari; conselheiros técnicos do governo de Benin e, de maneira remota, a especialista em Turismo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Juliana Bettini. 

O encontro também serviu de preparação para a visita que o presidente do Benin, Patrice Talon, fará ao Brasil, em maio, quando deve se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Freixo apresentou ao embaixador e aos dirigentes beninenses as ações de promoção dos destinos brasileiros já realizadas no segmento de afroturismo – um dos eixos prioritários da Embratur –, e destacou aspectos que unem Benin e Brasil. “Temos identidade, história e dois povos que têm a marca profunda da alegria, e o mundo precisa dessa alegria”, pontuou. 

Conectividade
A República do Benin fica na África ocidental e tem um território de pouco mais de 112.622 km², área um pouco menor que a do estado do Ceará. O país possui fronteiras com Níger e Burkina Faso a norte, Nigéria a leste, com a baía de Benin ao sul e Togo a oeste. 

O Brasil não tem nenhum voo direto para o país, contudo, o presidente da Embratur salientou que, atualmente, existem voos diretos para a África com entrada por Angola, Etiópia e pela África do Sul. Porém, segundo Freixo, ainda é preciso melhorar a conectividade com o continente africano. 

“Há oportunidades de estreitar a cooperação com o Benin. Dentro do turismo, temos essa aproximação cultural para pensarmos em ações de promoção dos dois países, por meio da Casa do Brasil, no Benin, e da Casa do Benin, no Brasil, além da possibilidade de avaliar novas rotas, que conectem o Brasil com a África”, comentou. 

A Casa do Benin, que fica no bairro do Pelourinho, em Salvador (BA), acaba de completar 35 anos de inauguração.

Histórico ancestral
Ainda no encontro, o presidente da Embratur exibiu a nova campanha publicitária da Agência ao mercado norte-americano, que celebra a ancestralidade, a alegria e a biodiversidade brasileiras. A campanha, iniciativa da Embratur e do Sebrae, é a primeira deste ano, e está disponível no link

O ministro de Estado da Economia e Finanças de Benin, Romuald Wadagni, reafirmou a importância de um projeto comum entre os dois países. 

“Seria interessante construirmos uma ‘passarela’ entre Brasil e África, uma vez que 56% dos brasileiros são de origem africana. Temos que reconstruir e reaproximar o que temos em comum: a nossa fraternidade, os nossos ancestrais. Queremos construir algo novo para que possamos compartilhar algo juntos”, afirmou.

Para o ministro dos Negócios Estrangeiros de Benin, Olusgehun Bakari, o turismo é o segmento que pode aproximar, ainda mais, o Brasil e o país africano. 

“Reforçar e apostar no turismo é necessário para uma ligação direta entre os dois países. Queremos que Benin seja o elo, a principal ligação do Brasil com a África. Queremos que os brasileiros sejam isentos de visto”, declarou.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.